sexta-feira, 23 de março de 2018

Notícias de Educação - 23/mar/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

O que é inteligência múltipla?

Você é bom em matemática ou prefere redação? E nos esportes, você manda bem? As diferenças entre as competências que cada pessoa tem passaram a ser reconhecidas como uma espécie de inteligência somente a partir dos anos 80. São as chamadas inteligências múltiplas.
Estudo Prático

O que podemos aprender sobre cultura afro-brasileira com duas escolas

Uma pesquisa do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) divulgada nesta quarta-feira (21) mostra que 24% das escolas públicas do Brasil ainda não discutem o racismo com seus alunos, mesmo tendo passado 15 anos de aprovação da lei 10.639, que institui a inserção de conteúdos de história e cultura afro-brasileira nos currículos escolares.
As escolas que trabalham questões raciais e da cultura afro-brasileira estão "desconstruindo um sistema-mundo que existe desde o século 16".
Nova Escola

Avaliação

Mudanças no Enem atendem a pedidos dos estudantes, diz ministro

O ministro da Educação, Mendonça Filho, afirmou nesta quarta-feira que as mudanças que vem sendo adotadas na realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde o ano passado são decididas com base em consultas públicas e na interação com a população. Entre as principais novidades do Enem 2018, conforme edital publicado hoje no Diário Oficial da União, está a ampliação do tempo do segundo dia de provas, das disciplinas Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A ampliação do tempo de prova, de acordo com o ministro, foi um pedido dos próprios estudantes.
O Globo

Gestão

Integrantes do Conselhão comemoram avanços na área de educação

As recomendações feitas pelos integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) na área de educação já começam a apresentar resultados. Segundo o professor e relator do Grupo de Educação Básica, Lino de Macedo, a aprovação da Base Nacional Curricular Comum contempla todos os pontos importantes apresentados ao presidente nessa área no ano passado.
Planalto

De "suvaco do diabo" a referência em gestão: conheça o CEF 15 do Gama

Conhecido como “suvaco do diabo” no passado, o Centro de Ensino Fundamental 15 (CEF 15), do Gama, hoje é referência de modelo educacional no país. A escola, que antes assumia o posto de líder em denúncias ligadas ao tráfico de drogas, foi premiada, em 2017, como representante do Distrito Federal no Prêmio Gestão Escolar, organizado pelo Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed).
Com uma equipe de professores e funcionários dedicados ao ensino integral, a instituição revolucionou o modo de educar.
Correio Braziliense

Inclusão

Política de cotas dá força à luta contra o racismo no Brasil

A luta contra a discriminação racial se intensificou no Brasil após a Constituição Federal de 1988. A partir daí, houve muitos avanços e o mais importante foi a aprovação da Lei de Cotas, que se insere no âmbito das ações afirmativas desenvolvidas pelo MEC. Foram fundamentais as conquistas obtidas quanto ao acesso à informação e à destinação de cotas a estudantes pretos e pardos.
MEC

Acordo de cooperação técnica fortalece boas práticas étnico-raciais nas escolas

Os ministérios da Educação (MEC) e dos Direitos Humanos (MDH) assinaram, nesta quinta-feira, 22, um acordo de cooperação técnica destinado a ações de reconhecimento e valorização de boas práticas educacionais para as relações étnico-raciais nas escolas brasileiras.
MEC

Leis e políticas

Educação Moral e Cívica pode voltar às salas de aula

Uma nova lei aprovada no Distrito Federal incluirá a “Educação Moral e Cívica” no currículo das escolas a partir do ano letivo de 2019. Especialistas ouvidos pela reportagem, no entanto, afirmam que a medida indica um retorno à educação brasileira do regime militar e não oferece benefícios concretos para os estudantes.
Gazeta do Povo

Documento reúne propostas para nortear a educação indígena

Durante o encerramento da 2ª Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena (2ª Coneei), realizada esta semana em Brasília, foi entregue ao ministro da Educação, Mendonça Filho, as 25 propostas aprovadas que vão contribuir para aperfeiçoar a educação escolar indígena em todo o país. O documento foi aprovado por 780 delegados indígenas após intenso trabalho durante os três dias de evento. O objetivo é construir propostas para a consolidação de uma política nacional de educação escolar indígena, de forma a garantir a essas populações o direito a uma educação de qualidade, específica, diferenciada e multilíngue.
MEC

Estatística, pesquisas e estudos

Humanidade tem notas cada vez maiores em testes de QI

Suas causas são muito debatidas. Uma teoria é de que os resultados são uma miragem, refletindo técnicas melhores de resolução de testes ou a seleção das pessoas que respondem aos testes.
Mas as mudanças não foram grandes o suficiente para explicar o fenômeno. Provavelmente múltiplos fatores estão em jogo, incluindo melhorias na nutrição; expansão da educação formal; aumentos na média de frequência escolar; melhorias ambientais como uma redução na exposição ao chumbo; e diminuição no tamanho das famílias, que permite maior foco na educação em cada criança. Há um debate constante sobre se o aumento na média reflete um aumento desproporcional em níveis de QI nos níveis mais baixos.
Gazeta do Povo

Referências na escola são importantes para trazer mais mulheres paras as exatas

Pesquisa identifica a percepção de alunos e professores de escolas públicas sobre estereótipos de gênero e apresenta recomendações para promover a equidade
Porvir

Profissionais da Educação

Professores da rede estadual de educação de Minas Gerais decidem por manter a greve

Em greve desde o dia 8 de março, os professores da rede estadual de educação decidiram em assembleia nesta quinta-feira (22) pela continuidade da paralisação. A categoria cobra do governador Fernando Pimentel (PT) o cumprimento dos acordos assinados e o pagamento do piso salarial, e também pede o fim do parcelamento dos salários e do 13º e um atendimento de qualidade pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg).
G1

Outras do dia

Por que um curso sobre felicidade bateu recorde de popularidade em Yale

No início deste ano, o departamento de psicologia da universidade americana Yale, na cidade de New Haven, acatou a proposta da professora Laurie Santos e abriu vagas para uma disciplina chamada “Psicologia e a boa vida”, em tradução literal.
Em três dias, mais de 300 estavam inscritos. Em seis dias, o número de matrículas atingiu a marca de 1.182. Um recorde na universidade.
Para Santos, a aula causou interesse sobretudo de estudantes que acabaram de entrar na universidade. Isso porque, diz, muitos “despriorizaram” a própria felicidade para se dedicarem e atingirem as notas necessárias para serem admitidos. Isso inclui a adoção de hábitos ruins para a saúde, como privação de sono, o que leva à “crise de saúde mental que estamos vendo em lugares como a Yale”, disse ela.
Nexo