quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Notícias de Educação - 08/ago/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Como preparar nossos jovens para o mercado de trabalho do futuro?

Entenda as transformações que precisam acontecer na escola para formar jovens com novas habilidades
O problema é que, em geral, as famílias e os professores não têm acompanhado o ritmo das transformações. Enquanto pesquisas como a do Fórum Econômico Mundial defendem que cerca de 65% das crianças e jovens de hoje exercerão profissões que ainda não existem, os modelos e metodologias educacionais estão ultrapassados. Os professores reclamam da falta de interesse dos alunos e os alunos reclamam que não compreendem a relevância do que aprendem na escola para suas vidas.
Como, então, as famílias e as escolas podem virar o jogo e preparar os alunos para um mundo de trabalho que se torna diferente a cada dia? Uma coisa é certa e urgente: os currículos e as metodologias de ensino precisam incorporar, constantemente, inovações que estimulem a formação integral de jovens protagonistas, para que estejam prontos para os desafios atuais e futuros.
Porvir

Gestão

Reunião de ministros para discutir orçamento para educação é cancelada

A reunião entre os ministros da Educação, Rossieli Soares da Silva, e do Planejamento, Esteves Colnago, que estava prevista para ocorrer às 10 horas desta terça-feira, 7, foi cancelada. De acordo com a assessoria do Ministério do Planejamento, ainda não há nova data para o encontro. Não foi informado o motivo do cancelamento.
Estado de Minas

“Queremos ser a empresa de educação mais digital do mundo”, diz CEO da Kroton

O grupo passa por uma grande transformação em sua cultura empresarial
Após perceber que a receita de sucesso que a Kroton tinha até então não seria a mesma para o futuro, Galindo e sua equipe começaram no ano passado um amplo planejamento estratégico. Chegaram à conclusão de que era preciso “fazer diferente”, inovar. Foi aí que optou-se por digitalizar a empresa. “A gente já investia nos serviços de digitalização para o cliente, mas uma empresa digital não é aquela que só entrega o serviço, mas a que trabalha com uma mentalidade digital."
Época Negócios

Profissionais da Educação

Câmara aprova diretrizes para valorização dos profissionais da educação básica pública

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (7) proposta que estabelece diretrizes para a valorização dos profissionais da educação escolar básica pública.
Foi aprovado o substitutivo do deputado Fábio Trad (PSD-MS) para o Projeto de Lei 1287/11, da deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO). A matéria irá ao Senado.
Câmara

Leis e políticas

Projeto assegura acesso à educação a alunos em tratamento médico

O Plenário aprovou nesta terça-feira (7) um projeto de lei da Câmara (PLC 24/2018) que assegura atendimento educacional aos alunos do ensino básico que estejam internados para tratamento médico. O ensino básico inclui a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. A matéria segue para sanção presidencial.
Senado

Plenário aprova projeto que exige notificação ao conselho tutelar sobre faltas escolares

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (7) proposta que obriga os estabelecimentos de ensino a notificarem o Conselho Tutelar quando as faltas escolares de determinado aluno atingirem 30%. Atualmente, essa notificação somente é feita quando o índice de faltas atingir 50% do permitido na legislação (Lei de Diretrizes e Bases da Educação - 9.394/96). O projeto seguirá para o Senado.
Câmara

CCJ aprova presença dos pais em reuniões escolares como pré-requisito para recebimento do Bolsa Família

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (7), proposta que condiciona o pagamento dos benefícios do programa Bolsa Família à presença dos pais de alunos em reuniões com professores. Pelo texto, as reuniões deverão ocorrer fora do horário de trabalho dos genitores. A proposta ainda será analisada pelo Plenário.
Câmara

Política eleitoral, partidária e afins

Bolsonaro defende educação à distância desde o ensino fundamental

O deputado e candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) defendeu o uso da educação à distância desde o ensino fundamental. Ele argumentou que esse tipo de metodologia pode ajudar a combater o "marxismo" nas escolas. Para Bolsonaro, o aluno poderia ir às escolas apenas para fazer provas e aulas práticas, a depender da disciplina.
O Globo

Estatística, pesquisas e estudos

Pesquisa indica que tema da educação atrai mais interesse de leitores

Educação é um tema que desperta o interesse da maioria dos brasileiros. De acordo com pesquisa inédita da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca) realizada pelo Instituto Datafolha, 80% dos entrevistados disseram ter muito interesse em reportagens de educação. A porcentagem supera temas como saúde (78%) e política (23%). Apenas 4% informaram não ter nenhuma atração por matérias dessa editoria.
IstoÉ

EAD

Proposta susta norma que amplia cursos superiores a distância

Segundo Silva, o Decreto 9.057/17 não fixou critérios seguros sobre educação a distância, especificamente na área da saúde onde são imprescindíveis aulas presenciais, deixando o tema demasiadamente aberto.
Câmara

Opinião

O dia do desmanche da educação pública

O governo de Michel Temer e seu Ministério da Educação mostraram mais uma vez a face de seu autoritarismo no último dia 2 de agosto, intitulado por eles de “Dia D da Educação”. Na gíria militar, o D-Day é a expressão comumente usada para marcar a data do início de um ataque ou de uma operação, como no caso do desembarque das tropas aliadas na Normandia, durante a Segunda Guerra Mundial, o Dia D mais famoso da história.
A escolha do termo pelo MEC não parece fortuita. O que ocorreu foi mesmo uma operação de guerra, um tanque disfarçado de “consulta ao magistério” e de “coleta de ideias” — dirigido, inclusive, pelos secretários estatuais de Educação —, atropelando professores das escolas públicas ao constrangê-los e coagi-los a preencher um formulário de avaliação da proposta de Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio por área de conhecimento. Uma farsa que substitui o calendário inicial de audiência públicas sumariamente desprezado pelo ministério.
Carta Educação

Ensino Superior

Faculdades de medicina adotam novos modelos de aula; saiba o que são os métodos TBL e PBL

Aprender sentado em uma carteira, na sala de aula, ouvindo o professor falar e demonstrar os conhecimentos não é mais realidade em muitas faculdades de medicina. Cada vez mais as instituições estão aderindo aos métodos ativos de ensino, entre eles o Problem Based Learning (PBL) e o Team-Based Learning (TBL).
Cada método tem suas particularidades, mas, em comum, há o fato de ambos basearem a aprendizagem na resolução de problemas, de transformarem o professor em um tutor, e de priorizarem o trabalho em equipe. Nestas aulas, o aluno é desafiado a buscar as respostas e desenvolver habilidades necessárias para o exercício da profissão.
G1

Eventos

Comissão avalia educação oferecida a estudantes com altas habilidades no Brasil

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e a Frente Parlamentar Mista da Educação discutem nesta quarta-feira (8) os desafios para identificar os estudantes com altas habilidades no País e o direito desse público à educação especial.
Câmara

Outras do dia

Nos EUA, nota baixa pode render até prisão condicional

Oficiais de Justiça na Califórnia, Estados Unidos, estão sendo processados por colocarem alunos em condicional por apresentarem notas baixas. A justificativa dos agentes é que os estudantes com mau desempenho estariam apresentando comportamento pré-delinquente.
Gazeta do Povo