Sala de aula
Jogo criado na UFRGS promove aventura pela história da química
Uma viagem pelas Américas Central e do Sul para, junto com os povos que habitavam essas regiões antes dos espanhóis, conhecer os elementos químicos e as suas transformações. Essa é a proposta narrativa de um jogo capaz de tornar o estudo da química e de sua história muito mais divertido, leve e contextualizado. Para além de uma memorização desconectada, que muitas vezes vira “decoreba”, “Ferreiros e Alquimistas” usa recursos de narrativa e design, despontando como um recurso pedagógico multidisciplinar.Porvir
Circuito de aprendizagem: uma forma diferente de organizar a aula
Na minha prática de sala de aula, costumo incluir uma forma de organização das atividades que chamo de "circuito de aprendizagem". Funciona assim:Eu monto, pela sala, pelo menos cinco "pontos de apoio", que são mesas e cadeiras para atender os alunos. Eles ficam dispostos em formato circular, com o meio da sala livre e espaço entre as mesas, para garantir a circulação tanto minha quanto dos alunos. Em cada ponto de apoio, deixo atividades para os alunos fazerem. São basicamente propostas que implicam leitura, escrita e reflexão sobre o uso da língua.
Nova Escola
Gestão
Temer escolhe secretário de ensino básico para ministro da Educação
Em continuidade à reforma ministerial, o presidente Michel Temer decidiu nesta quarta-feira (4) que Rossieli Soares da Silva, substituirá Mendonça Filho no Ministério da Educação.Rossieli ocupa atualmente a secretaria de educação básica do MEC. Ele já foi secretário de Educação do Estado do Amazonas.
Folha de São Paulo
Justiça nega recurso para veiculação de campanha contra GDF nas escolas
A categoria informou que entrará novamente com recurso. Enquanto isso, a campanha continuará a ser divulgada na rua por meio de panfletos e debatesA 2ª Turma Cível do Distrito Federal recusou agravo de instrumento interposto pelo Sindicato dos Professores (Sinpro) do DF em oposição à decisão que suspendia a divulgação de cartilha contra o governador Rodrigo Rollemberg (PSB), intitulada “E agora, Rodrigo?”, nas escolas públicas da cidade.
Correio Braziliense
Inclusão
Tecnologia pode aumentar a exclusão de pobres, mulheres e até jovens
É difícil pensar em uma imagem que suscite maior sentimento de inclusão do que a de mulheres e homens de diferentes gerações, níveis sociais e nacionalidades conectados via internet ao redor do mundo.O desconcertante, porém, é concluir que quem pesquisa o tema tem alertado para o risco contrário: o de que a tão badalada nova onda de progresso tecnológico acentue nossas exclusões e desigualdades.
Folha de São Paulo
Leis e políticas
Ainda tem dúvidas sobre a BNCC? Não se preocupe.
O MEC lançou um documento com 18 perguntas e respostas sobre o tema que podem te ajudar.ANEC
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) será discutida pelo Conselho Nacional de Educação
Brasil Escola‘Documento contribui do ponto de vista da inovação’, diz educadora sobre Base
O GloboArtigo: Uma educação com mais sentido para os jovens
O GloboBNCC: entenda a construção dos currículos (e como você pode participar)
Nova EscolaEstatística, pesquisas e estudos
Para melhorar educação, os professores precisam ganhar mais
A maioria dos brasileiros acha que o ensino público piorou, mas reconhece que a educação abre portas para emprego e para a vidaOs professores precisam ser melhor pagos. Uma boa educação ajuda a garantir um bom emprego. A baixa qualidade da educação prejudica o país. Estas são algumas das conclusões apontadas pelo estudo Retratos da Sociedade Brasileira - Educação Básica, que dá voz à população no que se refere à Educação. Encomendada ao Ibope pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com Todos pela Educação, a pesquisa mostra como os brasileiros avaliam a Educação. O resultado, de modo geral, é pouco positivo.
Nova Escola
Ensino Superior
Governo deve proibir abertura de novos cursos de medicina
O governo pretende decretar uma moratória para impedir a abertura de novos cursos de medicina no país por 5 anos. As informações são da coluna de Mônica Bergamo na Folha de S. Paulo.De acordo com a colunista, a decisão foi tomada no fim de 2017, mas teria sido postergada devido à pressões políticas. Na época, o ministro Mendonça Filho afirmou que a ideia era preservar a qualidade do ensino.
Gazeta do Povo