terça-feira, 24 de abril de 2018

Notícias de Educação - 24/abr/2018

Clipping Focando Educação

Nossa palavra

Nova Disciplina? Empatia?

Com tempo limitado para conteúdos de formação básica, criar uma disciplina tão específica como “empatia” pode sobrecarregar um currículo já ineficaz. Vale a pena?
Focando Educação

Sala de aula

STEM: o movimento, as críticas e o que está em jogo

O STEM education (Science, Technology, Engineering, and Mathematics) apareceu, com essa denominação, recentemente no Brasil, embora a ideia exista há algumas décadas. Além de recente, ocorre de uma maneira peculiar. Muitas vezes é apresentado como uma metodologia de ensino embasada em um currículo inovador, ou seja, como uma forma de se ensinar algo nas escolas sem usar o temido modelo tradicional. Entretanto, STEM education (ou educação STEM, em português) não é exatamente uma metodologia, mas sim um movimento, resultado de uma transformação maior que muitos sistemas educacionais vêm passando globalmente.
Porvir

Avaliação

Inep aprova 87% dos pedidos de isenção da taxa de inscrição

O resultado das solicitações de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, e das justificativas de ausência no Enem 2017, estão disponíveis para consulta na Página do Participante do exame, desde 10h desta segunda-feira, 23. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aprovou 87% das 3.818.663 solicitações, garantindo a 3.318.149 pessoas o direito de não pagar inscrição. Esse número pode subir após o período de recursos, também aberto na manhã desta segunda-feira.
MEC

Enem 2018: número de isentos é quase 30% inferior ao ano passado

Brasil Escola

Gestão

Escola privada de NY chega para sacudir colégios da elite de SP

Um colégio importado de Nova York está mexendo com a educação da elite em São Paulo. E o projeto é ir muito além da capital paulista.
A Avenues, escola apoiada por fundos de private equity que tem sede no bairro de Chelsea, em Manhattan, vai abrir um campus na maior cidade do País em agosto, após vários anos de planejamento. Será a primeira expansão fora de Nova York, das muitas planejadas pela escola, que vai até o ensino médio.
Uol

Kroton fecha compra da Somos Educação por R$ 4,6 bilhões

Somos é dona do Anglo, Ática, Saraiva e Scipione, e se diz maior grupo de educação básica do país. Com aquisição, Kroton faz sua 2ª compra no segmento de educação básica.
A Kroton Educacional, líder no setor de educação superior privada no Brasil, fechou a compra do controle da Somos Educação, da Tarpon Gestora de Recursos, por R$ 4,6 bilhões, em sua segunda aquisição no segmento de educação básica em menos de um mês.
G1

Compra da Somos pela Kroton reafirma interesse na educação básica

O Globo

Somos Educação salta até 58% após anúncio de compra pela Kroton

Info Money

Inclusão

Tailândia: Mulher barrada em escola por não ter braços desafia obstáculos e se torna professora

A cada começo de ano, os novos alunos da professora tailandesa Patcharamon Sawana costumam se surpreender em sala de aula.
Ela não tem braços e escreve no quadro negro com os dedos do pé. Mas não é só isso que impressiona. Patcharamon só começou a cursar a escola quando tinha 20 anos. Durante sua infância, nenhum colégio de sua província queria aceitá-la.
BBC

Leis e políticas

MEC planeja mudanças no ensino superior para focar no mercado de trabalho

Após a reforma do ensino médio, o Ministério da Educação (MEC) pretende atuar para sugerir com mudanças no sistema de ensino superior do país. O processo, porém, se demonstra embrionário e ainda deverá ser discutido com a comunidade acadêmica.
Gazeta do Povo

CE: Projeto prevê agentes e protocolo de ações contra evasão escolar

Com índice de abandono escolar de jovens de 15 a 17 anos maior que a média nacional, o Ceará lança projeto para impedir que crianças e adolescentes fiquem fora da escola. O Programa Nem 1 Aluno Fora da Escola foi lançado na manhã de ontem, no Palácio da Abolição.
O Povo

"A escola tem que se tornar mais atrativa", diz Rui Aguiar

O Povo

Cenário: solução para evasão escolar tem de partir de todos

O Povo

Por que a Alemanha decide quais crianças aos 10 anos são aptas para ir à universidade

Modelo educacional do país suscita polêmica entre especialistas.
No sistema educacional alemão, quando as crianças completam 11 anos são divididas em três grupos em função de suas notas e velocidade de aprendizagem. Os que contam com melhores resultados acadêmicos continuam sua formação no gymnasium, que os conduz ao segundo grau e os prepara para o exame de acesso à universidade. Os demais são preparados para profissões mais técnicas. “Avaliamos se têm iniciativa própria ou se precisam receber orientações.
El País

Estatística, pesquisas e estudos

Taxa de atendimento em creches no Sul e Sudeste é o triplo da registrada na Região Norte

A oferta de vagas em creches para crianças de zero a três anos segue desigual no país, segundo mostram dados da edição de 2018 do Cenário da Infância e da Adolescência no Brasil. A publicação foi divulgada pela Fundação Abrinq nesta terça-feira (24). Os dados integram o site Observatório da Criança e do Adolescente, mantido pela fundação.
G1

Pesquisador vê tropeços ao atribuir nota ruim em matemática à sociologia

​Avaliar os resultados de políticas públicas é fundamental, mas os pesquisadores que se dedicam a isso devem estar atentos a questões sociais complexas que podem não caber em seus modelos estatísticos.
Para o economista Ernesto Martins Faria, 30, que faz esse alerta, um estudo de pesquisadores do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), que avaliou o impacto da inclusão obrigatória de filosofia e sociologia em todos os anos do ensino médio, tropeçou em limites dessa natureza que afetam suas conclusões.
Folha de São Paulo

Profissionais da Educação

Greve de professores da educação infantil de BH segue até maio

Profissionais da educação infantil de Belo Horizonte continuarão em greve até o dia 3 de maio. A decisão foi tomada em uma assembleia da categoria realizada na manhã desta segunda-feira (23), data em que a greve teve inicio.
A categoria cobra do prefeito Alexandre Kalil (PHS) o cumprimento de uma promessa de campanha, pela qual a carreira dos profissionais da educação municipal seria equiparada.
BHAZ

CE: Professores do município decidem por manutenção da greve

Mesmo tendo sido considerada ilegal pela Justiça, professores municipais decidiram pela manutenção da greve que já ocorre desde a última quarta-feira, 18. A pauta da categoria é o pagamento do piso salarial.
O Povo

Ensino Superior

MEC autoriza mais 13 cursos de Direito; OAB chama de “estelionato educacional”

Já se tornou uma constante: a cada aprovação de uma nova leva de cursos de Direito no Brasil, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e suas seccionais lamentam o que eles chamam de “estelionato educacional”. Foi o que ocorreu mais uma vez nesta segunda-feira (23), quando o Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União a autorização para 44 graduações, 13 delas em Direito.
Gazeta do Povo

Relatório de aula sobre “golpe” vale 40% da nota em disciplina do curso de Direito

Estudantes de Direito da Universidade Federal (UFPR) afirmam que um relatório sobre a aula inaugural do curso “o Golpe de 2016”, um ciclo de 15 encontros que serão realizados até junho, em Curitiba, iria compor 40% da nota na disciplina de Direito Internacional Privado.
Após a repercussão negativa, porém, o professor teria voltado atrás
Gazeta do Povo

Eventos

Professor da USP dá aula de dinossauros brasileiros a crianças americanas

Parte de um programa de ensino bilíngue, alunos de seis escolas estaduais norte-americanas receberam palestras do professor de Paleontologia da Universidade de São Paulo (USP) Luiz Eduardo Anelli. "A maioria conhecia apenas dinossauros (norte) americanos. A ideia foi mostrar que os nossos dinossauros também são maravilhosos", comenta o professor.
Defensor do ensino de Paleontologia na educação básica, Anelli elogia o interesse das escolas que visitou nos Estados Unidos em falar sobre dinossauros. "Lá, eles estudam muito o passado, convivem com rochas, dinossauros, mudanças de ambientes, dão muita importância para geologia e paleontologia", comenta o professor
O Estado de São Paulo

Escola tem que se integrar com a comunidade, avaliam debatedores

A escola precisa evoluir da mera instrução para um novo paradigma de aprendizagem e de comunicação integrado com a comunidade. A avaliação foi feita por especialistas ouvidos nesta segunda-feira (23) em audiência pública interativa sobre as fronteiras da educação no país.
Senado

Comissão promove debate sobre proposta que torna permanente o Fundeb

A comissão especial que analisa Proposta de Emenda à Constituição (PEC 15/15) que torna o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) debate com convidados, nesta terça-feira (24), a minuta do substitutivo apresentado pela relatora, deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO).
Câmara

Outras do dia

País tem 396 denúncias por dia de maus tratos a crianças e adolescentes

O Disque 100, canal do Ministério de Direitos Humanos, recebeu 144.580 denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes em 2016. São 396 ocorrências por dia ou 16 a cada hora.
O dado integra o Cenário da Infância e da Adolescência no Brasil, elaborado pela Fundação Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedo), que será lançado nesta terça-feira, 24. Dentre as denúncias recebidas pelo Disque 100, a maioria (71,3%) é por negligência, seguido de agressão psicológica (44,5%) e violência física (42,1%) - em uma ocorrência podem ser informados mais de um tipo de violação.
O Estado de São Paulo

Iniciativa sul-africana aposta em parcerias para inserir jovens no mercado de trabalho

Harambee significa algo como “todos juntos”, no idioma swahili. E é justamente nisso que acredita o empreendimento social Harambee Youth Employment Accelerator, fundado na África do Sul há pouco mais de sete anos. Trabalhando para conectar jovens em busca de emprego a empresas que têm oportunidades, a iniciativa é especialmente importante quando se trata de um país em que cerca de metade dos jovens entre 18 e 28 anos enfrentam o desemprego. Entre eles, quase 50% estão no último ano do ensino médio.
Porvir