sexta-feira, 8 de junho de 2018

Notícias de Educação - 08/mai/2018

Clipping Focando Educação

Destaque: BALANÇO DA PNE

Estudo do MEC mostra que só uma das 20 metas de educação do país saiu do papel

O Plano Nacional de Educação (PNE), que entrou em vigor em 2014, foi uma das conquistas mais celebradas na área educacional. Mas, quatro anos após sua implementação, o Brasil não tem muito o que comemorar. Um balanço do cumprimento da lei, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quinta-feira, revela que, levando em conta metas com indicadores precisos, até o momento, apenas um de todos os 20 objetivos previstos foi cumprido integralmente.
O Globo

Ao menos 16 das 20 metas do Plano Nacional de Educação estão estagnadas

O Estado de São Paulo

Plano Nacional de Educação tem uma meta alcançada em 20 e risco de estagnação e descumprimento, diz relatório

G1

Maioria das metas do Plano Nacional de Educação não evoluiu

Terra

80% das metas do Plano Nacional de Educação estão estagnadas

Gazeta do Povo

Professores têm salário 25% menor que outros profissionais

Professores de escolas públicas ganham, em média, 74,8% do que ganham profissionais assalariados de outras áreas, ou seja, cerca de 25% a menos, de acordo com o relatório do 2º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação (PNE). Divulgado nesta quinta-feira (7) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o relatório mostra que essa porcentagem subiu desde 2002 quando era 65,2%.
Terra

Sala de aula

Todo mundo precisa de feedback

O feedback é um ingrediente indispensável para fazer a engrenagem do aprendizado girar. Como demonstrou o pesquisador australiano John Hattie em seu estudo seminal, Visible Learning, o feedback é um dos fatores com maior impacto no desempenho dos estudantes entre 138 fatores analisados.
O Estado de São Paulo

Gestão

MEC anuncia secretário executivo e secretária de Educação Básica

O ministro Rossieli Soares anunciou, na tarde desta quinta-feira, 7, os nomes de Haroldo Correia Rocha, para a Secretaria Executiva, e de Katia Smole, para a Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação. Ambos são técnicos com vasta experiência na gestão educacional.
MEC

Profissionais da Educação

Servidores de universidades paulistas decidem manter greve

A reunião do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) com o Fórum das Seis - que reúne representantes das entidades de servidores, professores e estudantes - terminou sem acordo hoje (7). O conselho manteve a proposta de reajuste de 1,5%, já os servidores e professores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp) pedem reajuste de 12,6% para repor perdas acumuladas desde 2014. A próxima reunião foi agendada para o dia 13 de junho.
Uol

Leis e políticas

A Educação Básica precisa de mais investimento, melhor gestão e redistribuição dos recursos

Durante o mês de junho, a Câmara dos Deputados receberá representantes do Governo Federal para discutir a possibilidade de ampliação do financiamento da Educação Básica Pública, em meio aos debates sobre mudanças constitucionais no Fundeb. Será um momento de importantes definições que poderão impactar, no futuro próximo, desde os salários dos professores brasileiros até a qualidade das nossas salas de aula.
O Estado de São Paulo

Quanto custa uma Educação de qualidade por aluno?

Em 2014, o Brasil aprovou o Plano Nacional de Educação (PNE). O documento define as diretrizes para as políticas educacionais da próxima década a partir de 20 metas que se desdobram em 254 estratégias que visam garantir o acesso à Educação de qualidade. Entre elas está garantir um valor mínimo de recursos a serem investidos por aluno em cada etapa e modalidade da Educação Básica pública. O indicador é chamado de Custo Aluno-Qualidade inicial (CAQi).
Nova Escola

Técnico e Profissionalizante / Executiva

A revolução da educação executiva

Escolas de negócio tradicionais viram seus currículos do avesso para se manter relevantes em um mundo onde já é possível aprender (quase) tudo pela internet. Enquanto isso, as nascidas na era digital crescem e multiplicam seus lucros – e discípulos. Aonde vai dar a nova corrida pelo conhecimento
Época Negócios

Ensino Superior

Inadimplência do Fies dobra desde 2014, e 41% não pagam as parcelas há mais de três meses

Depois de um período de crescimento desenfreado de novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), de 2011 a 2014, o Ministério da Educação lida agora com um aumento contínuo da inadimplência dos ex-estudantes. Dados obtidos com exclusividade pelo G1 por meio da Lei de Acesso à Informação mostram que a taxa de inadimplência dobrou de 18,9%, entre dezembro de 2014, para 41% em março de 2018, período mais recente das informações repassadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
G1

Sete meses após aprovação, governo ainda não definiu regras para programa de renegociação de dívidas do Fies

G1