quinta-feira, 3 de maio de 2018

Notícias de Educação - 03/mai/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Projeto da UFC incentiva o cochilo como instrumento para aprendizagem

Um lugar confortável para descansar depois do almoço, entre uma aula e outra. Quem estuda no Campus do Porangabussu da Universidade Federal do Ceará (UFC) consegue isso graças ao projeto Um Minuto de Soneca Já Vale, do Departamento de Enfermagem, que destaca a importância do sono para o bom aprendizado. Com colchonetes, travesseiros e cobertores, a sala do Laboratório de Práticas Alternativas em Saúde (LabPAS) recebe, de segunda a sexta-feira, entre 12h30min e 13h40min, cerca de 30 estudantes dispostos ao cochilo.
O Povo

Leis e políticas

Criador da série 'Merlí' critica pouco espaço da filosofia nas escolas: ‘é ela que formaria cidadãos questionadores’

Em entrevista ao G1, o criador da série, Héctor Lozano, defende a filosofia como um elemento essencial na escola. Critica o fato de, no Brasil, o documento que vai nortear o que será ensinado no ensino médio – a chamada Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – colocar o tema como algo a ser apresentado apenas de forma interdisciplinar. Só português e matemática serão disciplinas obrigatórias, caso o documento seja aprovado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).
G1

Comissão aprova exigência de biblioteca e creche em conjunto financiado pelo governo

A Comissão de Educação aprovou na última quarta-feira (25) proposta que torna obrigatória a construção de biblioteca, sala de estudo, creche e pré-escola em todos os conjuntos habitacionais financiados com recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS).
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
Câmara

Projeto estende cotas para alunos bolsistas de escolas beneficentes

Começou a tramitar no Senado projeto de lei que estende a previsão de cotas de estudantes do ensino público no ingresso a universidade para bolsistas de escolas beneficentes de assistência social (PLS 197/2018). A proposta tem a intenção de promover a igualdade de condições de acesso à educação.
Senado

Estatística, pesquisas e estudos

Educação empreendedora: Brasil ocupa 56ª posição entre 65 países

Em pesquisa mais específica a GEM mostrou que o Brasil ocupa a 56ª posição em uma lista de 65 países quando se trata de educação empreendedora. Isso significa que a maioria das crianças e jovens brasileiros não aprendem sobre empreendedorismo nas escolas.
Com a intenção de começar a mudar esta realidade, está sendo implantado em São Paulo o Plano Estadual de Educação Empreendedora, uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e pela Frente Parlamentar do Empreendedorismo da Assembleia Legislativa, com especialistas em empreendedorismo ligados a importantes instituições de ensino.
Exame

Profissionais da Educação

PA: Servidores da educação colam cartazes na casa do prefeito de Alenquer em busca de salários

Pelo menos 100 servidores da educação pública de Alenquer, no oeste do Pará, estão reunidos, desde as 9h desta quarta-feira (2) em frente à casa do prefeito Juraci Estevão (PPS) em protesto. Eles colaram cartazes na casa do político cobrando o pagamento de salários atrasados.
G1

MG: PBH faz proposta para reajustar salários de professores da educação infantil em greve

A Prefeitura de Belo Horizonte apresentou nesta quarta-feira (2) uma proposta para os professores da educação infantil em greve desde o dia 23 de abril. A administração municipal ofereceu à categoria um aumento de até 20 por cento, com previsão de outras negociações até o fim do ano.
Segundo o sindicato dos professores, a proposta da prefeitura vai ser analisada nesta quinta-feira em uma assembleia da categoria.
G1

MG: Greve de professores da rede particular pode terminar na sexta-feira

Os professores da rede particular de ensino de BH e Região Metropolitana decidiram em assembleia nesta quarta-feira (2), que durou cerca de quatro horas, manter a greve até a próxima sexta-feira (4), quando está marcada mais uma rodada de negociações com o sindicato patronal. Mas segundo o Sindicado dos Professores de Minas Gerais (Sinpro-MG), caso o Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (SINEP-MG) reafirme as promessas apresentadas, a greve pode chegar ao fim.
Hoje em Dia

Ensino Superior

NOVO FIES: Prazo de renovação de contrato é prorrogado para 10 de maio

Estudantes interessados em renovar o contrato do primeiro semestre de 2018 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terão mais tempo para fazê-lo: o prazo de aditamento, inicialmente fixado em 30 de abril, foi prorrogado até 10 de maio, quinta-feira. A medida foi adotada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, em função das instabilidades apresentadas no sistema SisFies devido ao grande número de acessos na última segunda-feira.
MEC

Eventos

Evento com gestores pretende auxiliar implementação da Base

Para auxiliar estados e municípios na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Ministério da Educação realiza nesta quarta-feira, 2, e quinta-feira, 3, em Brasília, um encontro com cerca de 80 coordenadores estaduais e municipais de currículo e analistas de gestão. O objetivo é garantir a elaboração dos novos currículos estaduais este ano.
MEC