terça-feira, 10 de abril de 2018

Notícias de Educação - 10/abr/2018

Clipping Focando Educação

Nossa palavra

Famílias na Educação

Pesquisa de ONG britânica mostra a percepção de famílias brasileiras e de outros 28 países sobre a maneira com que acompanham a vida escolar de seus filhos.
Só metade das famílias dedica tempo suficiente à educação dos filhos!
Confira!
Focando Educação

Sala de aula

Plataforma reúne conteúdos e ferramentas para professores da educação infantil

Para apoiar professores que atuam na educação infantil, o programa Paralapracá, realizado pela ONG Avante – Educação e Mobilização Social, lançou uma plataforma de aprendizagem que reúne práticas de diferentes localidades e apresenta referências para inspirar a produção de registros pedagógicos nesta etapa.
Porvir

Educação financeira se aprende no colégio

Uma das novidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a educação financeira será um dos temas transversais do novo ensino fundamental. Antes associado só às aulas de Matemática, o assunto agora será cada vez mais abordado em diferentes disciplinas e usado em projetos fora da sala de aula.
Alguns colégios têm se adiantado à reforma curricular e incluído o conceito tanto em disciplinas obrigatórias quanto em projetos extracurriculares.
O Estado de São Paulo

Gestão

Governo recua e suspende projeto com empresas contra evasão escolar em SP

O governo do Estado de São Paulo recuou temporariamente de uma proposta que previa, com apoio da iniciativa privada, promover ações para diminuir evasão e reprovação escolar. Após críticas do sindicato de professores (Apeoesp) e da comunidade escolar, a proposta não será levada adiante pela atual gestão, do secretário José Renato Nalini.
O Estado de São Paulo

Escolas da rede pública do Rio incluirão ações sobre intolerância religiosa

O debate sobre intolerância religiosa vai fazer parte do dia a dia dos alunos das 1.249 escolas da rede pública estadual do Rio de Janeiro. As secretarias estaduais de Educação e de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos fecharam parceria para desenvolver ações nas escolas.
EBC

Leis e políticas

Base Curricular do ensino médio pode ampliar desigualdades entre estados, dizem especialistas

De acordo com os especialistas, a principal questão é que, ao contrário da BNCC para o ensino fundamental, o texto final com as diretrizes para o ensino médio não apresenta em detalhes as habilidades que devem ser ensinadas nos itinerários formativos propostos. Na avaliação deles, a ausência de dados específicos pode fazer que estados acabem adotando caminhos diferentes nos currículos, o que pode aumentar a diferença entre as escolas pelo país.
G1

Opinião

Homeschooling: para educar seu filho alimente sua imaginação com aquilo que vale a pena

Todo pai e mãe que se preze deseja que os filhos alcancem seus sonhos. Isso não é diferente em uma família homeschooler; a diferença está no tempo e na maneira como ela pode fazer isso.
Estava olhando minhas filhas estudarem e pensei o quanto quero que sejam felizes. E então lembrei que a felicidade é alcançada quando os propósitos da vida são conquistados (o meio do caminho também pode ser bem gratificante).
Gazeta do Povo

Ensino Superior

Criptomoeda é novo foco de faculdades

Os departamentos de Economia das universidades brasileiras começam a se debruçar sobre o fenômeno das moedas digitais. Aos poucos, o tema tem sido incluído em disciplinas, ganhado espaço na pós-graduação e em projetos de pesquisa. As novidades na área incluem o primeiro programa de mestrado com ênfase nas chamadas criptomoedas e uma entidade estudantil criada em São Paulo para dar agilidade à formação profissional e ao estudo do blockchain, a tecnologia que dá lastro ao dinheiro virtual.
O Estado de São Paulo

Eventos

Formação de professores no Brasil será debatida em audiência pública

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) (do Senado) promoverá audiência pública nesta terça-feira (10) para tratar da formação de professores no Brasil. A discussão terá como foco as medidas relacionadas a nova Política Nacional de Formação de Professores anunciadas pelo Poder Executivo. O objetivo do debate é detalhar o plano proposto pelo governo.
Senado

Estudantes de universidade federal conquistam terceiro lugar em torneio internacional de Física

Um grupo de alunos da Universidade Federal do ABC (UFABC) conquistou o terceiro lugar no Torneio Internacional de Físicos (IPT - International Physicists’ Tournament, em inglês). A equipe representou o Brasil na final da disputa, que aconteceu na Rússia entre os dias 1 e 8 de abril.
Gazeta do Povo

Outras do dia

Alimentos, educação e comunicação ajudam a conter inflação no IGP-DI, diz FGV

Os custos mais baixos dos alimentos, educação e comunicação ajudaram a conter a inflação ao consumidor medida pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) em março, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-DI) teve um avanço de 0,17% no último mês, após uma alta também de 0,17% em fevereiro.
IstoÉ