quinta-feira, 7 de junho de 2018

Notícias de Educação - 07/jun/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Democracia também se aprende na escola. E esta é uma tarefa urgente

Jovens entre 16 e 24 anos são os que menos sabem quais são os seus direitos e deveres, a importância do Estado de Direito e da cultura democrática. É possível ensiná-los?
Embora esteja longe do ideal democrática que as pessoas se tornem todas especialistas dedicadas em tempo integral à política, um desconhecimento sobre o funcionamento básico das instituições e dos processos cívicos reduz a habilidade dos cidadãos em participar das decisões coletivas. Quando os cidadãos sabem encaixar seus interesses nos procedimentos de um sistema político complexo – ou seja, quando conhecem as “regras do jogo” – isso tende a reduzir a apatia ou o sentimento de revolta contra as instituições formais.
Iniciativas educacionais que busquem conscientizar os jovens sobre sua atuação política devem partir, em primeiro lugar, de um ensinamento sobre os direitos e deveres
Gazeta do Povo

Alunos pintam telas para se manifestar sobre temas da atualidade

Quantas vezes entramos em um museu e nos perguntamos como uma certa obra foi feita, pensada ou concebida? O que se passou na cuca do autor ou ainda o que ele quis dizer com aquele quadro? Com aquele vitral? Com aquela escultura? A escola prepara para vida e a arte é uma instância da vida. O projeto Vernissage vem com esse propósito: despertar a sensibilidade artística dos alunos do fundamental 1 e 2.
Porvir

Gestão

Especialista recomenda oferta de café da manhã e uma hora diária de atividade física nas escolas

A introdução do café da manhã nas escolas diminui as faltas e melhora o desempenho das crianças. A atividade física incrementa o desempenho em matemática e leitura. E isso é passado de uma geração para a outra. Se a mãe pratica atividade fisica, a criança tende a nascer com melhores condições de aprendizagem, segundo Louzada.
Câmara

Professores municipais vão fazer curso para aprender onde abrigar alunos durante tiroteios

A prefeitura do Rio, que havia prometido, no ano passado, “blindar” com uma argamassa especial escolas em áreas de risco, acabou tomando uma medida mais concreta: resolveu ampliar o treinamento de segurança que já oferece, em parceria com a Cruz Vermelha, em colégios de regiões conflagradas. A Secretaria municipal de Educação decidiu que os profissionais de suas 1.537 unidades vão às salas de aula para aprender a lidar com a violência que assola a cidade.
O Globo

Profissionais da Educação

SP: Escolas e professores da rede privada chegam a acordo para manter convenção por um ano

Professores e donos de escolas particulares de São Paulo aprovaram nesta quarta-feira, 6, a proposta de manter a convenção coletiva da categoria inalterada por mais um ano. Há mais de três meses estava em discussão possíveis alterações que reduziriam o recesso escolar no fim do ano e o número de bolsas de estudos para os filhos de docentes.
O Estado de São Paulo

Profissionais protestam por três dias e cobram reajuste e progressões para educação em Macapá

Sindicato informou que período do ato pode ser prorrogado caso não sejam recebidos pela prefeitura.
Um grupo de profissionais da rede municipal de educação fechou parcialmente a Avenida FAB, no centro da capital, em protesto. Professores, merendeiros e serventes cobram, principalmente, reajuste e progressões. A paralisação de atividades deve durar três dias.
G1

Professores da educação infantil de BH decidem pela continuidade da greve

A principal reivindicação dos professores é a equiparação da carreira de professor da rede infantil com a dos profissionais do ensino fundamental. Eles alegam que esta foi uma promessa feita pelo prefeito Alexandre Kalil (PHS) durante a campanha eleitoral.
BHAZ

Professores de Umeis pedem ajuda ao Ministério Público para retomar negociações com Kalil

Hoje em Dia

Inclusão

Comissão aprova método de ensino diferenciado para os jovens do meio rural

A Comissão de Educação (CE) aprovou nesta terça-feira (5) o parecer favorável ao projeto (PLC 184/2017) que inclui a Pedagogia da Alternância na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - Lei 9.394), como uma das metodologias a serem adotadas pelas escolas em áreas rurais.
Senado

Leis e políticas

Projeto prioriza identificação de problemas visuais e auditivos em estudantes

Programas de assistência à saúde de alunos, como o Saúde na Escola, devem priorizar a identificação e correção de problemas visuais e auditivos, com acesso aos recursos necessários. É o que prevê projeto aprovado nesta quarta-feira (6) pelo Plenário do Senado. O PLC 104/2015 ainda terá de passar por turno suplementar de votação.
Senado

Estatística, pesquisas e estudos

USP sobe 3 posições em ranking é a 118ª melhor universidade do mundo; Unicamp sai do top 200

A Universidade de São Paulo (USP) subiu de 121º para 118º lugar no QS World University Rankings, lista anual com as 4.500 melhores instituições de ensino superior do mundo, organizada por analistas globais. Foi a melhor posição já ocupada pela USP desde que a pesquisa foi criada, há 15 anos.
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por outro lado, saiu do top 200. O ranking completo, divulgado nesta quarta-feira (6), pode ser consultado no site www.TopUniversities.com.
G1

Opinião

O regime de colaboração na educação

Trabalhar de forma colaborativa, em equipe, na busca de soluções para resolver problemas reais em diversos campos do conhecimento, é uma das competências esperadas de um profissional do século XXI. Por consequência, também se espera que o modelo de gestão de governos, nas suas diferentes esferas administrativas, opere segundo um paradigma de colaboração, o chamado trabalho em rede, no qual se constituem networkings especialmente para solucionar problemas complexos e multifacetados, como a recuperação de comunidades vitimadas pela droga e o desempenho educacional insatisfatório. Tais problemas demandam cada vez mais o emprego de modelos mais flexíveis, colaborativos e criativos. É por essa razão que a constituição de redes vem ganhando gradualmente mais espaço na gestão das políticas públicas.
IstoÉ

Ensino Superior

Existe algo tóxico no mundo da pós-graduação. Mestres e doutores que se cuidem

Existe uma “crise de saúde mental”, em escala global, afetando estudantes de mestrado e doutorado? Um trabalho publicado em março, no periódico Nature Biotechnology, sugere que sim. Com base em respostas dadas por mais de 2 mil estudantes, de 26 países, a questionários disponibilizados em redes sociais e enviados por e-mail, os autores concluem que os estudantes de pós-graduação têm seis vezes mais chance de sofrer de ansiedade e depressão do que a população em geral.
Gazeta do Povo

Instituições de educação superior oferecerão mais de 57 mil vagas pelas notas do Enem

Estudantes interessados em ingressar no ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no qual as instituições públicas oferecem vagas de acordo com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já podem conferir a distribuição das 57.271 vagas disponíveis nos cursos, referentes ao segundo semestre de 2018.
Nesta edição, 68 instituições de ensino superior vão oferecer as oportunidades, sendo oito públicas estaduais – um centro universitário e sete universidades –, uma faculdade pública municipal e 59 públicas federais, com dois centros de educação tecnológica, 27 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e 30 universidades.
MEC

Fies vai voltar a atender cursos com mensalidade de até R$ 7 mil, anuncia MEC

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) voltou a aumentar o limite máximo do valor de mensalidades para estudantes poderem fechar um contrato de financiamento, segundo anunciou nesta quarta-feira (6) o ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva. Em entrevista a jornalistas em Brasília, ele divulgou as mudanças aprovadas na reunião desta terça (5) pelo Comitê Gestor do Fies, composto por representantes de vários ministérios.
G1

MEC anuncia 50% de financiamento mínimo de curso e amplia teto semestral do Novo Fies

MEC

Eventos

Monitoramento de metas do PNE terá apresentação em seminário

A situação atual de cada uma das 20 metas do Plano Nacional de Educação (PNE) será apresentada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nesta quinta-feira, 7 de junho, para gestores públicos da educação, órgãos de controle e entidades ligadas ao Fórum Nacional de Educação. O Seminário de Apresentação do Relatório do 2º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação 2018 será realizado das 9h às 17h30 na sede do Inep, em Brasília (DF). Todos os interessados poderão acompanhar a transmissão ao vivo pelo Portal ou Facebook do Inep.
MEC

Outras do dia

PF indicia 28 pessoas por desvio de recursos da pesquisa na UFRGS

A Polícia Federal concluiu o inquérito da Operação PhD, deflagrada em dezembro de 2016 para investigar desvio de recursos de programas federais de incentivo à pesquisa, especialmente do Projeto SUS Educador. Foram indiciados 28 investigados por estelionato, associação criminosa, falsidade ideológica e inserção de dados falsos em sistemas de informação, de acordo com a participação individual na fraude.
R7