segunda-feira, 28 de maio de 2018

Notícias de Educação - 28/mai/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Como estimular a imaginação pedagógica

O que define uma aprendizagem poderosa em matemática? Para o professor e pesquisador Jack Dieckmann muito desse poder está associado às relações que criamos entre matemática e a vida cotidiana e a possibilidade de explorarmos essas relações. Jack trabalha na Escola de Educação da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e dirige pesquisas voltadas para as aplicações da neurociência no ensino da matemática.
Porvir

Alunos do ensino médio vivem dias de cientista em expedições no exterior

Desde 2015, a Wallacea no Brasil já acompanhou cerca de 160 estudantes de ensino médio, e neste ano o total de viajantes deve chegar a 200, de 15 escolas. Realizada nas férias, a atividade é opcional e tem um custo extra. A temporada na África do Sul, por exemplo, custa US$ 1,9 mil (cerca de R$ 6,9 mil) - sem contar passagens áreas.
O Estado de São Paulo

Escola infantil portuguesa investe em liberdade e responsabilidade

São Tomé de Negrelos, a 40 quilômetros do Porto, tem apenas 4.000 habitantes e poucas atrações. No último ano, contudo, a cidadezinha recebeu 1.593 visitantes: 883 de Portugal, 666 do Brasil, sem falar gente da Alemanha, Austrália, Espanha, Itália, Moçambique, Noruega e Reino Unido.
Todos tinham como destino um prédio moderno no alto de um morro. Ali funciona a Escola Básica da Ponte e há 42 anos essa unidade da rede pública de ensino começou a chamar a atenção ao deixar de lado classes, carteiras e séries para adotar um modelo pedagógico centrado na autonomia dos alunos.
Folha de São Paulo

Gestão

A união faz a força: três vezes em que a cooperação fez bem à Educação

Trata-se de algo muito conhecido por todos nós. Em uma ida ao supermercado com a família, por exemplo, cada um pode ficar responsável por um tipo de alimento, assim a tarefa se torna mais rápida, além de evitar que se compre mais que o necessário. Em Educação, colaborar (do latim “trabalhar junto”) dessa maneira significa planejar iniciativas complementares entre as redes de ensino.
Essa colaboração pode ser tanto horizontal – na mesma esfera de poder (trabalho conjunto entre municípios ou entre estados) – quanto vertical (quando uma esfera superior, como um estado, por exemplo, auxilia uma menor, como um município). Essa iniciativa pode envolver desde a troca de experiências até questões de investimento educacional, como redirecionar verbas para municípios mais pobres.
O Estado de São Paulo

Profissionais da Educação

Por que os professores particulares de São Paulo podem entrar em greve

Em disputa estão uma série de direitos adquiridos pela categoria que, com a aprovação da reforma trabalhista em 2017, podem ser revisados de acordo com uma proposta do sindicato patronal, que fala em nome das escolas da rede particular paulista.
Nexo

Inclusão

Erica Butow: A jovem que compartilha conhecimento para melhorar a educação

Ela viu de perto o poder de transformação que a educação pode ter na vida das pessoas e focava nisso. Tinha prazer em ser a melhor aluna da escola, conseguia bolsas de estudo, se dedicava a aprender e descobrir tudo de novo que os estudos podiam lhe passar. "Eu queria ter a liberdade de escolher. Minha visão de educação é essa... poder escolher o que você quer fazer e saber como escolher, ter o conhecimento para isso e estar empoderado para escolher". Foi o que ela fez. Em 2016, por escolha, criou a ONG Ensina Brasil para possibilitar que, no futuro, outras pessoas possam fazer o mesmo.
HuffPost

EAD

Governo vai fiscalizar oferta de curso a distância

O Ministério da Educação (MEC) pretende, até o fim deste ano, implementar um programa de monitoramento de cursos superiores no Brasil, entre eles os de ensino a distância. A falta de fiscalização dessas instituições preocupa especialistas da área, que temem pela queda na qualidade e veem a permissão para criação de polos como uma estratégia para atender à pressão do mercado e melhorar indicadores do ensino superior no País.
O Estado de São Paulo

Um ano após MEC mudar regra, polos de ensino a distância aumentam 133%

O Estado de São Paulo

Opinião

Alfabetismo para inglês ver

O grau de alfabetismo medido pelo IBGE é meio inútil. Interessa pouco saber se alguém consegue escrever o próprio nome. Muitos conseguem escrever o nome, mas são incapazes de ler esse texto e se posicionar com relação a ele. São os chamados analfabetos funcionais.
O Povo

O muro da educação: militantes de jaleco travestidos de professores

É evidente que estudantes estão sofrendo com o comportamento opressivo dos professores militantes e também com a ausência de uma abordagem justa a respeito de temas defendidos por conservadores e liberais
O marxismo opressor, vil e genocida ressurgiu travestido de fraternidade e benevolência. A ideologia que outrora era imposta pelo medo e pela violência, utiliza-se agora dos meios acadêmicos e culturais para incutir ideias paulatinamente, a partir de uma releitura de sua histórica interpretação dicotômica de mundo - que divide a humanidade entre oprimidos e opressores – separando, a partir deste momento, a sociedade entre "bons e maus", deixando exclusivamente a um lado do espectro todas as virtudes e a redenção, e a quem se opusesse à qualquer de seus preceitos, o ódio, em uma latente paródia bíblica da luta entre o bem e o mal.
Gazeta do Povo

A escola é espaço de reflexão

Para corresponder às expectativas construídas sobre a instituição escolar, sobretudo a pública, ao longo desse duro processo de consolidação da sociedade democrática, não se pode negar a pluralidade de ideias, as diferentes visões de mundo, as diversas identidades ou qualquer característica associada à legítima expressão humana ou ao livre pensamento. Na escola, todas essas manifestações precisam coexistir em uma perspectiva educativa.
O Povo

Ideias infelizes na educação

Se quis inovar – pensando que só isso basta para acertar – ao admitir a possibilidade de dar dinheiro para as famílias escolherem o transporte escolar e a merenda para seus filhos, em vez do sistema atual em que esse serviço é fornecido pelo Estado, o secretário estadual de Educação, João Cury Neto, apenas conseguiu ser infeliz e desastrado, o que não é nada animador logo no início de sua ação à frente de um dos setores mais importantes da administração estadual. Não surpreende por isso as críticas que logo recebeu de vários especialistas.
O Estado de São Paulo

Eventos

Curso online sobre metodologias ativas abre nova turma

No próximo dia 5 de junho tem início uma nova turma do curso online “Metodologias Ativas para a Educação Presencial, Blended e a Distância”, organizado pela Artesanato Educacional. O objetivo da iniciativa é capacitar os interessados a planejar e adotar metodologias que convidam estudantes a conduzir seu processo de aprendizagem e desenvolver autonomia.
Educador João Mattar, que também é consultor e palestrante, promove atividades que vão tratar de ensino híbrido, sala de aula invertida, gamificação, dentre outras.
Porvir

Outras do dia

Ela aprendeu 35 idiomas para ensinar seus alunos; conversamos com a melhor professora do mundo

“Tudo é uma questão de ser altamente inclusivo, abraçar todas as culturas, crenças e ter um forte senso de comunidade”.
É dessa forma que Andria Zafirakou, de 39 anos, professora britânica de educação artística, resume seu trabalho junto a uma escola em uma comunidade multicultural em Londres, que a levou a faturar o Global Teacher Prize de 2018, espécie de Prêmio Nobel da Educação.
Professora da Alperton Community School, em Brent, ao norte de Londres, o trabalho de Andria mudou a realidade de uma região que lidera os índices de assassinatos em toda a Inglaterra.
Gazeta do Povo