quarta-feira, 23 de maio de 2018

Notícias de Educação - 23/mai/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

9 escolas inovadoras que apostam em autonomia e protagonismo dos alunos

Ficar em sala de aula por quatro horas ou mais é uma tortura para muitos estudantes, principalmente para a geração millennial (nascidos depois do ano 2000). É por esses e outros motivos que escolas ao redor do mundo têm incluído diferentes métodos de ensino ou mesmo mudado o formato de aprendizado.
Gazeta do Povo

Profissionais da Educação

Revisão de benefícios de professores paralisa escolas particulares de SP

Com apoio de pais e alunos, paralisação em algumas unidades será nesta quarta
Segundo a federação, a categoria reivindica a manutenção da convenção coletiva, que garante determinados direitos aos professores de escolas particulares, como bolsas para os filhos e férias coletivas. Em março, o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo (Sieesp), entidade patronal, propôs alterações nos benefícios, e a convenção não foi renovada.
Folha de São Paulo

Paralisação de professores divide pais de escolas particulares de São Paulo

O Estado de São Paulo

Pais e crianças reforçam manifestação de professores das Umeis em BH

A manifestação dos professores da Educação Infantil da capital contou com o apoio de pais, que levaram os filhos para a chamada "aula pública", realizada na porta da Prefeitura de Belo Horizonte, nesta terça-feira (22).
A ação que começou por volta das 16h é pela equiparação salarial com os educadores do Ensino Fundamental. Segundo Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-Rede/BH), as crianças participaram de atividades lúdicas como as brincadeiras de roda.
Hoje em Dia

Unicamp tem greve de funcionários por reajuste salarial

Servidores técnico-administrativos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) iniciaram nesta terça-feira, 22, uma greve para reivindicar reajuste salarial de 12,6%. A universidade ofereceu aumento de 1,5% em reunião na semana passada - proposta rejeitada pelos servidores. Eles reclamam de perdas acumuladas nos últimos três anos.
O Estado de São Paulo

Leis e políticas

'Escola Sem Partido' fere a educação, diz Janine Ribeiro

Ribeiro fez críticas ao projeto Escola Sem Partido e à proposta de exclusão do conceito de igualdade de gêneros. "Ao impedir que a escola forme, abra a cabeça das pessoas, você fere de morte a própria meta da escola", alerta. Sem investimentos em educação, adverte o professor, "o Brasil vai, economicamente, desabar. Nós já temos um problema de mão de obra". - Jornal do Comércio (http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2018/05/politica/628201-escola-sem-partido-fere-a-educacao-diz-janine-ribeiro.html)
Jornal do Comércio

Educação é chave para combater fake news, diz especialista

“Habilidades jornalísticas são as mais poderosas do século 21. Todos os alunos deveriam aprendê-las.” É assim que Esther Wojcicki, professora e educadora norte-americana com 50 anos de experiência na área, descreve a importância da checagem para combater as “fake news”.
Segundo ela, o procedimento jornalístico de buscar informações em fontes primárias, como especialistas, e selecionar os dados mais importantes são a base para descobrir se uma notícia é falsa ou não.
IstoÉ

Alimentação e uniforme podem ser incluídos em gastos constitucionais com educação

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou parecer favorável ao Projeto de Lei do Senado 573/2015, que inclui as despesas com alimentação e uniformes escolares no rol dos gastos com manutenção e desenvolvimento do ensino (MDE). A votação foi feita nesta terça-feira (22), e a proposta segue agora para a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).
Senado

Relatora do Fundeb permanente propõe maior participação da União no fundo

A deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), relatora da proposta de emenda à Constituição (PEC) 15/15, que torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), apresentou a primeira minuta de substitutivo ao texto.
Câmara

Secretários de Educação e de Planejamento divergem sobre aplicação de recursos do Fundeb

Câmara

Educação debate proposta que aumenta verba para merenda escolar nas cidades mais pobres

A Comissão de Educação realiza audiência pública nesta quinta-feira (24) para discutir o PL 8816/17, que trata do atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica. A proposta prevê mais recursos para merenda escolar para escolas em municípios onde há extrema pobreza. O texto altera a Lei da Alimentação Escolar (Lei 11.947/09).
Câmara

Politicagem eleitoral, partidária e afins

Bolsonaro dispara dados falsos sobre economia, saúde e educação

Tradicionalmente afeito às pautas de segurança pública, Jair Bolsonaro, deputado federal e pré-candidato à Presidência pelo Partido Social Liberal (PSL), tem abordado também temas como educação, economia e saúde em entrevistas na imprensa.
(...) Bolsonaro acertou ao falar sobre rigidez orçamentária, mas errou ao abordar questões de saúde e de educação. O deputado também utilizou dados incorretos para falar de hidrelétricas, crise de refugiados venezuelanos e violência em Roraima.
Exame

Avaliação

Com mudanças, Fuvest deve reduzir nota de corte na 1ª fase e ter 2ª fase mais difícil, dizem professores

Entre os possíveis impactos causados pelas novidades professores de cursinhos ouvidos pelo G1 apontam uma tendência na diminuição das notas de corte e um aumento na dificuldade das provas, além da exigência de mais preparação para as provas específicas. No planejamento de estudos, pouca coisa muda.
G1

EAD

Ensino a distância cresce mais que presencial, mas ainda gera desconfiança

Apesar de crescer em ritmo mais acelerado que o ensino presencial, a educação a distância (EaD) não é a primeira opção para a maioria das pessoas que buscam uma graduação. A desconfiança é grande. Pesquisa divulgada nesta terça-feira (22) pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) - que representa grande parte do ensino superior particular do país - mostra que 62% dos entrevistados acreditam que a qualidade dessa modalidade não é bem avaliada no mercado de trabalho e 56% dizem que preferem o ensino presencial.
IDG Now

Opinião

Você sabe como funciona a Educação brasileira?

É geralmente na hora em que mais precisamos que nos damos conta da falta que faz saber como a Educação funciona no Brasil. Há problemas, por exemplo, que são complicados para a rede de ensino local resolver, porque dizem respeito às leis que foram propostas lá atrás, no nível federal, pelo Ministério da Educação (MEC). Da mesma maneira, não adianta reclamar da Presidência da República quanto à conduta equivocada de um inspetor da escola pública do seu filho, uma vez que isso é gerido pela rede municipal ou estadual.
Essas são amostras da complexa divisão de tarefas que impactam no dia a dia de todos nós que participamos, diretamente ou não, das escolas.
O Globo

A Educação que precisamos (e queremos)

Ir à escola é finalmente a realidade da maioria das crianças e jovens no Brasil. Demorou mais do que deveria ter demorado, mas conseguimos superar o patamar no qual apenas a elite do País ia para o Ensino Médio.
Todo esse potencial humano reunido, para quê? Por que ir à escola é tão importante? Para garantir um emprego? Seria então para ir à universidade? Para o Brasil ser melhor? Sim, tudo isso. E muito mais.
Uol

Outras do dia

MP determina arquivamento de representação contra curso da Unicamp sobre impeachment de Dilma

O Ministério Público, em Campinas (SP), determinou arquivamento de uma representação feita contra o curso livre "O Golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil", realizado pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp para discutir o impeachment da ex-presidente da República Dilma Rouseff (PT), em 2016. O conteúdo começou a ser ministrado em março.
G1