quarta-feira, 11 de abril de 2018

Notícias de Educação - 11/abr/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

O robô que fica no lugar do aluno

O robô Beam não tem a aparência de um dispositivo futurista: é composto por uma base móvel, duas barras de metal que formam seu tronco e uma espécie de cabeça em forma de tela. Mas sua vantagem é a liberdade de movimentos.
O Estado de São Paulo

Dia de Aprender Brincando estimula aprendizagem ao ar livre

No dia 17 de maio acontece o Dia de Aprender Brincando, uma campanha global que tem o intuito de celebrar e inspirar o aprendizado e as brincadeiras ao ar livre. O movimento é inspirado na campanha “Dia da Sala de Aula Vazia”, fundada no Reino Unido, para incentivar as escolas de Londres a aprenderem ao ar livre e valorizarem a educação ambiental.
Carta Educação

Gestão

Plataforma digital monitora escolas e alunos dos dois primeiros anos do ensino fundamental

Diretores e gestores, secretarias de educação estaduais e municipais, assim como o Ministério da Educação, monitoram o desempenho dos estudantes das escolas que aderiram ao Mais Alfabetização. O monitoramento é feito pela plataforma digital do programa, lançado no fim de março. A ferramenta é um apoio técnico para as unidades escolares no processo de alfabetização dos alunos regularmente matriculados nos dois primeiros anos do ensino fundamental.
MEC

Kroton anuncia a Saber, sua holding focada em educação básica

A Kroton anunciou na noite desta terça-feira (10) a criação de uma holding exclusivamente dedicada ao mercado de educação básica. Batizada de Saber, a holding nasce com uma história iniciada em 1966, com a criação do Curso e Colégio Pitágoras, em Belo Horizonte, que deu origem à Rede Pitágoras.
Infomoney

Gigante da educação compra escola de Vitória

Gazeta Online

Inclusão

Universidades e institutos federais terão que informar MPF sobre como combatem fraudes nas cotas raciais

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), ligada ao Ministério Público Federal (MPF), requisitou a todos as universidades e institutos federais informações sobre como as instituições verificam a autenticidade das autodeclarações de estudantes pretos e pardos que ingressam nos cursos por meio do sistema de cotas raciais.
G1

Unicamp 2018: Índice de aprovados da rede pública diminui e fica abaixo de 50%, diz comissão; negros e pardos aumentam

A Unicamp registrou diminuição do número de estudantes da rede pública aprovados no vestibular 2018 e ficou abaixo da meta de receber pelo menos 50% dos ingressantes nesta classificação, segundo estatísticas da comissão organizadora do exame (Comvest). Por outro lado, a universidade registrou recorde de alunos autodeclarados pretos, pardos e indígenas - 23,9% ou 794 estudantes-.
G1

Leis e políticas

Mudanças trazidas pela Base Nacional precisam influenciar vestibular

Para professor de Harvard e consultor para reformas de currículos, exames precisam refletir novo foco de desenvolvimento de competências ao longo da educação básica.
Porvir

Base do Ensino Médio: o caminho até a sala de aula

Nova Escola

Última versão da Base Curricular do ensino médio vai ter primeira audiência pública em maio; veja cronograma

G1

Meta é homologar novo currículo do ensino médio neste ano, diz ministro

Folha de São Paulo

Proposta quer extinguir cursos de humanas nas universidades públicas

Uma ideia legislativa pretende eliminar os cursos de ciências humanas das universidades públicas. O objetivo é dar mais ênfase a “cursos de linha”, como medicina, direito e engenharias.
Gazeta do Povo

Proposta que determina criação de bibliotecas em escolas será analisada pela CAE

Dois projetos que estavam na ordem do dia para votação em Plenário retornaram nesta terça-feira (10) para análise das comissões.
A proposta obriga a criação e a manutenção de bibliotecas escolares, com padrões de qualidade espécificos, em todas as instituições públicas de ensino, entre outras medidas para incentivar a implantação de bibliotecas de qualidade nas escolas.
Senado

Opinião

Educação Moral e Cívica

O Brasil se dividiu, as feridas estão abertas. Mas também é tempo de depuração
Outro dia me perguntaram o que faltava na formação das pessoas no Brasil. Não hesitei: falta ao brasileiro a noção de cidadania. Falta-nos entender que há uma moral cívica que coloca a cada um de nós uma obrigação que vai além da busca do interesse individual e nos motiva a cuidar também do outro. Falta um sentimento de coletividade, de pertencimento e aquela identidade nacional que nos torna a todos responsáveis pelo que nos acontece como País.
O Estado de São Paulo

Que fora PT, nada! Aqui é fora, bebê!

Crise é oportunidade para ensinar crianças sobre ética e dar exemplo
Se quisermos que a atual turbulência se converta em legado positivo, deveríamos não apenas torcer pela punição generalizada —e não pontual— de corruptos, corruptores e corrompidos, mas também nos esforçar para que as normas e regras vigentes sejam cumpridas por todos, começando pelo nosso quintal.
Folha de São Paulo

Estatística, pesquisas e estudos

Educação fraca favorece populismo de direita, diz professor de Harvard

As experiências recentes do Brexit e das eleições americanas de 2016 sugerem que a parcela menos educada da população tende ao populismo de direita na saída de crises, disse Niall Ferguson, historiador e professor de Harvard.
Valor

Ensino Superior

Ministério da Educação já tem recursos para ampliar programa de desenvolvimento regional nas universidades

O secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Paulo Baroni, informou que a pasta já tem recursos para criar novos Centros de Desenvolvimento Regional (CDRs) nas universidades. O objetivo é criar CDRs nas universidades com a missão de identificar as potencialidades de cada região e articular atores para a elaboração de planos estratégicos de desenvolvimento, com impactos sociais, econômicos e ambientais positivos, aproximando a academia dos poderes públicos locais e da comunidade. A proposta foi prontamente adotada pelo Ministério da Educação.
Câmara

USP terá Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho

A Universidade de São Paulo (USP) está implantando um Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho para subsidiar o planejamento e ações estratégicas da instituição.
“O objetivo é preparar a universidade para atender aos anseios da sociedade, respeitando as avaliações externas, nacionais e internacionais”, disse Vahan Agopyan, reitor da USP.
Fapesp

Novo ministro da Educação diz que UnB tem verba suficiente e pede 'eficiência'

O novo ministro da Educação do governo Michel Temer, Rossieli Soares, afirmou nesta terça-feira (10) que a Universidade de Brasília (UnB) tem orçamento suficiente para manter o funcionamento até dezembro. Em entrevista após a cerimônia de posse, o gestor defendeu "mais eficiência" no uso da verba.
G1

Após protesto contra cortes na UnB e tumulto no MEC, 4 são presos

O Estado de São Paulo

NOTA OFICIAL: A verdade sobre a UnB

MEC

Eventos

Câmara lança publicação sobre ensino superior e desenvolvimento regional

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes) lançará, na próxima terça-feira (10), a publicação "Instituições de Ensino Superior e Desenvolvimento Regional: potencialidades e desafios".
O estudo propõe uma Política Nacional de Desenvolvimento Territorial para o país, com as instituições de ensino superior como protagonistas. O trabalho durou cerca de dois anos e contou com a colaboração de mais de trinta entidades do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil.
Câmara