sexta-feira, 25 de maio de 2018

Notícias de Educação - 25/mai/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Plataforma ensina conteúdos de empreendedorismo para alunos do ensino médio

Com atividades gamificadas, aulas e animações, ‘Eu empreendo’ leva o aprendizado de habilidades pessoais e profissionais para as escolas
Oito em cada dez brasileiros desejam ter um negócio próprio nos próximos cinco anos, de acordo com o estudo Amway Global Entrepreneurship Report, realizado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. No entanto, as estimativas nacionais mostram que nem todas as pequenas e médias empresas sobrevivem: 25% delas fecham suas portas com apenas dois anos de atividade. Como uma tentativa para mudar esse cenário, o empreendedor Alexandre Henrique desenvolveu a plataforma de educação a distância Eu Empreendo, que leva conteúdos de empreendedorismo, inovação, marketing e finanças para alunos de ensino médio de todo o país.
Porvir

O que uma série pode ensinar às escolas sobre bullying e suicídio

Os novos episódios de "13 reasons why" incentivam a discussão do que cabe à escola nessas situações e a importância da conscientização de temas sensíveis
A necessidade de discutir mais abertamente temas como bullying e suicídio já vinha de algum tempo. Em 2016, antes do lançamento da série, a Organização das Nações Unidas (ONU) fez um levantamento com 100 mil crianças e jovens de 18 países que evidencia a frequência do problema: no Brasil, 43% dos entrevistados revelaram ter sofrido bullying.
(...) Um questionamento circula a série e tem impacto nas escolas que têm registro de casos de bullying: de quem é a culpa? Cabe apenas à escola perceber os sinais? A resposta talvez seja mais complexa do que apontar o dedo e fazer malabarismos com papeis totalmente delineados entre escola, amigos e família. A certeza é que o estímulo à discussão e conscientização sobre o problema são mais do que necessários, sempre.
Nova Escola

Esther Wojcicki: contra fake news, saída é ensinar jornalismo nas escolas

Para professora e fundadora do Media Arts Center Palo Alto, escolas ainda ensinam habilidades para o século passado. Na luta contra fake news, saída é ensinar jornalismo enquanto disciplina
IDG Now

Gestão

6 lições que podemos aprender com as escolas militares

Apesar de muitos educadores – e estudantes – torcerem o nariz para a disciplina rígida das escolas de orientação militar, o bom desempenho em avaliações nacionais e o ambiente acadêmico com foco na formação completa do estudante tornam essas escolas verdadeiras ilhas de excelência em meio à educação pública brasileira.
Gazeta do Povo

Municípios pedem reajuste anual de valores repassados pela União para merenda escolar

Representante da Confederação Nacional dos Municípios, Mariza Abreu defendeu nesta quinta-feira (24) que a lei garanta reajuste anual dos valores repassados pela União aos municípios para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
Câmara

Inclusão

ONG quer R$ 30 mi para pagar educação de jovens em escolas privadas

Depois de vender a GPS, uma das maiores gestoras de fortunas do país, para o banco suíço Julius Baer, José Eduardo Martins criou o Instituto Sol, ONG que financia a educação de adolescentes e jovens carentes em escolas privadas. Neste ano, o instituto resolveu criar um fundo de endowment para manter suas atividades. O objetivo é captar 30 milhões de reais em dois anos e usar o rendimento desses recursos para pagar os custos do programa social.
Exame

Leis e políticas

Ministros do STF divergem sobre idade de ingresso de criança no ensino fundamental

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomará na próxima quarta-feira, 30, o julgamento de uma ação que pode pôr fim à polêmica sobre a idade mínima para o ingresso de crianças no ensino fundamental. Até aqui, dois ministros defenderam a matrícula de crianças que completem 6 anos de idade em qualquer momento do ano da matrícula.
O Estado de São Paulo

Entidades vão apresentar demandas da educação para candidatos

Mais de 4 mil professores, reitores, pesquisadores, estudantes e integrantes de movimentos sociais reúnem-se a partir de hoje (24) em Belo Horizonte na Conferência Nacional Popular de Educação (Conape), organizada por mais de 30 entidades da sociedade civil. A intenção é consolidar um documento com demandas para a educação que serão levadas aos candidatos nas eleições de outubro.
EBC

Politicagem eleitoral, partidária e afins

Alckmin apresenta equipe de educação e cita meta de elevar 1% do PIB

O pré-candidato à Presidência da República Geraldo Alckmin (PSDB) apresentou nesta quinta-feira, 24, a equipe que irá formular seu plano de governo na área da educação. O tucano chamou Maria Helena Guimarães de Castro, que deixou a secretaria executiva do Ministério da Educação no início do mês, para coordenar o programa no setor. Também integram o grupo o ex-secretário de educação do Rio de Janeiro na gestão Sérgio Cabral, Wilson Risolia, e a empresária Ana Maria Diniz, uma das fundadoras do movimento Todos Pela Educação.
O Estado de São Paulo

Opinião

Nossa juventude está emocionalmente doente

Vários dados comprovam essa triste e preocupante realidade: os jovens hoje são mais deprimidos, ansiosos e propensos a pensamentos suicidas do que os de outras épocas.
Mas por quê? Não deveria ser o contrário, se é na juventude que o nosso otimismo e nossa vontade de fazer e acontecer atinge seu apogeu? Qual a razão de tanta melancolia, se os jovens de hoje, que cresceram no embalo da revolução tecnológica, de maneira geral dispõem de mais recursos, acesso ao conhecimento, possibilidades e oportunidades para construir o próprio futuro do que seus pais e avós?
Para os psicólogos ingleses Thomas Curran and Andrew Hill, a resposta para essa questão pode estar no perfeccionismo.
O Estado de São Paulo

Ensino Superior

Em meio à greve, Unicamp cria simulador para expor finanças da instituição: 'Brincar com os números'

Em meio à greve de funcionários técnico-administrativos, que começou na terça-feira (22), a Unicamp publicou no site oficial um simulador para expor com maior clareza as finanças da instituição. O aplicativo possibilita testar como reajustes e aumentos impactam diretamente no orçamento e no déficit da universidade. A intenção é trazer, com dados reais, maior conhecimento aos docentes e alunos sobre o fluxo de caixa. A tecnologia foi disponibilizada na quarta-feira (23).
G1

Outras do dia

Paralisação de caminhoneiros afeta aulas em escolas e universidades

Escolas e universidades são afetadas pela greve dos caminhoneiros, que chega nesta quinta-feira (24) ao quarto dia. Isto porque a falta de combustível está levando à redução da circulação tanto de ônibus escolares, quanto de transporte público, dificultando a chegada de estudantes, professores e funcionários aos estabelecimentos.
R7