quarta-feira, 27 de junho de 2018

Notícias de Educação - 27/jun/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Como as metodologias ativas favorecem o aprendizado

A proposta é que o estudante esteja no centro do processo de aprendizagem
O principal objetivo deste modelo de ensino é incentivar os alunos para que aprendam de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações reais. A proposta é que o estudante esteja no centro do processo de aprendizagem, participando ativamente e sendo responsável pela construção de conhecimento.
Nova Escola

Gestão

Startup mineira na área da educação recebe aporte financeiro para crescer e aparecer ainda mais

A Kanttum, única edtech no mercado nacional a desenvolver soluções tecnológicas para desenvolvimento e formação continuada de professores, dá um novo passo em seu processo de crescimento e consolidação de mercado. A empresa acaba de receber um investimento de um fundo de venture capital gerido pela Cedro Capital, gestora de fundos e recursos, com o objetivo de desenvolver e acelerar seu negócio.
Estado de Minas

Como os imigrantes importaram a educação japonesa para o Brasil

Quando os primeiros japoneses imigraram para o Brasil, no início do século 20, fundaram escolas paralelas para manter o estilo de educação que tinham em seu país.
As primeiras escolas comunitárias eram bem simples: casas de pau a pique, com paredes de barro e chão batido. E, se o número de alunos fosse pequeno, as aulas aconteciam na casa de alguém mesmo. Os professores eram os imigrantes mais escolarizados e educados na cultura japonesa. Era o caso de Sanju, que lecionava para as crianças da comunidade sem abandonar o trabalho na roça.
À época, não havia material didático. Os poucos livros eram os que couberam nas malas para a viagem até o Brasil. Por isso, as aulas eram basicamente sobre o idioma e a cultura japoneses.
Super

Profissionais da Educação

Profissionais da educação de Macapá iniciam greve por tempo indeterminado

Professores e outros profissionais da rede municipal de educação iniciaram greve por tempo indeterminado nesta terça-feira (26). Segundo a categoria, o ato foi motivado pela falta de acordo dom a prefeitura de Macapá em relação a reajuste salarial e demais benefícios. Os funcionários ficaram concentrados na Avenida FAB, uma das principais vias da capital.
G1

MG: Escolas estaduais retomam aula nesta quarta após greve

Professores das escolas estaduais de Minas Gerais retomam as aulas nesta quarta-feira (27) após 15 dias parados. A decisão veio depois do anúncio de pagamento da primeira e da segunda parcelas dos salários de todos os servidores do Estado, ativos e inativos, pela Secretaria de Estado de Fazenda, neste início de semana.
Hoje em Dia

Inclusão

Ministro apresenta panorama sobre educação especial e discute necessidade de atualização

Secretários de educação de todos os estados brasileiros conheceram nesta segunda, 25, em São Paulo, um panorama da educação especial brasileira, apresentado pelo ministro da Educação, Rossieli Soares, que ressaltou a necessidade de atualizar a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI), implementada em 2008. A meta é que outros fóruns de discussão sejam realizados até que o MEC tenha uma proposta e a coloque em consulta pública.
MEC

(Chile) Alunxs: universidade permite que alunos utilizem gênero neutro em trabalhos e apresentações

O gênero neutro agora é parte da Universidade Diego Portales, no Chile. Com a mudança, os estudantes poderão usar em trabalhos e apresentações as letras E ou X no lugar das vogais que marcam palavras femininas e masculinas sem que isso seja considerado um erro gramatical.
Gazeta do Povo

Leis e políticas

O que é continuidade política e como isso afeta a Educação?

E se você tivesse de viver as mesmas coisas todos os dias, repetindo todas as ações apenas com pequenas variações? Qualquer boa ou má experiência vivida seria deletada e, na manhã seguinte, o ritual se repetiria. Essa perspectiva desesperadora de zerar nossos registros (e apagar nossos erros e acertos no processo) pode até parecer história de ficção, mas tem sido uma realidade na Educação!
O Brasil sofre com a dificuldade crônica de dar prosseguimento às iniciativas educacionais.
O Globo

'Doença dói, ignorância não', diz ex-ministro da Educação de Dilma

Renato Janine Ribeiro disse acreditar que a educação não vai ter relevo no debate eleitoral deste ano
Em entrevista, Janine é cético quanto à presença da educação no debate eleitoral. "Ignorância não dói", diz.
Notícias ao Minuto

Governo paulista terá de pagar indenização de R$ 8 mil a aluna que sofreu bullying

Segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), a menina, que apresenta leve deficiência mental, sofria agressões físicas e psicológicas dos colegas de classe.
Segundo a decisão dos desembargadores da 2ª Câmara de Direito Público, houve "falha do poder público", já que a escola não adotou medidas para "proteger e resguardar a integridade física, moral e psicológica da estudante". "Durante o período de aula, é dever do Estado, por meio dos educadores e dirigentes, zelar pelos alunos", afirmou o desembargador Alves Braga Junior.
Terra

Opinião

Projeto Âncora: uma nova educação para uma nova sociedade

O descontentamento com a educação tradicional é assunto mundial. A boa notícia é que iniciativas vêm surgindo nos quatro cantos do planeta para romper com velhos paradigmas. Mas como fazer essa transição? Como inovar, de modo que a transformação atenda toda a comunidade escolar? Como aplicar inovações que não sejam apenas tecnológicas?
Para o Projeto Âncora, escola localizada em Cotia, no interior de São Paulo, cada criança é um indivíduo único e deve ser tratado como tal.
Carta Eduvcação

Mega-Sena ilustra os mistérios do acaso

Tudo isso vem a propósito do resultado peculiar da Mega-Sena desta semana: as seis dezenas sorteadas começam com o dígito 5. Mas será que isso é tão surpreendente quanto parece?
Existem 50.063.860 combinações na Mega-Sena e todas são igualmente prováveis: a chance de sair 50, 51, 56, 57, 58, 59, como aconteceu, é exatamente a mesma de qualquer combinação “sem graça”.
Folha de São Paulo

Ensino Superior

Insper e Einstein testam disciplina em conjunto

Duas das principais instituições privadas de ensino superior do país, o Insper e o hospital Albert Einstein, acabam de testar um projeto em resposta à demanda crescente do mercado por profissionais que sejam capazes de realizar bons diagnósticos para problemas complexos, trabalhando em equipe.
Com apoio financeiro do MIT (Massachusetts Institute of Technology), reputada instituição norte-americana, as duas faculdades ofereceram em parceria, neste primeiro semestre, a disciplina Engenharia da Transformação.
Folha de São Paulo

USP perdeu mais de 300 professores efetivos desde 2014, diz levantamento

Nos últimos cinco anos, o balanço entre professores efetivos da Universidade de São Paulo (USP) que deixaram seus cargos e as novas contratações para ocuparem essas vagas abertas deixou um saldo negativo de pelo menos 300 docentes efetivos.
G1

Alunos da Anhembi Morumbi protestam contra demissão de professores em SP

Alunos da Universidade Anhembi Morumbi fizeram nesta segunda-feira (25) protesto contra a demissão de professores. Segundo o Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo (Sinpro), cerca de 90 docentes da universidade foram demitidos ao final do primeiro semestre. A instituição não confirma o número de demissões.
G1

Eventos

Idealizadora do projeto Mulheres Inspiradoras defende educação não sexista em debate na Câmara

A promoção de uma educação voltada para a diversidade de gênero e o combate ao machismo institucionalizado foram alguns dos pontos levantados pela professora Gina Vieira Ponte, ouvida nesta terça-feira (26) no espaço "Tribuna das Mulheres" da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara.
Câmara