quarta-feira, 25 de abril de 2018

Notícias de Educação - 25/abr/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

3 cursos de tecnologia para educadores melhorarem suas aulas

Admita, é muito difícil para os cursos de formação inicial conseguirem acompanhar as mudanças na tecnologia. Novos temas e debates surgem sem que os currículos consigam reagir a tempo. Mesmo assim, a escola precisa reagir.
E como já estamos em uma fase em que mais do que adotar plataformas e dispositivos, é preciso um uso crítico, cursos rápidos podem ser uma boa alternativa para qualquer educador que queira se manter atualizado.
Porvir

Avaliação

Promotoria pede apuração de fraudes no Enem

O Ministério Público Federal no Ceará pediu que o Inep (instituto de pesquisas do Ministério da Educação) abra investigação para apurar "possíveis fraudes" em 1.125 provas do Enem, entre os anos de 2011 e 2016.
A medida foi tomada com base no estudo estatístico realizado pela Folha de S.Paulo.
Gazeta do Povo

Gestão

Série de suicídios de estudantes assusta pais e escolas

Dois alunos do ensino médio do Colégio Bandeirantes, um dos mais tradicionais e conceituados de São Paulo, suicidaram-se em casa em um intervalo de pouco mais dez dias. A notícia tomou as redes sociais e assustou pais e estudantes de escolas particulares. Uma nota do Bandeirantes no domingo (22) à noite, informando as famílias sobre a segunda morte, foi compartilhada publicamente e surgiram informações não confirmadas de outros casos em várias escolas da capital.
Gazeta do Povo

Pesquisadores do Ipea recomendam mais participação da União na educação infantil

Pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) recomendaram, nesta terça-feira (24), uma maior participação do governo federal na educação infantil brasileira, hoje a cargo dos municípios, a fim de melhorar a preparação inicial das crianças brasileiras e o consequente desempenho escolar nos anos seguintes. A sugestão foi apresentada durante audiência pública da Comissão de Educação da Câmara para discutir a situação da primeira infância no Brasil.
Câmara

Saiba quais são as escolas da Kroton, nova líder em educação no Brasil

O grupo Kroton, que surgiu como um cursinho pré-vestibular, o Pitágoras, em Belo Horizonte nos anos 1960, está em vias de se tornar líder no setor educacional privado do Brasil em todas as etapas, da educação infantil ao ensino superior. Com a compra da Somos Educação, antiga Abril Educação, anunciada na segunda-feira, a empresa — que é dona da universidade Anhanguera e do sistema Pitágoras, usado por mais de 200 mil alunos em diferentes colégios — passa a controlar também escolas como o colégio e curso pH e o centro educacional Sigma, além de editoras como Saraiva e Ática e o curso de idiomas Red Ballon. O grupo Somos tem colégios em São Paulo, Rio, Brasília, Cuiabá e Recife, entre outras cidades.
O Globo

Leis e políticas

Câmara aprova projeto que destina para educação básica 30% da receita com venda de importados apreendidos

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (24), em caráter conclusivo, proposta que destina para as escolas públicas de educação básica (ensinos infantil, fundamental e médio) 30% dos recursos arrecadados pela Receita Federal com a licitação de mercadorias importadas apreendidas.
Câmara

Opinião

Cadê o professor que estava aqui?

Será que a sofisticação tecnológica de inteligência chegará a nossas salas de aula, tomando o lugar de nossos professores?
Docentes jamais entram em uma sala de aula para "transmitir" um conhecimento cognitivo; eles vivenciam dilemas éticos e reagem com base no que sabem sobre seus alunos e também orientados por sua bagagem pessoal, que envolve carga de trabalho, satisfação pessoal, bem-estar, para citar apenas alguns aspectos. Essa sofisticação de interação está muito distante de qualquer Inteligência Artificial e, mais ainda, dos conteúdos e ferramentas digitais, que vieram para ficar, mas ficar nas mãos dos professores, e não acima deles. Logo, voltamos ao ponto central, é difícil substituir um professor.
Uol

Sete passos para ajudar as crianças a enfrentar dificuldades emocionais

O objetivo deste artigo é mostrar os sete passos ou fases pelos quais devemos passar para que nossos filhos e alunos aprendam a administrar suas emoções com a ajuda de seus pais e, assim, se tornem especialistas emocionais. Algo que deve estar claro para todos é que pais que não dominam suas próprias emoções serão incapazes de ensinar e acompanhar seus filhos no longo e difícil caminho do gerenciamento saudável das emoções.
El País

Educação Integral amplia perspectivas das novas gerações

A Educação Integral é reconhecida como um caminho para melhoria da aprendizagem e redução de desigualdades. A opinião da população brasileira concorda com a afirmação: nove em cada dez brasileiros acreditam que essa concepção de ensino é necessária para o futuro das novas gerações, segundo pesquisa do Instituto Datafolha de 2013.
E mais: a mesma pesquisa evidencia o entendimento da população de que a melhora do nível do ensino, a ocupação de tempo com atividades qualificadas, a redução da criminalidade e a preparação para o mercado de trabalho são as principais vantagens da Educação Integral. Apenas 12% dos entrevistados indicam que a importância é apenas para manter as crianças ocupadas enquanto os pais trabalham.
O Estado de São Paulo

O que será da Educação brasileira em alguns anos?

Precisaremos de competências construídas desde já, em salas de aula com professores bem preparados, equipados e com uma Educação antenada com as movimentações e transformações do mundo. Diferente dos filmes, não haverá a possibilidade de pausar a imagem da vida diante de uma cena desafiadora... tudo que teremos serão nossos aprendizados arquivados a partir das experiências que desenvolvemos junto a nossas famílias e escolas. Será que estaremos prontos?
O Globo

Educação de Jovens e Adultos

Encceja Nacional 2018 já passou de um milhão de inscritos; prazo termina nesta sexta

A edição de 2018 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) já passou a marca de um milhão de inscritos. Segundo balanço parcial divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), até as 10h desta terça-feira (24) o sistema registrava 1.021.233 candidatos inscritos.
G1

Profissionais da Educação

Representante do MEC assegura continuidade do programa de formação de professores

O representante do Ministério da Educação assegurou, em audiência da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realizada nesta terça-feira (24), que não haverá interrupção no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). O anúncio de Carlos Lenuzza, diretor de Formação de Professores da Educação Básica da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) foi comemorado pelos participantes da audiência pública. Vários profissionais da educação que acompanharam os debates já haviam protestado contra a descontinuidade do Parfor.
Senado

MG: Professores de escolas particulares entram em greve a partir desta quarta

Professores das escolas particulares do Estado entram em greve a partir desta quarta-feira (25). De acordo o Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro), a decisão foi tomada durante assembleia com cerca de dois mil representantes da categoria na tarde terça-feira (24), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Hoje em Dia

Professores em greve e Prefeitura de Fortaleza devem se reunir

Com o objetivo de avançar no diálogo entre a Prefeitura de Fortaleza e os professores do Município, em greve, comissão de vereadores se comprometeu a marcar reunião com o prefeito Roberto Cláudio (PDT) para discutir as pautas da categoria. Na tarde de ontem, professores se reuniram com a secretária da Educação, Dalila Saldanha.
O Povo

Ensino Superior

Servidores da UnB entram em greve; reitoria continua ocupada por alunos

Os servidores públicos e os funcionários terceirizados da Universidade de Brasília (UnB) entraram em greve por tempo indeterminado após decisão tomada em assembleia nesta terça-feira (24). O motivo é a ameaça de demissões de terceirizados devido à grave crise financeira alegada pela reitoria da instituição.
G1

Eventos

Evasão da educação básica em escolas públicas será tema de audiência

Os índices de reprovação e de evasão das escolas públicas de educação básica serão debatidos em audiência, nesta quarta-feira (25), pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). A educação básica corresponde às etapas de ensino infantil, fundamental e médio.
Senado

Outras do dia

Universidades americanas atraem menos estrangeiros e culpam Trump

As universidades americanas estão perdendo a concorrência por alunos estrangeiros e culpam a política anti-imigração imposta pelo presidente Donald Trump. Dados do próprio governo mostram que as matrículas de estrangeiros caíram 3 pontos percentuais no ano escolar 2016/2017, um número que deve dobrar neste ano. Por outro lado, ao mostrar mais receptividade, universidades em outros países devem registrar dois dígitos de crescimento.
Porvir

Subsaarianos nos EUA estudaram mais do que americanos

O recém-liberado relatório do Pew Research Center – uma das principais instituições independentes de análise de dados e demografia do país – sobre imigração originária da África Subsaariana deixa isso bastante claro. Segundo esses números, 69% desses imigrantes com mais de 25 anos tinham pelo menos alguma experiência com o ensino superior, cujo primeiro nível nos Estados Unidos é o chamado “college”. Esta cifra supera a média global dos cidadãos americanos que chegaram ao ensino superior, de 63%.
Piauí