quarta-feira, 13 de junho de 2018

Notícias de Educação - 13/jun/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Neurociência mostra como empatia muda relações na sala de aula e na sociedade

Neurocientistas descobriram que a empatia é influenciada em parte pela genética. Mas, se você tem dificuldades em sentir empatia, isso pode ser aprendido ou treinado.
Então, leia livros, medite, caminhe na natureza, dance, estude música e observe as pessoas ao seu redor para treinar sua empatia. Assim, incluindo essas atividades diferenciadas em suas práticas, educadores podem ensinar mais do que conteúdos lógico matemáticos, biológicos ou linguísticos para as crianças e adultos. Pode-se treinar a capacidade de ser empático e transformar a sociedade.
Porvir

Em clima de Copa, escolas fazem atividades com história da Rússia, álbum de figurinhas e campeonato de futsal

Falta pouco para o início da Copa do Mundo na Rússia – a abertura será nesta quinta-feira (14). Mas, antes mesmo de a competição começar, o clima já contagiou as escolas. O G1 ouviu três colégios particulares paulistas para saber como ele usam o Mundial como tema nas atividades pedagógicas. Veja algumas das ideias colocadas em prática
G1

Gestão

'Gestão educacional não é para amador, tem brigas para comprar'

Qual é o poder efetivo de um gestor no sistema educacional brasileiro, a capacidade de adotar políticas que sejam incorporadas de fato ao cotidiano das escolas? E, do ponto de vista de quem passou por essa experiência, quais são os desafios dos governantes que serão eleitos este ano?
Cláudia Costin fala dos aprendizados que teve na sua gestão, como o processo que a levou a praticamente acabar com a progressão continuada na rede. Para ela, o maior desafio a ser enfrentado pelos gestores da educação do País – em um momento de limitação de recursos – está relacionado ao professor.
Jeduca

Professores da Educação Básica: ter um bom técnico é preciso

Todo time campeão começa com um bom técnico. É ele quem vai montar a equipe e selecionar os melhores jogadores, o esquema tático mais ofensivo para cada jogo, a rotina de treinos e de concentração para que o resultado final – a taça – seja alcançado. Com a Educação, não deveria ser diferente. Os cidadãos precisam exigir que uma boa equipe técnica seja formada para dirigir a estratégia educacional da Nação. E se queremos os melhores jogadores no nosso time, é por meio de políticas docentes eficazes que isso será alcançado. É assim que os países campeões em Educação fazem!
O Globo

Esquema Tático da Educação: qual é a estratégia que o Brasil precisa adotar para virar o jogo

Em ano de Copa, conversas sobre os esquemas táticos das equipes de futebol, ou seja, a maneira como os times se organizam em campo, acontecem com certa frequência. E todo mundo sabe que a seleção que quiser vencer o Campeonato Mundial, além do preparo físico e psicológico do time, precisará também estar de olho na articulação dentro de campo. Seja uma seleção que defende mais (como a Itália de 2006) ou uma mais ofensiva (como a Alemanha do 7x1), colaboração e visão de jogo são fundamentais para ganhar cada uma das partidas. E quando falamos em Educação do País, o conceito não é diferente - todo mundo tem de entrar em campo sabendo sua função e de que maneira poderá colaborar uns com os outros.
Todos pela Educação

Profissionais da Educação

MG: Professores da educação infantil suspendem greve por um dia para ouvir proposta da prefeitura

Após 51 dias de greve, os professores da rede municipal de ensino infantil decidiram na tarde desta terça-feira (12) suspender o movimento grevista por um dia. A ideia é dar uma chance ao prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), para que ele apresente uma nova proposta às reivindicações dos profissionais. Na quarta-feira (13), as aulas acontecerão normalmente nas Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis), mas na quinta acontecerá uma nova paralisação para que os professores decidam se aceitam ou não a proposta do executivo municipal.
Hoje emn Dia

Leis e políticas

Para Fazenda e Planejamento, problema do Fundeb está na má gestão, não na falta de recursos

Representantes dos ministérios da Fazenda e do Planejamento são contrários ao aumento do aporte de recursos por parte da União para o Fundeb. Segundo eles, o maior problema do fundo que financia a educação básica não é a falta de recursos e, sim, a má gestão.
Câmara

Estatística, pesquisas e estudos

Miopia: estudar demais pode desencadear a doença, revela pesquisa

Segundo os cientistas, o início precoce dos estudos estimula mais rápido o distúrbio
Quanto mais uma pessoa estudar, maior será a necessidade de usar óculos, aponta estudo publicado no periódico British Medical Journal (BMJ). De acordo com a BBC, o artigo encontrou uma conexão entre o gene da miopia e os genes responsáveis pela predisposição para estudar.
Veja

Opinião

É preciso focar mais competências do que conteúdo específico

O mundo todo está mudando, tudo está muito mais rápido e conectado. O ensino precisa ser muito mais calcado nas competências que queremos desenvolver do que nos conteúdos específicos e habilidades técnicas que os alunos devem saber. Estamos em uma fase de amadurecer e pensar: quais são essas competências, como desenvolvê-las, como pensar o currículo nessa abordagem? Buscamos uma forma de qualificar o indivíduo para colocar os conhecimentos em prática.
O Estado de São Paulo

Qual o papel do agente na educação inclusiva?

A educação inclusiva oferece recursos da educação especial dentro da escola regular tornando-a um ambiente para todos. Educação inclusiva significa - portanto - acolher todas as crianças em um mesmo contexto escolar.
Esse método de educação não implica em negar as dificuldades dos alunos. As diferenças não são tratadas como problemas.
Carta Capital

Ensino Superior

Conselho Nacional de Educação quer currículo mais flexível para cursos de Engenharia

O Conselho Nacional de Educação (CNE) vai mudar as diretrizes curriculares das graduações de Engenharia do País, com o objetivo de tornar os cursos mais atrativos. A proposta é que a carreira – em que metade dos ingressantes abandona a faculdade antes de se formar – tenha maior número de atividades práticas, organização mais flexível, interdisciplinar e focada em inovação.
O Estado de São Paulo

Cursos de engenharia terão novas diretrizes curriculares em julho

EBC

Em menos de 24 horas, número de candidatos inscritos no Sisu supera os 208 mil

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) contava com 208.634 candidatos, desde a abertura das inscrições, à zero hora desta terça-feira, 12, até as 19 horas do mesmo dia. O Sisu é um sistema informatizado criado pelo Ministério da Educação, no qual as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Como o sistema permite mais de uma opção por candidato, já foram realizadas 398.702 inscrições.
MEC

Outras do dia

Justiça obriga Estado a nomear professora obesa para aulas de educação física

O Tribunal de Justiça de São Paulo manteve sentença de primeiro grau que obriga a Fazenda Pública do Estado a garantir a nomeação e posse de uma candidata à professora de educação básica aprovada em concurso público para o cargo. Ela havia sido considerada inapta a exercer a função em razão de obesidade mórbida grau 3 e hipertensão arterial.
O Estado de São Paulo