segunda-feira, 26 de março de 2018

Notícias de Educação - 26/mar/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Aprendizagem por dentro

Você já imaginou se fosse possível ver o que acontece na cabeça do seu aluno durante uma aula? Pois um grupo de pesquisadores do Departamento de Psicologia da Universidade de Nova York e de outras universidades se propuseram a realizar essa façanha. Eles publicaram, no ano passado, os resultados de um estudo que observou uma sala de aula de um ponto de vista até pouco tempo inacessível: de dentro do cérebro dos participantes.
Nova Escola

Ensino poliglota: número de estrangeiros nas escolas de Minas triplica em uma década

Minas ocupa a terceira posição no ranking nacional de alunos de outras nacionalidades nas redes pública e privada. A principal barreira para entenderem o conteúdo e se comunicar é o idioma. Vencida esta etapa, apontam educadores, os jovens daqui e de fora só tem a ganhar com socialização e troca de culturas.
Hoje em Dia

Da Constituição para a sala de aula

(...) A aula é parte do projeto Constituição nas Escolas, criado por Neves em 2014. Ele começou sozinho, com ajuda de um professor da universidade. "Queria levar o conhecimento sobre a Constituição para os estudantes. Nas nossas aulas, a gente percebe que a maioria não sabe o que diz a lei e quais direitos ela garante", conta.
Terra

Projeto 'Mulheres Inspiradoras' vira política pública em escolas do DF

Intitulado Programa Mulheres Inspiradoras — Políticas de valorização de processos autorais em leitura e escrita na rede pública de ensino do Distrito Federal, o projeto agora dependerá de aporte da Secretaria de Educação (SEDF). A maior parcela do dinheiro reservado para o programa será investida na aquisição das obras literárias selecionadas para as escolas participantes. A outra parte será destinada à compra de materiais necessários para a realização do curso de formação de professores, que serão selecionados por meio de edital de chamamento público.
Correio Braziliense

Gestão

SP: Colégio São Luís troca Paulista por Ibirapuera

O centenário Colégio São Luís está de mudança. Desde 1918 na Avenida Paulista, a escola, uma das mais antigas e tradicionais de São Paulo, anuncia para 5 mil pais, professores e funcionários que vai transferir sua sede para a região do Ibirapuera, na zona sul da capital, em 2020. A alteração faz parte de uma renovação na proposta pedagógica do colégio e ocorre na esteira do surgimento de escolas de elite com projetos inovadores na capital paulista.
O Estado de São Paulo

Novas escolas de elite fazem colégios tradicionais de SP se adaptarem

Uol

Ken Robinson: Você é o sistema e pode mudar a educação

Especialista em educação discute a importância do envolvimento dos pais nos estudos de seus filhos e o que educadores podem fazer para melhorar essa relação
Em um novo ato, Robinson está lançando um livro direcionado para os pais sobre como desenvolver crianças capazes de ser bem-sucedidas na escola. No entanto, não se engane porque ele continua sacudindo o sistema (e redefinindo o que isso realmente significa).
Porvir

TCU vê indícios de licitações direcionadas na compra de merenda escolar

Uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), que investigou a gestão de recursos públicos destinados para merenda escolar em dez estados brasileiros, constatou irregularidades que indicam possíveis direcionamentos na contratação de empresas.
Gazeta do Povo

Escola municipal de Novo Horizonte é avaliada entre as dez melhores do país

Os jardins são bem cuidados. O refeitório tem cardápio planejado por nutricionista. As salas de aula tem ar-condicionado e kits multimídia completos são disponibilizados para os alunos da Escola Municipal de Educação Básica Professora Hebe de Almeida Leite Cardoso, em Novo Horizonte (SP).
A unidade de ensino está entre as dez melhores escolas públicas do país por também oferecer anfiteatro e laboratórios aos alunos.
G1

Leis e políticas

Unschooling: famílias estão tirando os filhos da escola

O presidente da Associação Nacional de Ensino Domiciliar (Aned), Rick Dias, estima que cerca de 7 mil famílias sejam adeptas à educação em casa no Brasil. Desse número, existem os praticantes do unschooling e do homeschooling — este último se baseia na metodologia escolar (livros, provas etc.), porém fora da instituição.
Para Dias, a grande diferença do unschooling está na autonomia das crianças no processo de ensino-aprendizagem. “Em vez de apenas memorizar conteúdos, vi meus filhos buscando o conhecimento, pesquisando e aprendendo a aprender”, conta.
Gazeta do Povo

Comitê especial orientará implementação da nova Base Curricular nas escolas até 2020

Um comitê especial anunciado nesta sexta-feira (23) irá acompanhar a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas escolas e redes de ensino. O objetivo é que o grupo de profissionais proponha debates, convide especialistas para discussões e oriente ações do governo até 31 de dezembro de 2020. A informação foi publicada no Diário Oficial da União.
G1

Secretaria de Educação do DF chama defensor da Escola sem Partido para palestra

Ao longo de mais de 2 horas, Schelb deu orientações sobre uma série de situações de conflitos escolares. Ao final do evento na Escola de Governo, próximo ao Palácio do Buriti, sede do governo do DF, o procurador criticou práticas da educação sexual no Brasil e disse que professores podem ser alvo de ações por danos morais se mostrarem conteúdo considerado indevido para menores de 14 anos.
HuffPost

Opinião

“Doria mandou bater no nariz errado”

Trabalho com educação infantil há 14 dos meus 41 anos. Um dos nossos desafios é enfrentar a falta de recursos, o sucateamento da educação e a grande quantidade de alunos dentro das salas. Às vezes, o professor tem de lidar com 45 estudantes num mesmo espaço. Por isso, sempre participei de manifestações e greves.
Época

Ensino Superior

Procuradoria investiga disciplina “Golpe de 2016” da Universidade Federal de Goiás

A Procuradoria da República aponta que "o curso não seria revestido de caráter acadêmico ou de difusão do conhecimento, mas sim de propaganda político-partidária realizada com a utilização de bens públicos e custeada pelo erário, em prol do Partido dos Trabalhadores".
Gazeta do Povo

Programa internacional apoia projetos de professores e estudantes universitários

Para estimular a troca de experiências entre diferentes realidades e construir uma educação inclusiva, o Instituto Crescer, o Instituto Scholas e o Omnis Institute vão apoiar professores e estudantes do ensino superior de diferentes partes do mundo que desejam estruturar e implementar projetos de impacto social. Até o dia 25 de março, estão abertas as inscrições para o programa internacional ‘Aprender em Rede (The Learning Network Program).
Porvir

Em aula noite afora, universitários exploram a madrugada paulistana

Uma noitada de universitários costuma envolver balada e open bar. Mas, na última semana, um grupo de estudantes da graduação na FGV-SP se embrenhou na vida noturna da capital para uma investigação. O foco? A própria vida noturna.
Uma nova disciplina do curso de administração pública da FGV de São Paulo, chamada Gestão Noturna de Cidades, foi o que levou a turma com 18 estudantes para a madrugada. Horário da aula: das 19h às 6h da manhã.
Folha de São Paulo

A avaliação dos egressos do curso de Medicina

A avaliação dos egressos de Medicina é tema de discussão constante. Em São Paulo, a obrigatoriedade do exame realizado pelo Conselho Regional (Cremesp) já foi parar até na Justiça. Em nível nacional, o governo criou a Avaliação Nacional Seriada de Estudantes de Medicina (Anasem) e até agora aplicou o exame somente uma vez, em 2016.
O Estado de São Paulo