terça-feira, 26 de junho de 2018

Notícias de Educação - 26/jun/2018

Clipping Focando Educação

Nossa palavra

Educação e escolarização: confusão entre conceitos

Educação significa guiar, instruir, conduzir; escolarização é o ato ou efeito de escolarizar. A escola, sim, faz parte da educação. Ela reforça a educação parental.
Focando Educação

Sala de aula

Os reflexos do supercontrole maternal na criança, segundo este estudo

A intenção pode ser das melhores, mas interferência excessiva na vida dos filhos pode limitar importantes habilidades de controle emocional. E isso pode gerar consequências ruins para a vida social e escolar das crianças no futuro. É a conclusão de um estudo sobre “autorregulação infantil” publicado pela Associação Americana de Psicologia, em 18 de junho de 2018.
Nexo

(Vídeo) O ensino digital pode acabar com a desigualdade na educação brasileira?

Conheça o caso do sistema Geekie, que já está sendo aplicado no Brasil.
A diferença de qualidade na educação disponível para ricos e pobres ainda é um desafio no Brasil. Um empreendedor digital em São Paulo criou um produto para ampliar o acesso à educação de qualidade para os estudantes, independente da classe social. O programa é usado por escolas privadas, mas está disponível para estudantes mais pobres via internet.
Deutsche Welle

Tudo o que você queria saber sobre avaliação socioemocional

Para quem está preocupado com o desenvolvimento socioemocional do aluno, este é um momento entusiasmante. Muitos programas escolares de aprendizagem socioemocional estão sendo amplamente utilizados. E um número cada vez maior de estados nos EUA (e também no Brasil) está integrando objetivos de aprendizagem socioemocionais em suas referências curriculares. Quando bem implementados, eles trazem benefícios acadêmicos, sociais e emocionais.
Porvir

Profissionais da Educação

CE: Docentes são treinados para lecionar disciplina sobre cidadania

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) e a Secretária da Educação do Estado (Seduc) realizam capacitação, hoje, de 111 professores da rede estadual de ensino para ministrar a disciplina eletiva Educação para a Cidadania na Escola.
O Povo

Leis e políticas

Estados Unidos querem eliminar história pré-colonial dos currículos escolares

Professores argumentam que mudança levaria para a sala de aula uma perspectiva “eurocêntrica”; alterações propõem que o ensino de História em disciplinas avançadas de ensino médio comecem a partir de 1450, período de descobrimento da América
A mudança foi feita pelo The College Board, entidade responsável pela organização das disciplinas avançadas ofertadas no ensino médio no país. Segundo a entidade, a mudança ocorrerá porque o currículo atual é muito abrangente. A decisão gerou controvérsia entre os professores, que começaram um abaixo-assinado contra a retirada da história pré-colonial do currículo escolar.
Gazeta do Povo

Estatística, pesquisas e estudos

IBPT: Brasil é pior país em retorno dos impostos para a população

Somente a educação básica sofreu redução de 36% dos repasses que podem ser contingenciados pelo governo federal em 4 anos
Se por um lado o governo tem perdido bilhões com incentivos fiscais, por outro, o que de fato tem sido arrecadado é mal gerido e coloca o País na última posição de um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). Dentre os 30 países que mais arrecadam no mundo, o Brasil é justamente o pior em retorno dos impostos em serviço públicos de qualidade à população.
JC Online

Opinião

Os paradigmas da educação e a descarga da privada

Existem certos paradigmas, que são desastrosos para a educação. Quando definimos e conceituamos algo de forma dogmática, por tabela, limitamos aquilo que foi definido. Retiramos do objeto da definição a liberdade de ser outra coisa. Algumas frases que ouvi ao longo de meu trabalho como professor, em escolas públicas e privadas, são prova desses paradigmas.
Estado de Minas

Professores e o conhecimento em xeque: os limites dos alunos críticos

Professores debatem, constantemente, as melhores maneiras de ajudar seus alunos a tornarem-se “cidadãos críticos”. Não se trata de mero chavão, lugar comum dos discursos educacionais, mas sim de um dos pilares do atual Plano Nacional de Educação estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O documento, cuja versão mais recente data de 1996, insiste no desenvolvimento do “pensamento crítico” e da “autonomia intelectual” dos estudantes de todo o país. Mas afinal, o que isso de fato significa em nossos dias?
Gazeta do Povo

O que precisamos fazer para o Plano Nacional de Educação continuar vivo

Quando a seleção brasileira goleou a de Camarões em Brasília por 4x1 no início da Copa de 2014, ninguém imaginava que dali a três semanas haveria o fatídico 7 a 1. As expectativas nem sempre acabam se tornando realidade, e isso vale tanto para o futebol como para outras áreas da vida. A Educação é uma delas. Quando o Plano Nacional de Educação (PNE) virou lei, há também quatro anos, estávamos confiantes nas melhorias no nosso sistema público de ensino. Ninguém pensaria que as ações propostas nele estariam praticamente congeladas quase na metade do seu período de vigência - e esse diagnóstico é do próprio Ministério da Educação (MEC).
Todos pela Educação

Ensino Superior

Inadimplência gerou uma dívida de R$ 10 bilhões no Fies, diz MEC

Dados divulgados pelo Ministério da Educação na tarde desta segunda-feira (25) mostram que as dívidas de pessoas inadimplentes junto ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) já somam um "débito total de R$ 10 bilhões com o fundo". De acordo com o MEC, mais de 450 mil ex-estudantes que já estão na fase de amortização não estão em dia com o pagamento das parcelas.
G1

Estudantes inadimplentes poderão renegociar as dívidas com o Fies a partir do segundo semestre

MEC

Intercâmbio universitário atrai mais brasileiros

Graduação e pós nos Estados Unidos e na Europa despertam interesse crescente em estudantes do Brasil
"O interesse por graduação, pós e MBA tem crescido nos últimos oito anos. Mas temos sentido um aumento mais expressivo desde 2015", afirma Daniela Ronchetti, diretora operacional da FPP Edu-Media, empresa organizadora das feiras de intercâmbio EduExpo e EduCanada, com edição confirmada no segundo semestre em oito cidades brasileiras.
Agências consultadas pelo Estado confirmam a tendência de crescimento do intercâmbio universitário. Embora o curso de idioma seja o produto mais vendido pelas empresas, programas em faculdades vêm conquistando estudantes
Terra

Eventos

Ministros apresentam amplo painel da educação no Brasil

Um livro recém-publicado fornece subsídios importantes para uma avaliação mais abrangente e menos partidarizada do desempenho do país na esfera educacional. Trata-se de Quatro décadas de gestão educacional no Brasil: Políticas públicas do MEC em depoimentos de ex-ministros, do jornalista Antônio Gois, editado pela Fundação Santillana e pelo Instituto Unibanco.
Gois entrevistou 13 dos 19 ministros da Educação que exerceram o cargo nos 37 anos que separam o início do governo de João Baptista Figueiredo do fim do mandato de Dilma Rousseff.
Fapesp

Em livro, ex-ministro conta os bastidores da pátria educadora

Folha de São Paulo

Secretários estaduais discutem diretrizes para a Base Curricular

A elaboração de um documento com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi um dos temas de destaque durante a 2ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), realizada em São Paulo, nesta segunda-feira, 25.
MEC

Outras do dia

Quem são os americanos que vão estudar Medicina em Cuba

Estudantes negros e latinos, que são menos de 6% dos graduados em Medicina nos EUA, têm bolsa de estudos em faculdade em Havana.
Como contraste, 47% dos americanos formados pela ELAM são negros e 29%, latinos. Em troca do curso gratuito, eles se comprometem a atuar em áreas carentes de serviços médicos quando voltarem ao seu país.
G1

Educação infantil na capital de Gana questiona o sistema de memorização

Na ansiedade de oferecer a seus filhos uma educação que jamais tiveram, famílias de baixa renda de Acra, capital de Gana, fazem todo o tipo de esforço para enviar seus filhos a escolas particulares. O problema: as escolas têm muitas aulas expositivas marcadas por memorização e punem o mau comportamento com espancamentos.
Porvir