terça-feira, 22 de maio de 2018

Notícias de Educação - 22/mai/2018

Clipping Focando Educação

Nossa palavra

Inspirar o aprendizado: mudança de mentalidade!

Os alunos precisarão ser pessoas que estarão sempre aprendendo algo novo ao longo da vida. Dessa forma, os educadores devem atuar como curadores, e não repassadores de conhecimento.
Para isso é fundamental investir para acelerar o processo de mudança do mentalidade dos educadores.
Focando Educação

Sala de aula

Colocando competências socioemocionais na apredizagem baseada em projetos

A ligação entre a metodologia de projetos e o trabalho socioemocional está intimamente ligado às habilidades do século XXI. Além das habilidades de aprendizado e inovação, também são identificadas habilidades para a vida e a carreira: flexibilidade e adaptabilidade, iniciativa e autocontrole, habilidades sociais e transculturais, produtividade e responsabilidade, liderança e responsabilidade.
Porvir

Gestão

Com tecnologia e pais, Vitória põe 71% das crianças em creches

Combinação de fatores faz capital do ES liderar índice de matrículas nessa etapa
Com 71% das crianças de 0 a 3 anos em creches, Vitória, com 363 mil habitantes, é a capital com maior índice de matrículas nessa etapa.
Uma das estratégias usadas pela capital do Espírito Santo foi a tecnologia. Até 2013, as matrículas eram feitas diretamente nas creches, e as vagas eram distribuídas por sorteio —sistema que podia ser burlado e que ainda é utilizado em outros municípios.
Folha de São Paulo

Profissionais da Educação

Professores da rede particular anunciam paralisação nesta quarta em SP

Após 15 anos, os professores da rede particular de ensino de São Paulo organizam uma paralisação para quarta-feira, 23, e podem até decretar greve geral. O motivo: a alteração nos benefícios trabalhistas, com redução de recesso e de bolsas para filhos onde trabalham. Nesta segunda, três colégios paulistanos - Equipe, Gracinha e Santa Clara - enviaram cartas aos pais, explicando os motivos do protesto, e informaram da suspensão das aulas. Docentes de ao menos 32 escolas devem aderir ao ato.
O Estado de São Paulo

Nos EUA, 94% dos professores dizem gastar dinheiro próprio na compra de material

Quase todos os professores de escolas públicas dos Estados Unidos relatam tirar dinheiro do próprio bolso para pagar o material escolar, gastando quase US$ 480 por ano, muito mais do que a dedução fiscal federal de US$ 250 disponível para professores.
As conclusões do Centro Nacional de Estatísticas da Educação foram divulgadas enquanto professores de todo o país estão saindo das salas de aula para protestar contra salários baixos e exigir aumentos.
Porvir

Inclusão

Um terço das crianças de 0 a 3 anos mais pobres do Brasil está fora da creche por falta de vaga, diz IBGE

Existe uma correlação entre a renda das famílias e a oferta de vagas em creches no Brasil, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) divulgados nesta sexta-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre as crianças de 0 a 3 anos que pertencem aos 20% com a renda domiciliar per capita mais baixa do país, 33,9% estão fora da escola porque não existe vaga ou creche perto delas. Já entre no grupo de 20% com a renda mais alta, esse problema só atinge 6,9% das crianças.
G1

Politicagem eleitoral, partidária e afins

Polarização da política pode ser risco para universidade pública, diz reitor da Unicamp

O reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Marcelo Knobel, disse nesta segunda-feira, 21, que a atual polarização da política pode ser um risco para a permanência das instituições de ensino superior públicas. “A gente vê um debate de se cobrar mensalidades, mas é um discurso muito raso”, afirmou em evento do Banco Santander na Universidade de Salamanca, na Espanha. “Dependendo do candidato que ganhar, tem um risco também no que se refere a questões de financiamento de permanência, de inclusão social.”
O Estado de São Paulo

'Sem universidade forte o país não tem futuro', diz reitor da Unicamp

Folha de São Paulo

Estatística, pesquisas e estudos

Quase metade dos analfabetos do país já foi à escola

Quase metade das pessoas que não sabem ler ou escrever no país já esteve em uma sala de aula em algum momento da vida, mesmo que por poucos dias, mostra cruzamento de dados realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a pedido do Valor. Dos 11,5 milhões de analfabetos existentes no país no ano passado, 5,3 milhões (46% do total) declaram ter frequentado a escola anteriormente.
Porvir

Como bichos de estimação ajudam alunos a passar nas provas da Universidade de Cambridge

Os bichinhos ajudam os estudantes na época das provas – passar um tempo com os animais ajuda a diminuir o estresse trazido pelos dos exames e melhora o desempenho nas avaliações.
A universidade diz que os animais demonstram ficar felizes ao ajudar alunos estressados ou com saudade de seus próprios bichinhos de estimação – já que os estudantes da universidade costumam morar no próprio campus.
BBC

Opinião

EUA: 4 passos para mais segurança nas escolas

A América continua o debate acalorado sobre o que deve ser feito para proteger adequadamente nossas crianças nas escolas. Alguns (erroneamente) apenas dizem "proíba armas", ou pelo menos aquelas que eles não gostam. Outros (receio que também erroneamente) dizem que basta colocar mais armas nas escolas.
A resposta é mais complexa e exigirá mais esforço do que qualquer um desses campos parece entender.
Gazeta do Povo

Ensino Superior

Livro investiga os três modelos mais influentes de educação superior

Três modelos de educação superior repercutiram globalmente, influenciando as iniciativas educacionais de diferentes países: o alemão, o francês e o norte-americano. No Brasil, por exemplo, as diretrizes que estruturaram o ensino superior foram, de início, fortemente calcadas na norma francesa – determinante na criação da Universidade de São Paulo, em 1934. Sofreram, depois, pesada influência norte-americana, na reforma educacional promovida pela ditadura civil-militar, em 1969. Um livro, há pouco publicado, investiga os três modelos internacionais de educação superior referidos. Seu título expressa de forma muito simples e direta o conteúdo: Modelos internacionais de educação superior: Estados Unidos, França e Alemanha.
Fapesp

Fuvest 'enxuga' segunda fase e corta bônus a alunos de escolas públicas

O vestibular Fuvest - que dá acesso à Universidade de São Paulo - vai mudar. O Conselho de Graduação (CoG) da USP aprovou na última quinta-feira, 17, alterações na forma de ingresso dos candidatos. As principais mudanças, anunciadas nesta segunda-feira, 21, são: redução de dias de prova na segunda fase e corte dos bônus para alunos de escola pública. A alteração começa a valer para o vestibular que será realizado no fim deste ano.
O Estado de São Paulo

Mais uma universidade portuguesa adere ao Enem para ingresso de brasileiros

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que mais uma instituição portuguesa aderiu ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso para estudantes brasileiros. Agora, é possível ingressar também no Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA).
Brasil Escola

Eventos

Vencedores de 2017 viajam para a Irlanda, como parte do prêmio

Os seis vencedores nacionais do Prêmio Professores do Brasil 2017 estão na Irlanda, em viagem-prêmio que encerra a 10ª edição do concurso. Durante a passagem pelo país europeu, os vencedores visitaram instituições de diferentes segmentos, como escolas do ensino fundamental, médio e de nível superior.
MEC

Qualidade da educação no país é tema de audiência pública na quarta

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) debate nesta quarta-feira (23) a qualidade da educação do país.
Já confirmaram a participação na audiência pública os professores Ademir Almagro, da rede municipal de Novo Horizonte (SP); José Francisco Soares, do Conselho Nacional de Educação, e de João Batista Araújo e Oliveira, do Instituto Alfa e Beto. Foram convidados também representantes do Ministério da Educação, do Movimento Todos pela Educação e da Confederação Nacional da Indústria.
Senado