sexta-feira, 4 de maio de 2018

Notícias de Educação - 04/mai/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Estudantes vivenciam todo processo de confecção de um livro

Em laboratório construído para despertar o interesse pela leitura, alunos experimentam etapas de produção, como escrita, composição tipográfica, ilustração e encadernação.
Porvir

Escola aposta em conhecimento integrado e aumenta índice de aprovação nos vestibulares

A rotina dos alunos do Centro de Ensino Médio 1 de Brazlândia, no Distrito Federal, é uma verdadeira maratona do conhecimento. São aulas regulares, plantões de dúvidas, oficinas de redação e dedicação integral dos participantes. Toda a comunidade escolar está em torno de um objetivo comum: o acesso à educação superior.
MEC

Gestão

Grupo de sistemas de ensino Arco Educação planeja IPO em Nova York, diz fonte

A empresa de sistemas de ensino Arco Educação deve entrar com pedido de oferta pública inicial de ações (IPO, em inglês) nos Estados Unidos, disse uma fonte com conhecimento do assunto nesta quinta-feira.
A holding Arco Educação detém a SAS Plataforma de Educação, fundada no Ceará em 2004, e a International School, sistema de ensino bilíngue. Os serviços da companhia são vendidos para 1.300 escolas, com 415 mil alunos.
Extra

Inclusão

Estudantes da UFMG prometem denunciar 25 casos de possíveis fraudes em cotas raciais

Estudantes da UFMG se organizam para protocolar uma denúncia contra 25 alunos aprovados no primeiro semestre de 2018. A suspeita é que eles tenham fraudado as cotas raciais da graduação e do mestrado. A lista será entregue à Reitoria no dia 17 de maio, em ato marcado para às 17 horas, em frente ao prédio da administração.
Hoje em Dia

Leis e políticas

AGU: Estados não podem criar lei para impor Escola Sem Partido

As assembleias não podem aprovar leis que imponham aos Estados o programa Escola Sem Partido, que proíbe professores de manifestar em sala de aula posições políticas, ideológicas ou religiosas. A advogada-geral da União, Grace Mendonça, encaminha hoje ao Supremo manifestação nesse sentido ao se posicionar pela inconstitucionalidade da lei aprovada por deputados estaduais de Alagoas que criou o “Escola Livre”. A AGU entende que a legislação estadual fere a Constituição Federal ao tratar de tema que é de competência da União.
O Estado de São Paulo

Militantes ficam feridos após sessão do Escola sem Partido em Guarulhos

O Estado de São Paulo

Projeto exige atestado de sanidade mental para trabalhar em creches

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 9260/17, que exige a apresentação de atestado de sanidade mental e certidões negativas de antecedentes criminais para o trabalho em creches ou instituições análogas.
MEC

Politicagem eleitoral, partidária e afins

Ministro na gestão Lula vai formular plano para a educação de Alckmin

O senador Cristovam Buarque (PPS-DF) aceitou convite do pré-candidato do PSDB à Presidência, o ex-governador Geraldo Alckmin, para integrar a equipe que vai formular o plano de governo do tucano para a educação.
Exame

Bolsonaro e o “ministro da Educação” ideal: “Tem de ser alguém que chegue com um lança-chama e toque fogo no Paulo Freire”

Na Educação, ele acha que o deputado gaúcho Onyx Lorenzoni, do DEM, é um “coringa do governo” que pode se encaixar bem ao perfil da pasta. “Tem de ser alguém que chegue com um lança-chama e toque fogo no Paulo Freire”, disse em referência ao educador pernambucano, que revolucionou o ensino nacional. Ao notar um desconforto geral, apressou-se: “É linguagem figurada, linguagem figurada!” Ajeitou o paletó e disse: “Esse método deu errado, tem de acabar com isso. Tem que voltar a pôr tabuada na régua do filho”.
Diário do Centro do Mundo

Opinião

Do que falamos quando falamos em gestão escolar?

Diversos estudos feitos nos Estados Unidos mostram que é possível melhorar os níveis de aprendizagem com mudanças práticas no cotidiano das escolas
O Brasil participa do PISA desde 2000 e o retrato que aparece nos últimos 15 anos não é bom.
Conforme aponta o relatório da OCDE, apesar de o Brasil ter aumentado os investimentos em educação nas últimas décadas, a focalização desses gastos ainda é muito falha.
Mas por que o Brasil tem retornos tão baixos com seus gastos educacionais? Parte da explicação está na forma equivocada com que gastamos os recursos educacionais.
Nexo

Profissionais da Educação

Cinco aspectos políticos e econômicos que ameaçam os professores

Especialistas elencam temas sensíveis para a carreira docente que demandam resistência, sob o risco da perda de direitos trabalhistas
Para especialistas, o atual cenário político e econômico corrobora com a necessidade de “resistência” por parte dos professores. Em entrevista à Carta Capital, Daniel Cara, coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Salomão Ximenes, professor da Universidade Federal do ABC e Nelson Pretto, professor da Universidade Federal da Bahia comentam pontos sensíveis à carreira e que podem deflagar mais precarização e perda de direitos.
Carta Educação

MG: Professores das Umeis rejeitam proposta da Prefeitura e mantêm greve em BH

Os professores da educação infantil de Belo Horizonte decidiram nesta quinta-feira (3) manter a greve da categoria. Os educadores rejeitaram a proposta da Prefeitura da capital mineira em assembleia nesta tarde. Trabalhadores da educação infantil estão em greve desde o dia 23 de abril. Categoria quer equiparação salarial com professores da rede municipal.
G1

PBH faz nova proposta para professores, com reajuste de até 20%

O Tempo

Escolas particulares de BH começam a retomar aulas; sindicato marca assembleia para esta sexta

Pelo menos quatro grandes escolas particulares de Belo Horizonte retomaram as aulas nesta quinta-feira (3), apesar da assembleia, que deve definir os rumos do movimento, estar marcada apenas para esta sexta-feira (4). São elas: o Colégio Magnum Cidade Nova, o Colégio Padre Eustáquio, a Escola Santo Tomás de Aquino e o Colégio Loyola. Já o Marista Dom Silvério informou que retoma as aulas nesta sexta.
Hoje em Dia

Ensino Superior

'Escalada de intransigência': reitoria da UnB divulga carta de repúdio a atos violentos

A reitoria da Universidade de Brasília (UnB) divulgou carta, nesta quinta-feira (3), repudiando os atos de violência e violação de direitos durante a greve de servidores e estudantes. O comunicado foi lançado horas depois da depredação no Centro Acadêmico de Agronomia (Caagro), no térreo do Instituto Central de Ciências (ICC).
G1

Outras do dia

‘Desconstrução’ da PF e Controladoria ataca desvios da educação e saúde na Bahia

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira, 3, em parceria com o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) a Operação Desconstrução para desarticular esquema criminoso de fraudes a licitações e desvio de recursos públicos federais destinados a obras das áreas de educação e saúde no município de Anagé, no sudoeste da Bahia.
IstoÉ

Portugal: Redução do número de alunos por turma avança em Setembro

O Ministério da Educação anunciou nesta quinta-feira que a redução do número de alunos por turma nas escolas irá avançar já no próximo ano lectivo, conforme consta do Orçamento do Estado para 2018. A medida visa apostar na "promoção do sucesso escolar, através da melhoria das condições de aprendizagem e do trabalho docente em sala de aula", esclarece o ministério em comunicado.
As turmas do 1.º ciclo passam a ter 24 alunos e as de 2.º e 3.º ciclos entre 24 e 28.
Público