quinta-feira, 26 de abril de 2018

Notícias de Educação - 26/abr/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Base: o que esperar de Português e Matemática no Novo Ensino Médio

A primeira audiência pública programada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) para discutir a Base do Ensino Médio será em 11 de maio em Florianópolis. A expectativa é que as discussões vão girar, em boa parte, em torno do peso que Língua Portuguesa e Matemática terão no currículo – e que poderiam tirar espaço de outras matérias, segundo alguns. Somado à discussão sobre a possibilidade de cumprir aulas à distância, o resultado poderá ser um debate acalorado que se estenderá pelos próximos meses.
Nova Escola

Álbum da Copa invade sala de aula

Como em outras Copas do Mundo de Futebol, os álbuns de figurinha conquistaram as crianças e invadiram as escolas. Em vez de enxergar a brincadeira como uma distração para as aulas, professores perceberam uma oportunidade de trabalhar conceitos de Matemática, Português e Geografia do ensino infantil ao fundamental.
O Estado de São Paulo

Professora troca prova de recuperação de Física por desafio

No desejo de propor uma atividade lúdica e diferente aos estudantes para trabalhar conceitos de dinâmica e as leis de Newton, propus um desafio de férias como ferramenta avaliativa de recuperação no Colégio Estadual Monsenhor Guilherme, em Foz do Iguaçu (PR). A ideia era que eles pudessem criar uma embalagem resistente a quedas para proteger um ovo cru de uma queda de até cinco metros.
Porvir

Avaliação

Resultados preliminares do Saeb 2017 poderão ser acessados em maio

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) se prepara para liberar, no próximo mês, os resultados preliminares do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017. Nessa etapa da divulgação, todas as escolas que participaram da avaliação e que cumpriram os critérios estabelecidos pela Portaria Inep nº 447, de 2017, terão a oportunidade de conferir os resultados. No caso de dúvidas ou desacordo, poderão ainda apresentar recurso. Apenas os diretores escolares terão acesso ao sistema de resultados preliminares após realizarem o cadastro.
MEC

DF: Prova diagnóstica poderá avaliar melhor o desempenho de alunos

A prova diagnóstica de 2018 é aplicada pela Secretaria de Estado de Educação do DF (SEEDF) para alunos do ensino fundamental e médio em todas as unidades da rede de ensino pública. Neste ano, a avaliação está sendo aplicada nesta quarta-feira (25) e na quinta-feira (26).
O objetivo principal é obter informações que auxiliem a formulação de ações pedagógicas que contribuam para o aprendizado dos estudantes.
Correio Braziliense

Leis e políticas

Senado: CE analisa permissão de pagamento de creches particulares com recursos do Fundeb

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) analisa o Projeto de Lei do Senado 172/2018, que pretende permitir o pagamento de despesas com educação de crianças de até três anos em creches privadas, com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Segundo o texto, 70% das crianças com menos de três anos de idade estão sem acesso à creche.
Senado

Escolas poderão ser obrigadas a disponibilizar aos alunos exemplares da Constituição e de outras leis

As escolas municipais, estaduais, federais e privadas podem ser obrigadas a manter, em local visível e de fácil acesso ao público, exemplares da Constituição, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), do Estatuto da Juventude, do Estatuto do Idoso, do Estatuto da Igualdade Racial, do Estatuto da Pessoa com Deficiência e da Lei Maria da Penha. É o que determina o Projeto de Lei do Senado 325/2015, aprovado nesta quarta-feira (25) pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).
Senado

Opinião

Educação no mercado: Kroton vai às compras

O Brasil é verdadeiramente o país dos contrastes. Tanto que, apesar de ser pobre no investimento público em educação, é o país que possui o maior grupo educacional do mundo! Grupo que acaba de expandir seus negócios comprando um de seus principais concorrentes por módicos R$ 4,56 bilhões.
Carta Educação

Profissionais da Educação

RN: Prefeitura quer contratar professores para trabalhar de graça

A prefeitura de Caicó (RN) abriu edital para contratação de professores para trabalharem em escolas municipais sem remuneração. Os educadores deverão atuar na alfabetização de estudantes do ensino fundamental, em regime de até 40 horas semanais.
As vagas são para Assistentes de Alfabetização, em regime voluntário, como parte do Programa Mais Alfabetização do governo federal.
Gazeta do Povo

MG: Veja quais escolas particulares aderiram à greve dos professores

As escolas particulares de Belo Horizonte e do interior de Minas Gerais amanheceram em greve, na manhã desta quarta-feira (25). De acordo com o Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais, algumas escolas abriram nesta quarta, somente para informar que a partir desta quinta-feira (26) os professores já estarão em greve.
O Tempo

Pais farão manifestação em apoio à greve dos professores

O Tempo

MG: Kalil promete nova proposta para Umeis e projeto salarial de professores na Câmara será suspenso

O projeto em tramitação na Câmara Municipal de BH para melhoria dos salários dos professores da educação infantil será suspenso para que a prefeitura ofereça outra proposta aos grevistas. A informação foi dada pelo prefeito Alexandre Kalil (PHS), após reunião com o Sind-Rede na tarde desta quarta-feira (25).
Hoje em Dia

Ensino Superior

Universidades ajudam estudantes a desenvolver seu próprio negócio

Ensinar e empreender são palavras complementares. E se antes a universidade andava distante do mercado de trabalho, hoje os dois se conectam. Não à toa que está mais fácil para um estudante ter sua própria empresa: incubadoras universitárias são uma tendência e prometem oferecer todo o suporte necessário para quem deseja começar um empreendimento, desde a infraestrutura até apoio gerencial e financeiro.
Gazeta do Povo

Mais de 1200 brasileiros usaram notas do Enem para ingressar em IES portuguesas

Os resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já foram usados por mais de 1200 brasileiros para ingressar em Instituições de Educação Superior (IES) portuguesas. O primeiro levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de abril de 2018, considerou 23 das 29 IES portuguesas com as quais o Inep tem acordos interinstitucionais de cooperação firmados. Seis instituições ainda não consolidaram os dados de seleção com a nota do Enem. O número, portanto, é superior a 1200.
MEC

UFRJ oferece curso sobre 'o golpe de 2016 e o futuro da democracia'

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ ) está oferecendo um curso sobre "o golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil" para os alunos. O programa de seminários do Instituto de Economia aborda "as origens" do processo que levou ao impeachment da presidente Dilma Rousseff e as consequências na política e economia nacional e internacional.
O Globo

Eventos

Samsung e Unicef lançam maratona de programação para criar apps educacionais

A Samsung e o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) anunciaram nesta quarta-feira (25) o lançamento de uma iniciativa que visa contribuir com a educação nas escolas públicas brasileiras. Batizado de “Maratona UNICEF Samsung”, o projeto deve inspirar a criação de aplicativos educacionais. A programação é desenvolvida em parceria com a Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro), por meio do programa "Brasil Mais TI".
IDG Now

Modelo educacional brasileiro exclui os mais pobres, aponta debate

O Brasil é campeão mundial em reprovação e evasão escolar, num modelo educacional marcado ao mesmo tempo por subfinanciamento e desperdício de recursos, além de desmotivação de boa parte dos estudantes e professores. Esse é o quadro atual da educação básica no país, segundo especialistas que participaram nesta quarta-feira (25) de audiência pública na Comissão de Educação (CE) do Senado.
Senado

Outras do dia

Polícia indicia 23 pessoas por desvios de recursos da UFSC

A PF (Polícia Federal) indiciou 23 pessoas por desvios de verbas em cursos de EaD (Educação a Distância) na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).
Decorrente da Operação Ouvidos Moucos, a investigação concluiu que professores e funcionários da instituição agiam no esquema.
R7