quinta-feira, 14 de junho de 2018

Notícias de Educação - 14/jun/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

O que motiva os jovens a se esforçarem na escola?

A Economia Comportamental é oportunidade para compreender o papel dos estudantes como sujeitos de seu desenvolvimento escolar
Por meio de experimentos sociais, a Economia Comportamental tem demonstrado as dificuldades que os indivíduos têm na tomada de decisões que envolvem investimentos no futuro versus o consumo ou os gastos no presente, em especial os jovens. Em Educação, não é difícil concordar com a assertiva de que os jovens, em sua maioria, têm dificuldades em estabelecer os custos imediatos versus os benefícios de longo prazo dos investimentos em conhecimento.
Nova Escola

Alunos usam realidade virtual para fazer tour pela Copa do Mundo na Rússia

Com apoio da professora de educação física, turma do ensino médio desenvolveu feira de realidade virtual em colégio estadual de Curitiba
Porvir

Superdotação é uma deficiência?

A superdotação é uma deficiência? A pergunta não pode ser facilmente respondida. Isso porque a superdotação é vista na maioria das vezes como uma habilidade e não como uma dificuldade.
Porém, há casos em que a superdotação provoca obstáculos na vida da pessoa, principalmente na fase da infância quando a personalidade e interação social começam a se desenvolver.
Estudo Prático

Profissionais da Educação

Os melhores professores precisam ser atraídos para as escolas mais desafiadoras

Professor, imagine que você, com seu bom currículo e uma vasta experiência em Educação, no dia de assumir seu cargo na rede de ensino, tem duas opções: uma escola com boa infraestrutura, bem localizada, bons índices nos exames e alunos de classe socioeconômica elevada e um salário razoável ou uma segunda escola mais distante do centro, com problemas de infraestrutura, resultados ruins, alunos mais pobres, mas que paga um salário melhor. Qual seria a sua escolha?
Para os especialistas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o mais adequado para garantir um sistema de ensino com equidade é levar os melhores professores para as escolas mais vulneráveis.
Nova Escola

Pobres precisam de professores melhores. Mas quem quer essa carreira?

A presença de um professor talentoso faz mais diferença para crianças socialmente vulneráveis do que para alunos em melhores condições econômicas e culturais. O problema é que os profissionais talentosos não querem ser professores ou estão nas escolas de classes abastadas. Como mudar esse quadro?
Gazeta do Povo

Cruesp mantém reajuste de 1,5% para universidades paulistas

O Cruesp (Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas) manteve a proposta de reajuste salarial de 1,5% para os servidores da USP, Unesp e Unicamp. Uma reunião sobre o assunto foi realizada no fim da tarde desta quarta-feira, 13. Durante o encontro o Cruesp alegou reconhecer "a importância da recomposição do poder de compra dos salários em face de defasagens". Por isso, manteve o compromisso de reavaliar a "situação orçamentário-financeira das universidades ao longo do segundo semestre".
Terra

Estatística, pesquisas e estudos

A recessão prossegue para os trabalhadores pouco escolarizados

A taxa de desemprego dos profissionais sem instrução e com ensino fundamental completo saltou cerca de 120% entre o fim de 2014 e o início de 2017, quando a desocupação atingiu seu ápice no país. Entre os trabalhadores com ensino médio e superior completos, o aumento foi de 108%.
Folha de São Paulo

Ensino Superior

Após mudanças no currículo, Poli-USP vê alunos mais motivados

Cinco anos após mudar o currículo de suas graduações para que se tornassem mais flexíveis, a Comissão de Graduação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) - uma das mais tradicionais de Engenharia do país - avalia que a motivação dos alunos aumentou. A alteração permitiu que o estudante que o estudante possa cursar matérias de outras áreas e até de fora da Engenharia.
Uol

Aluno pode renegociar dívida com instituição para não perder renovação do Fies

Uma resolução publicada nesta quarta-feira (13) pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) permite que os estudantes beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) que estiverem devendo às instituições de ensino nas quais estão matriculados possam negociar o parcelamento da dívida em até 18 meses.
iG

Eventos

A Educação Infantil e a BNCC

O tema da videoconferência da plataforma Conviva Educação transmitida no dia 29 de maio foi a Educação Infantil na BNCC. Carolina Velho, coordenadora geral de Educação Infantil do Ministério da Educação (MEC), e Joana Saraiva, da comunicação da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), falaram sobre especificidades do atendimento nas escolas para as crianças de até 5 anos, detalharam como as secretarias de Educação devem elaborar seus currículos e de que forma as instituições de ensino precisam preparar seus projetos pedagógicos. O vídeo na íntegra pode ser assistido neste link. Veja os principais pontos da discussão.
O Estado de São Paulo