sexta-feira, 18 de maio de 2018

Notícias de Educação - 18/mai/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Games avaliam a aprendizagem das crianças em tempo real

Já bastante comuns nas escolas como complemento das aulas, os jogos educativos online passaram a ser usados para avaliar o desempenho das crianças e trazer um diagnóstico mais rápido do aprendizado.
Alinhados às competências avaliadas por provas nacionais, como a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) e a Prova Brasil, plataformas e aplicativos com exercícios gamificados de Português e Matemática, que oferecem um relatório individual do aprendizado, estão cada vez mais presentes nas escolas. Especialistas dizem que o instrumento pode ser um apoio complementar nas aulas, mas ressaltam que é preciso cuidado para não pressionar as crianças por bons resultados ou retirar a autonomia do professor.
Gazeta do Povo

Crianças precisam aprender habilidades socioemocionais na escola

“Se as crianças aprendem habilidades socioemocionais, elas vão ter consciência de quem são, quais são seus pontos fortes, como se desenvolver e trabalhar essas áreas. Se queremos alunos mais engajados, é o que temos de fazer”, afirma a especialista norte-americana Pamela Bruening, diretora de aprendizado profissional na Cloud9World. Em sua apresentação durante a Bett Educar, ela defendeu que as habilidades socioemocionais podem ajudar a construir seres humanos mais completos. E que a escola deve ter esse papel no aprendizado e na prática, estendidos também à família e comunidade.
Nova Escola

Escola chinesa usa reconhecimento facial para monitorar atenção de alunos

O reconhecimento facial está sendo usado dentro de uma escola chinesa para medir a atenção dos alunos durante as aulas. A "sala de aula inteligente" ganhou um sistema de câmeras que observa a reação dos estudantes durante as aulas dadas pelos professores.
O "sistema de gerenciamento comportamental de sala de aula inteligente" usa três câmeras posicionadas acima do quadro negro para espionar o que estudantes fazem durante a aula em uma escola em Hangzhou, no leste do país asiático.
Olhar Digital

Gestão

Rio tenta levar língua alemã a suas escolas

Três unidades da rede municipal começam a oferecer aulas de alemão, num projeto ambicioso para levar ensino bilíngue a áreas pobres.
O objetivo é que sejam dez até 2020. No município, 25 unidades oferecem esse tipo de formação, tendo 12 o inglês como segunda língua, nove, o espanhol, e uma, francês - também inserido neste ano.
Terra

Profissionais da Educação

Carreira e estudo caminham juntos

Reformar-se constantemente para se adequar a um mercado em transformação. A ideia de que a tecnologia vai revolucionar as bases da produção, de forma acelerada e imprevisível, tem feito organizações e escolas repensarem a preparação dos profissionais. A resposta de especialistas em carreiras e das universidades para a questão tem sido clara: reforçar a importância da educação continuada.
O Estado de São Paulo

“A formação precisa deixar de ser problema e virar solução”

A falta de alinhamento entre a teoria da formação inicial e a prática do dia a dia na escola é uma questão bem conhecida dos professores. Com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), esse desafio ganha uma nova proporção. “Vamos ter que mexer muito nos cursos”, resume Guiomar Namo de Mello, diretora da Escola Brasileira de Professores e integrante da equipe técnica da BNCC.
Nova Escola

Receita de Cingapura? Professores escolhidos entre elite intelectual e salário equiparado a funções de prestígio

A transformação na educação cingapuriana teve como norte uma ideia: "Ser professor não é um emprego, é uma profissão responsável por moldar as futuras gerações. Tratamos os professores como joias", explicou Goh Chor Boon, gerente-geral da Universidade Tecnológica de Nanyang, que abriga o Instituto Nacional de Educação de Cingapura.
Na prática, disse Goh, a abordagem significou elevar o status dos professores em Cingapura: eles passaram a ser escolhidos entre os 5% dos alunos com o melhor desempenho acadêmico do país e tiveram equiparação salarial inicial com outras profissões de prestígio.
BBC

SP: Professor de escola particular cogita greve contra redução de direitos

Os professores das escolas particulares do estado de São Paulo ameaçam entrar em greve em protesto contra a proposta das escolas de retirar direitos da categoria após a entrada em vigor da reforma trabalhista, em novembro do ano passado. Entre os direitos ameaçados estão bolsa de ensino para filhos de professores e redução do período de recesso.
Veja

Servidores estaduais da Educação nas cidades do Triângulo Mineiro decidem manter paralisação

Os servidores estaduais da educação nas cidades do Triângulo Mineiro decidiram manter a paralisação que começou nesta quarta-feira (16). Segundo o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUTE-MG), as escolas permanecerão sem aulas até sexta-feira (18), data prevista para o pagamento da primeira parcela do salário dos servidores.
G1

Sob protestos, Assembleia aprova medida de reajustes para categorias da educação no Maranhão

Medida provisória do governo dá diferentes reajustes para cada categoria. Parte da categoria dos professores não concorda com a aprovação dos deputados na Assembleia Legislativa do Maranhão.
A medida provisória, que tem força de lei, foi editada pelo Governo do Estado no fim de fevereiro. No ponto de vista da categoria, fere o estatuto do magistério, que é a legislação que rege a atividade.
G1

Inclusão

Como a história afro-brasileira é representada nos livros didáticos

Esta pesquisa, realizada na Universidade Federal de Santa Maria, analisa como indivíduos afro-brasileiros são representados na produção editorial voltada para a educação, e de que maneira políticas públicas relacionadas ao acesso à história e cultura africana e afro-brasileira estão sendo cumpridas.
Entre as conclusões, a autora destaca que há diferenças entre o que estabelece a lei 10.639/2003, relacionada a novas diretrizes para o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira na rede pública de ensino, e a maneira como ela é colocada em prática.
Nexo

Apple vai ensinar programação para crianças e adolescentes surdos e cegos

A Apple anunciou que está adaptando o seu programa “Everyone Can Code”, que ensina programação nas escolas, para incluir crianças e adolescentes surdos, cegos ou com outras necessidades especiais no projeto.
Segundo informações do Engadget, no terceiro trimestre desde ano, os professores de oito escolas norte-americanas que atendem alunos com deficiências começarão a incorporar o programa em suas aulas.
Olhar Digital

Os “nem-nem”: jovens que nem estudam nem trabalham já são 11 milhões no Brasil

Para essa geração de excluídos, a escola não oferece atrativos e, quanto ao trabalho, só os precários, quando aparecem. São os chamados “nem-nem”, termo para os que não têm trabalho e nem estudam, e cujo conceito já é conhecido dos pesquisadores há mais de uma década. Para o Banco Mundial, em estudo recente apresentado em Brasília no início de março, eles agora representam 11 milhões de pessoas na faixa dos 15 aos 29 anos – cerca de 20%.
Educação

UFMG abrirá processo contra 34 alunos suspeitos de fraudar o sistema de cotas raciais

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) vai abrir um processo administrativo disciplinar contra 34 estudantes suspeitos de fraudar o sistema de cotas raciais. A instituição anunciou a medida nesta quinta-feira (17) após o relatório da comissão criada para investigar estas denúncias ter sido aprovado pela Procuradoria Federal da universidade e pela reitora Sandra Almeida Goulart.
G1

Leis e políticas

Lei inclui tema da educação alimentar e nutricional no currículo escolar

Os currículos dos ensinos fundamental e médio deverão incluir o assunto educação alimentar e nutricional nas disciplinas de ciências e biologia, respectivamente. É o que estabelece a Lei 13.666/2018, publicada nesta quinta-feira (17) no Diário Oficial da União.
Senado

Opinião

Big Data: uma lente para os problemas invisíveis da Educação

O Big Data já é realidade no mundo inteiro e vem sendo usado cada vez mais e com sucesso em áreas tão díspares quanto meteorologia e marketing, oncologia e RH, tráfego aéreo e controle da dengue. Na Educação, porém, a adoção e utilização desse tipo de análise de dados, infelizmente, ainda é insipiente.
É o que mostra o relatório Toward Data Driven Education Systems, lançado pela Brookings Institution no início do ano, que analisou o uso de Big Data em sistemas educacionais em 133 países, entre eles o Brasil.
O Estado de São Paulo

Ensino Superior

Habilidade socioemocional entra no radar da universidade

Não é só de conteúdo atualizado, professores competentes e infraestrutura que se faz um bom curso universitário. Cada vez mais, escolas de ensino superior têm se preocupado em garantir à formação elementos mais subjetivos, e nem por isso menos importantes: as chamadas competências socioemocionais. Facilidade para comunicação, resiliência, capacidade de trabalho em equipe e criatividade se tornaram uma preocupação central para alguns professores e coordenadores. Essa transformação está diretamente relacionada às exigências do mercado de trabalho.
O Estado de São Paulo

No ensino superior, orientação profissional ganha espaço

Mudanças no mercado de trabalho, como instabilidade no emprego e demanda por novas competências e habilidades, estão levando universidades a reformar seus serviços de orientação profissional. As instituições de ensino têm apostado cada vez mais em novas metodologias de atendimento, programas de mentoria personalizados e aproximação com o mercado de trabalho. Em comum, essas iniciativas têm o objetivo de treinar o aluno para enxergar oportunidades em um cenário mais incerto.
O Estado de São Paulo

Ministro sugere alteração na lei para que universidades possam buscar recursos

O ministro quer que a legislação seja alterada para permitir a contratação das universidades por órgãos públicos.
Câmara

Reitores de universidades cobram mais recursos do MEC

EBC

UnB gastou R$ 53,6 milhões em 2018 para pagar ações trabalhistas

G1

Unicamp reduz previsão de déficit orçamentário, mas admite risco de zerar 'reserva estratégica' em 2019

G1