sexta-feira, 6 de abril de 2018

Notícias de Educação - 06/abr/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Dia de Aprender Brincando: a importância do brincar e da aprendizagem ao ar livre

Quando a criança brinca, o mundo ao seu redor se transfigura. A árvore do quintal se torna um imponente castelo e as folhas que dela caem cortam o ar feito aviões. Sob o olhar imaginativo da infância, a terra pode virar massa de bolo ou matéria-prima para moldar toda e qualquer invenção.
São nessas interações lúdicas com o mundo, desenvolvidas individual ou coletivamente, que a criança aprende a se enxergar, enxergar o outro e o espaço habitado.
Aprendiz

Projeto ensina democracia para crianças na prática

Uma minicidade em que alunos do ensino fundamental participem de decisões políticas e aprendam conceitos de cidadania, política, economia e convívio social, sendo os protagonistas da administração pública do pequeno ‘município’.
Esse foi o projeto idealizado pelo educador Nei Lobo, em 1967, quando surgiu o primeiro esboço da ‘Cidade Mirim’, programa que busca introduzir estudantes a princípios básicos da vida adulta de forma prática e lúdica.
Gazeta do Povo

‘Acreditamos em fazer para aprender’, diz fundador de projeto que reúne ensino e tecnologia

Administrador de formação, Fabio Zsigmond é, acima de tudo, um apaixonado por educação e tecnologia. Há pouco mais de dois anos fundou o MundoMaker, espaço que conta com cursos de programação, robótica, fabricação digital e “mão na massa” (quem passa por lá pode aprender a usar ferramentas de oficina, máquina de costura, solda, lixadeira...). Zsigmond é também diretor voluntário do Projeto Âncora. A organização sem fins lucrativos abriga uma escola inovadora, em que os alunos aprendem por meio de projetos.
O Globo

Pornografia, vícios e preguiça. Como livrar seu filho dos riscos da tecnologia

A coreana Yuhyun Park quer ensinar crianças a ter inteligência digital para se tornarem boas “cidadãs online”. Isso quer dizer não praticar ou se expor a violências, como o bullying digital, ter autocontrole para não se viciar no uso de celulares e agir com responsabilidade nas redes sociais. Para ela, cientista formada na Universidade Harvard e presidente de um instituto de educação digital, o DQ Institute, essas competências deveriam estar nos currículos das escolas de todos os países.
Gazeta do Povo

“Aprender a falar em público deve ter o mesmo peso do que aprender matemática nas escolas”

Neil Mercer (Lancashire, 1948) dedica sua carreira a estudar como a forma de falar influencia os resultados acadêmicos. Ele acredita que falar em classe é algo tradicionalmente associado ao mau comportamento, e que as salas de aula foram concebidas para que os alunos participem em silêncio. Essa é uma realidade que atualmente não ocorre nos colégios privados britânicos, onde os alunos são ensinados a dominar a arte da oratória.
El País

Professor de escola em Florianópolis ensina finanças aos alunos e antecipa mudança na educação do país

No Centro Educacional Menino Jesus, localizado em Florianópolis, as crianças do Infantil e do Fundamental planejam a compra do lanche na cantina, conferem o troco recebido e guardam as moedas em cofrinhos. Na sala de aula, as professoras usam uma moeda fictícia para explicar a importância de gerir bem o dinheiro. A partir do Fundamental 2, os alunos já têm educação financeira nas aulas de matemática.
G1

Avaliação

Enem 2018 já tem mais de 1 milhão de solicitações de isenção da taxa

O exame para Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) terá apenas uma aplicação em 2018. Estavam previstas duas edições, porém, após reuniões de ajustes do cronograma, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em conjunto com os ministérios da Educação e das Relações Exteriores (MRE), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) definiram realizar uma única aplicação no segundo semestre deste ano. Em breve, o Inep divulgará o edital do Celpe-Bras 2018 com a data da prova no segundo semestre.
MEC

Gestão

Desperdício de gênios

Talentos são o que há de mais precioso em um país, mais do que dinheiro ou do que qualquer outro recurso.
E o que estamos fazendo com os talentos brasileiros? Segundo a Organização Mundial de Saúde, em média de 5 a 8% da população mundial possui altas habilidades ou é superdotada, o que nos leva a uma estimativa de quase 20 milhões de brasileiros nessas condições. No entanto, eles não chegam a 17 mil nas escolas brasileiras, segundo os últimos dados do Censo Escolar. Para começar, nós não estamos sequer enxergando nossos talentos, o que é lamentável.
O Estado de São Paulo

Programa de alimentação escolar completa 63 anos em 2018 atendendo a mais de 42 milhões de alunos

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) completou 63 anos em 2018. Ele é coordenado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação. São mais de 50 milhões de refeições por dia servidas para 42 milhões de alunos da educação básica de todo o país.
MEC

Leis e políticas

Pontos da BNCC do Ensino Médio que merecem sua atenção

Nesta semana, o Ministério da Educação (MEC) entregou ao Conselho Nacional de Educação (CNE) a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio. O documento nasce com uma difícil missão pela frente: estancar a evasão e a queda nos índices de aprendizagem da etapa, além de torná-la mais conectada com os jovens. Confira alguns pontos que merecem sua atenção nesse assunto.
Uol

Projeto permite que universidades considerem serviço voluntário como estágio obrigatório

Proposta em análise na Câmara dos Deputados permite que as instituições de ensino técnico e superior considerem, como atividade extracurricular dos cursos técnicos e superiores, as horas de serviço voluntário prestado por seus alunos. Essas horas também poderão ser consideradas para fins de comprovação de estágio obrigatório.
Câmara

Estatística, pesquisas e estudos

Brasileiro considera que há má gestão de verba para educação básica, aponta CNI

A população brasileira acredita que não é por falta de recursos públicos que a educação básica está mal no país. Estes são alguns dos resultados de uma pesquisa realizada pelo Ibope a pedido da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e do Movimento Todos Pela Educação, e publicada na manhã desta terça-feira (3).
EBC

Educação de Jovens e Adultos

Fórum aprova plano para fortalecer a presença de jovens no mercado de trabalho

O Fórum Nacional de Aprendizagem Profissional aprovou ontem (3) um documento com nove ações para ampliar e fortalecer a aprendizagem profissional no Brasil, principalmente de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. O novo Plano Nacional de Aprendizagem Profissional terá vigência de 2018 a 2022, com a meta anual de aumentar em 10% o número de jovens aprendizes contratados no país.
EBC

Ensino Superior

MEC anuncia congelamento de vagas de Medicina para instituições públicas e particulares

O Ministério da Educação anunciou nesta quinta-feira, 5, o congelamento de vagas de Medicina no País, ou seja, a suspensão da abertura de novos cursos. Graduações já em andamento também estão proibidas de aumentar o número de vagas. A medida vale tanto para escolas públicas quanto particulares. Mesmo instituições estaduais, que pela regra atual têm autonomia para criação de vagas, ficarão sujeitas às regras de suspensão.
O Estado de São Paulo

Profissionais da Educação

MG: Servidores estaduais da Educação em greve fazem caminhada entre Contagem e BH

Servidores estaduais da Educação, em greve desde o início de março, fazem na manhã desta quinta-feira (5) um protesto entre Contagem e Belo Horizonte.
A categoria reivindica o pagamento do piso salarial e o fim do parcelamento dos vencimentos, de acordo com o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE-MG). Nesta quarta-feira (4), os professores da rede estadual de ensino decidiram em assembleia manter a greve que já se estende por quase 30 dias.
G1

Outras do dia

EUA: A escola onde professores andam armados

Funcionários - entre eles, professores - de uma escola na cidade de Fayetteville, no Texas (EUA), agora andam armados. O objetivo por trás da medida é proteger os estudantes.
As identidades de quem tem porte de arma são mantidas em segredo. Mas o programa tem seus críticos - grupos de professores dizem que a medida traz riscos.
BBC