quinta-feira, 17 de maio de 2018

Notícias de Educação - 17/mai/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Professora visita casa dos alunos e usa afeto para melhorar desempenho da turma

Muito tem sido debatido e escrito sobre a importância do bom relacionamento entre o professor e o aluno. No entanto, no dia a dia em sala de aula, nem sempre a convivência harmônica e segura acontece. Independente de quem seja a culpa pela falta de entrosamento, cabe ao educador tentar estabelecer condições que propiciem a boa relação afetiva em nome da aprendizagem e também do crescimento pessoal.
Educadora da rede pública de Caieiras, na região metropolitana de São Paulo, conta como conheceu melhor as crianças e se aproximou das famílias.
Porvir

Gestão

Base: para garantir formação, é preciso revisar o que deu certo (ou errado)

A aprovação da versão final da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em dezembro de 2017 tem um impacto direto na sala de aula e, consequentemente, vai exigir que os professores passem por um processo intenso de formação.
(...) Elba defendeu a ideia de que é preciso aprender com os acertos e erros dos programas de formação de professores instituídos pelo Ministério da Educação (MEC). Ao olhar para o que deu certo, por exemplo, pode ajudar a fazer ajustes que tornarão a formação mais alinhada com o processo de ensino-aprendizado mais eficaz nas escolas. De quebra, isso poderia diminuir o desperdício de recursos que ocorrem nas trocas de governos.
Gestão Escolar

Profissionais da Educação

Brasilcap vai capacitar 780 professores para abordar Educação Financeira em sala de aula

A partir desta quarta-feira, a empresa de capitalização Brasilcap vai capacitar professores no campus da Uerj, no Maracanã, para abordar Educação Financeira em suas salas de aula. O lançamento acontece durante a edição 2018 da Semana Nacional de Educação Financeira. Mas a previsão é atender, durante o ano, 780 docentes, com prioridade para os da rede pública estadual do Rio.
Extra

Ela aprendeu 35 idiomas para ensinar seus alunos; conversamos com a melhor professora do mundo

“Tudo é uma questão de ser altamente inclusivo, abraçar todas as culturas, crenças e ter um forte senso de comunidade”.
É dessa forma que Andria Zafirakou, de 39 anos, professora britânica de educação artística, resume seu trabalho junto a uma escola em uma comunidade multicultural em Londres, que a levou a faturar o Global Teacher Prize de 2018, espécie de Prêmio Nobel da Educação.
Gazeta do Povo

Trabalhadores da rede estadual de educação fazem manifestação em BH

Trabalhadores da rede estadual de educação fazem nesta quarta-feira (16) uma manifestação em Belo Horizonte. De acordo com o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE-MG), os professores fazem uma paralisação e protestam contra parcelamento e atraso de salários.
G1

Professores da educação infantil de BH decidem manter a greve

G1

Retomada greve dos professores do Centro Universitário Metodista IPA, em Porto Alegre

Os professores do Centro Universitário Metodista IPA, em Porto Alegre, retomaram a greve após assembleia nesta terça-feira (15). O motivo foi o não pagamento dos salários de abril. Uma nova reunião foi marcada, para a próxima sexta-feira (18), para avaliação da evolução do quadro salarial e do movimento.
G1

Avaliação

Professores consideram vestibulares das Forças Armadas os mais difíceis do Brasil

Os vestibulares brasileiros têm cursos que são mais procurados em relação a outros, como é o caso das diferentes áreas da Engenharia. As Forças Armadas possuem os institutos de Aeronáutica (ITA), no estado de São Paulo, assim como o Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro, escolas especializadas nas áreas de exatas e que contam com as seleções mais difíceis do país, de acordo com professores.
Brasil Escola

Enem 2018 supera 5 milhões de inscritos

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 superou os 5 milhões de inscritos às 18h05 desta quarta-feira, 16 de maio. As inscrições terminam na próxima sexta-feira, às 23h59, com taxa de R$ 82.
Brasil Escola

Opinião

A Base Nacional Comum Curricular é mais um capítulo do desmonte do ensino

O documento que orienta o trabalho nas escolas promete mais eficácia na educação, mas na verdade oferece solução menos custosa que prejudica setores mais vulneráveis do Brasil
A BNCC (Base Nacional Comum Curricular), tornou-se um documento exemplar do quanto a ação governamental pode mostrar-se permeável a interesses privados no âmbito da educação.
Nexo

Ensino Superior

Ministro da Educação defende novo Fies em audiência pública

O número de bolsas fornecidas pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) em 2018 não chega à metade do que foi disponibilizado em 2014, prejudicando a inclusão de milhares de jovens no ensino superior, disse a senadora Ângela Portela (PDT-RR) ao ministro da Educação, Rossieli Soares, durante audiência realizada nesta terça-feira (15) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).
Senado

Ministro apresenta balanço em reunião com Frente Parlamentar

MEC

MEC e Andifes buscarão soluções financeiras para ensino superior

O ministro da Educação, Rossieli Soares, participou, nesta quarta-feira, 16, em Brasília, da Reunião do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), para debater e buscar soluções financeiras sustentáveis voltadas ao ensino superior público no Brasil. Foi o primeiro encontro entre ele e representantes do órgão desde que assumiu a pasta, em abril passado.
MEC

Eventos

(Ensino Médio) Conselho Nacional de Educação abre espaço para sugestões à última versão da BNCC

Órgãos, entidades, associações e interessados em contribuir com a melhoria da educação no Brasil já podem oferecer suas contribuições à última versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), entregue em abril ao Conselho Nacional de Educação (CNE) pelo MEC. Nesta quarta, 16, o CNE liberou uma ferramenta para que os interessados possam enviar suas sugestões: formulários virtuais, disponíveis na aba “contribuições” da página das audiências públicas na internet.
MEC

Outras do dia

Curso mais popular de Yale “ensina felicidade” – e está disponível online!

A disciplina PSYC 157, “Happiness and the Good Life“, é um fenômeno da Universidade de Yale, nos Estados Unidos. Em um só semestre, cerca de 1200 estudantes de graduação se inscreveram na matéria, batendo o recorde de alunos em mais de 300 anos de história da instituição. Como o nome sugere, a aula “ensina” felicidade aos estudantes. Mas o que isso quer dizer, na prática?
Criado pela professora de psicologia e ciências cognitivas Laurie Santos, o curso discute os equívocos que cometemos quando falamos de felicidade e também apresenta estratégias para criar hábitos melhores. Ou, em outras palavras, ser mais feliz.
Na Prática

Polícia descobre mais de 24 mil carteiras de estudante falsas

O elevado número de documentos estudantis apresentados na compra de meia-entrada da tradicional Festa Nacional do Milho (Fenamilho), em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, levantou a suspeita da Polícia Civil sobre um esquema de falsificação das carteirinhas, que acabou se revelando maior do que o esperado. Em uma operação chamada “Terceiro Grau”, a corporação localizou nesta terça-feira (15) nomes de 24.336 falsos estudantes, que teriam conseguido documentos inválidos de diversas instituições de ensino, como PUC e USP. Cinco pessoas foram detidas, e um dos envolvidos seria ligado à União Nacional dos Estudantes (UNE).
O Tempo