Sala de aula
Como estimular a imaginação pedagógica

Porvir
Alunos do ensino médio vivem dias de cientista em expedições no exterior

O Estado de São Paulo
Escola infantil portuguesa investe em liberdade e responsabilidade

Todos tinham como destino um prédio moderno no alto de um morro. Ali funciona a Escola Básica da Ponte e há 42 anos essa unidade da rede pública de ensino começou a chamar a atenção ao deixar de lado classes, carteiras e séries para adotar um modelo pedagógico centrado na autonomia dos alunos.
Folha de São Paulo
Gestão
A união faz a força: três vezes em que a cooperação fez bem à Educação
Trata-se de algo muito conhecido por todos nós. Em uma ida ao supermercado com a família, por exemplo, cada um pode ficar responsável por um tipo de alimento, assim a tarefa se torna mais rápida, além de evitar que se compre mais que o necessário. Em Educação, colaborar (do latim “trabalhar junto”) dessa maneira significa planejar iniciativas complementares entre as redes de ensino.Essa colaboração pode ser tanto horizontal – na mesma esfera de poder (trabalho conjunto entre municípios ou entre estados) – quanto vertical (quando uma esfera superior, como um estado, por exemplo, auxilia uma menor, como um município). Essa iniciativa pode envolver desde a troca de experiências até questões de investimento educacional, como redirecionar verbas para municípios mais pobres.
O Estado de São Paulo
Profissionais da Educação
Por que os professores particulares de São Paulo podem entrar em greve
Nexo
Inclusão
Erica Butow: A jovem que compartilha conhecimento para melhorar a educação

HuffPost
EAD
Governo vai fiscalizar oferta de curso a distância

O Estado de São Paulo
Um ano após MEC mudar regra, polos de ensino a distância aumentam 133%
O Estado de São PauloOpinião
Alfabetismo para inglês ver
O grau de alfabetismo medido pelo IBGE é meio inútil. Interessa pouco saber se alguém consegue escrever o próprio nome. Muitos conseguem escrever o nome, mas são incapazes de ler esse texto e se posicionar com relação a ele. São os chamados analfabetos funcionais.O Povo
O muro da educação: militantes de jaleco travestidos de professores
É evidente que estudantes estão sofrendo com o comportamento opressivo dos professores militantes e também com a ausência de uma abordagem justa a respeito de temas defendidos por conservadores e liberaisO marxismo opressor, vil e genocida ressurgiu travestido de fraternidade e benevolência. A ideologia que outrora era imposta pelo medo e pela violência, utiliza-se agora dos meios acadêmicos e culturais para incutir ideias paulatinamente, a partir de uma releitura de sua histórica interpretação dicotômica de mundo - que divide a humanidade entre oprimidos e opressores – separando, a partir deste momento, a sociedade entre "bons e maus", deixando exclusivamente a um lado do espectro todas as virtudes e a redenção, e a quem se opusesse à qualquer de seus preceitos, o ódio, em uma latente paródia bíblica da luta entre o bem e o mal.
Gazeta do Povo
A escola é espaço de reflexão
Para corresponder às expectativas construídas sobre a instituição escolar, sobretudo a pública, ao longo desse duro processo de consolidação da sociedade democrática, não se pode negar a pluralidade de ideias, as diferentes visões de mundo, as diversas identidades ou qualquer característica associada à legítima expressão humana ou ao livre pensamento. Na escola, todas essas manifestações precisam coexistir em uma perspectiva educativa.O Povo
Ideias infelizes na educação
Se quis inovar – pensando que só isso basta para acertar – ao admitir a possibilidade de dar dinheiro para as famílias escolherem o transporte escolar e a merenda para seus filhos, em vez do sistema atual em que esse serviço é fornecido pelo Estado, o secretário estadual de Educação, João Cury Neto, apenas conseguiu ser infeliz e desastrado, o que não é nada animador logo no início de sua ação à frente de um dos setores mais importantes da administração estadual. Não surpreende por isso as críticas que logo recebeu de vários especialistas.O Estado de São Paulo
Eventos
Curso online sobre metodologias ativas abre nova turma
No próximo dia 5 de junho tem início uma nova turma do curso online “Metodologias Ativas para a Educação Presencial, Blended e a Distância”, organizado pela Artesanato Educacional. O objetivo da iniciativa é capacitar os interessados a planejar e adotar metodologias que convidam estudantes a conduzir seu processo de aprendizagem e desenvolver autonomia.Educador João Mattar, que também é consultor e palestrante, promove atividades que vão tratar de ensino híbrido, sala de aula invertida, gamificação, dentre outras.
Porvir
Outras do dia
Ela aprendeu 35 idiomas para ensinar seus alunos; conversamos com a melhor professora do mundo
“Tudo é uma questão de ser altamente inclusivo, abraçar todas as culturas, crenças e ter um forte senso de comunidade”.É dessa forma que Andria Zafirakou, de 39 anos, professora britânica de educação artística, resume seu trabalho junto a uma escola em uma comunidade multicultural em Londres, que a levou a faturar o Global Teacher Prize de 2018, espécie de Prêmio Nobel da Educação.
Professora da Alperton Community School, em Brent, ao norte de Londres, o trabalho de Andria mudou a realidade de uma região que lidera os índices de assassinatos em toda a Inglaterra.
Gazeta do Povo