quarta-feira, 4 de abril de 2018

Notícias de Educação - 04/abr/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

A escola tem um aluno que demonstra ser neonazista. O que fazer?

Na semana passada, dois alunos negros foram feridos com golpes de estilete no corredor da Escola Estadual Professora Zuleika de Barros, na Pompeia, zona oeste da cidade de São Paulo. O autor é um estudante apontado por colegas como adepto de ideais neonazistas. O que a comunidade escolar pode fazer diante de um caso assim? Expulsar? Tentar lidar?
El País

Gestão

Google faz parceria com a Bahia para solução na área de educação pública

O Google firmou uma parceria com o governo da Bahia a fim de introduzir soluções de tecnologia para educação em 500 escolas da rede pública até junho deste ano, num esforço conjunto que promete transformar a experiência de ensino de aproximadamente 400 mil alunos do Estado.
Exame

Leis e políticas

Base Nacional Curricular do ensino médio é entregue pelo MEC: veja o documento

O Ministério da Educação entregou, na tarde desta terça-feira (3), a última versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio ao Conselho Nacional de Educação (CNE).
O documento prevê que apenas as áreas de linguagens e matemática deverão ser oferecidas aos estudantes obrigatoriamente nos três anos do ensino médio. As outras areas podem ser distribuidas nos 3 anos a critério das redes de ensino.
G1

Documento em PDF

MEC

Disciplinas, carga horária e impacto no Enem: veja o que muda com a base curricular do ensino médio

G1

Como é a Base do ensino médio divulgada pelo MEC

Porvir

Conselho Nacional de Educação deve mexer nos itinerários formativos

O Estado de São Paulo

Base curricular do ensino médio deixa de dividir os conteúdos por séries

O Estado de São Paulo

Publicidade infantil pode ser proibida em escolas públicas e privadas

Proposta que proíbe publicidade infantil em escolas públicas e privadas do país pode ser aprovada em reunião da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) desta quarta-feira (4). A medida consta do Projeto de Lei da Câmara 106/2017, que recebeu parecer favorável do relator, senador Cristovam Buarque (PPS-DF).
O PLS será votado em decisão terminativa na CTFC. Se for aprovado e não houver recurso para votação em Plenário, o texto segue para análise da Câmara dos Deputados.
Senado

Após revogar indicações feitas por Dilma, Temer nomeia membros do Conselho Nacional de Educação com seis meses de antecedência

Menos de dois anos depois de revogar a indicação de 12 membros do Conselho Nacional de Educação (CNE), feita por Dilma Rousseff, o presidente Michel Temer decidiu antecipar em seis meses a indicação de novos membros. A troca só ocorrerá em outubro, mas, em dois decretos publicados em uma edição extra na última quinta-feira (29) do "Diário Oficial da União", o presidente oficializou a recondução de cinco membros e a substituição de outros cinco.
G1

Estatística, pesquisas e estudos

Estudo mapeia insatisfação do brasileiro com a educação

A Pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira, publicada nesta terça-feira (3), registrou um aumento na insatisfação da população com a educação básica do país nos últimos sete anos. Ao mesmo tempo em que nove em cada dez dos entrevistados (89%) consideram o aprendizado escolar importante para o desenvolvimento do Brasil, apenas 34% avalia o ensino público como ótimo ou bom - em 2010, esse percentual era de 50%.
Destak

Brasileiros associam baixa qualidade da educação a violência e corrupção

Para a população brasileira, a violência e a corrupção estão diretamente relacionadas à baixa qualidade da educação no país. Além disso, a insatisfação do cidadão com a educação no Brasil cresceu nos últimos quatro anos, sendo maior com o ensino público do que com o ensino particular.
Uol

Apenas 12% acreditam que o aluno do ensino médio da rede pública está bem preparado para o mercado de trabalho, diz pesquisa

G1

Brasileiro acredita que governo não é comprometido com qualidade da educação

Zero Hora

Maioria apoia elevar salários de docentes para melhorar educação no país

Sete em cada dez brasileiros concordam total ou parcialmente com a ideia de que a solução para melhorar a educação básica no Brasil passa, necessariamente, pelo aumento dos salários de professores.
Exame

Busca por intercâmbio após ensino médio sobe

3 em cada 10 brasileiros que vão estudar no exterior já são formados no ensino médio. É o que mostra uma pesquisa da Belta, associação nacional das agências de intercâmbio. Em dois anos, o número de intercambistas entre 18 e 21 mais que dobrou - de 40,2 mil, em 2015, para mais de 90,9 mil em 2017. A pesquisa revela uma antecipação na procura pelo intercâmbio.
O Estado de São Paulo

CE: Com taxa de 6,6%, evasão escolar na rede estadual é a menor em 10 anos

Em 2017, 21.738 alunos abandonaram o ensino médio na rede estadual. O número representa 6,6% das matrículas do ano passado, a menor taxa em dez anos. Entre as 722 escolas públicas do Estado, 105 tiveram índice de abandono zero: 89 escolas estaduais de educação profissional (EEEPs), 15 de ensino regular e uma indígena.
O Povo

Profissionais da Educação

Secretário de Educação do Amazonas falta audiência e professores fazem nova manifestação

Professores da rede estadual de ensino fizeram uma nova manifestação, nesta terça-feira (3), em frente à sede da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM). No local, o secretário de Educação do estado, Lourenço Braga, era esperado para prestar esclarecimentos sobre a greve dos docentes, nesta manhã, mas ele não compareceu.
G1

Eventos

Comissão debate Escola sem Partido e casos de perseguição a professores

A comissão especial que analisa projeto de lei que inclui entre os princípios do ensino o respeito às convicções do aluno, de seus pais ou responsáveis, dando precedência aos valores de ordem familiar sobre a educação escolar nos aspectos relacionados à educação moral, sexual e religiosa (PL 7180/14), realiza nesta quarta-feira (4) audiência pública.
Câmara

Documentário britânico mostra famílias que optaram pelo ensino domiciliar

Um novo documentário do canal britânico Channel 4 chamado Feral Families (ou “Famílias Ferozes”, em tradução livre) mostra a vida de três famílias que optam pela extrema desescolarização, método que prega liberdade total às crianças e nenhum tipo de ensino formal, com lições e matérias como vemos na escola. No estilo reality show, o programa acompanha o cotidiano das casas. Algumas das crianças nunca foram à escola e outras foram tiradas, depois, gradualmente pelos pais.
Porvir