quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Notícias de Educação - 09/ago/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Clima escolar: a escuta e o reconhecimento podem transformar o ambiente

A grande maioria de nossos professores e demais profissionais da Educação possuem uma jornada de 40 horas ou mais de trabalho. Muito tempo é dedicado e vivido dentro da escola. É um espaço diverso e dinâmico, em que muitos sentimentos o perpassam. Por vezes, esses sentimentos passam também a dar o tom dentro dos processos de aprendizagens e, por isso, não dá para ignorar o clima do ambiente escolar.
Gestão Escolar

Gestão

Ministro da Educação nega corte na Capes, mas admite falta de recursos

O ministro afirmou estar em contato com o Ministério do Planejamento para garantir os recursos necessários para a pasta. "Não teremos cortes na Capes para as bolsas de estudo. O Conselho da Capes fez um alerta. Mas o 'se' que ele menciona não está estabelecido", afirmou durante participação no 2º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, realizado esta semana. No entanto, admitiu que há falta de recursos para sua pasta e defendeu que o governo precisa controlar melhor as despesas.
Estado de Minas

MEC poderá usar adiamento de reajuste de servidor para gastos em 2019

O ministro do Planejamento, Esteves Colnago, apresentou nesta quarta-feira (8) ao presidente Michel Temer uma proposta de adiamento do reajuste salarial de servidores públicos que economiza R$ 6,9 bilhões em 2019 e garante mais recursos ao MEC (Ministério da Educação).
Segundo assessores presidenciais ouvidos pela Folha, a medida prevê que, no caso específico do MEC, a pasta possa usar livremente o valor que conseguir poupar com o adiamento do reajuste dos seus servidores. Não há uma estimativa do montante que a pasta poderia economizar.
Folha de São Paulo

Teto de gastos é obstáculo para melhorar a educação no Brasil, diz pesquisador de Stanford

Defensor da base curricular, David Plank afirma que é preciso garantir recursos para implementar mudanças
O alerta de possíveis cortes de bolsas de pós-graduação feito pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na semana passada, chamou atenção para os efeitos da definição de um teto que limita os gastos públicos no país por 20 anos. Mas não são apenas as pesquisas em nível superior que a Emenda Constitucional 95 proposta pelo governo federal e aprovada no Congresso em 2016 preocupa. Pesquisador da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, David Plank afirmou nesta terça-feira (7) que o teto de gastos é um obstáculo para a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas escolas brasileiras e, consequentemente, para se avançar na qualidade da educação.
Zero Hora

Avaliação

Inep já registra mais de 11 mil cursos enquadrados no exame

Às vésperas de encerrar o período de enquadramento dos cursos e a inscrição dos estudantes habilitados ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2018, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registrou mais de 11 mil cursos enquadrados até esta quarta-feira, 8 de agosto. A expectativa do Inep é de que o enquadramento chegue a 11.500 cursos até domingo, 12, quando termina o prazo das instituições de educação superior. Deste total, estima-se que 9 mil cursos terão estudantes concluintes inscritos por seus respectivos coordenadores e avaliados pelo Enade.
MEC

Estatística, pesquisas e estudos

Pesquisa revela desigualdade entre tempo integral e parcial de ensino

Até 10 de setembro, Conselho Nacional de Educação (CNE) ouvirá pesquisadores e instituições para discutir formas de diminuir a evasão escolar do Ensino Médio, e como tornar essa fase mais atrativa para os alunos. Na manhã desta quarta-feira (8/8), o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) divulgou os resultados de pesquisas que tratam sobre o método do tempo integral e parcial nas escolas.
Correio Braziliense

RS perde posições em ranking sobre qualidade da educação

Descompasso entre idade e série no Ensino Médio afetou resultado
A educação segue como a dimensão em que os gaúchos se encontram mais afastados do pelotão de frente do Índice de Desenvolvimento Estadual-RS (iRS). Em escala de zero a um, o indicador do Rio Grande do Sul baixou de 0,605 para 0,592 na quinta edição do estudo, divulgada na terça-feira (7), com base em dados de 2016. Por conta do desempenho, inferior à média nacional (0,607), o Estado caiu da nona para a 11ª posição no ranking das 27 unidades da federação. O resultado reforça a preocupação de analistas com o nível e as condições de aprendizado de crianças e adolescentes.
Zero Hora

Opinião

A importância da Sociologia no Ensino Médio

É sabido que dois grandes objetivos da educação destacados na LDB (1996) são formar cidadãos conscientes e preparar os estudantes para o mercado de trabalho.
A partir do bom senso, podemos inferir que para que uma disciplina figure no currículo do Ensino Médio ela deva colaborar para atingir os objetivos traçados na LDB. A Sociologia pode colaborar para alcançar esses dois objetivos? A resposta pode ser encontrada nos apontamentos de pesquisadores da Educação e do Ensino de Sociologia, assim como em pesquisas que demonstram a percepção dos alunos.
Carta Educação

Além da educação formal

Estima-se que em 2030 a automação – locomotiva do trabalho 4.0 – vai impactar a carreira de 16 milhões de brasileiros. A educação do futuro (e o futuro é agora) vai exigir um aumento de qualidades humanas. Por isso, a oferta de uma educação com significado, que seja capaz de desenvolver o potencial pleno das pessoas, torna-se condição imperativa para o acesso aos postos de trabalho do futuro.
Se quisermos enfrentar essa grave crise da empregabilidade num ambiente sem os atuais níveis de violência, vamos ter que cuidar de uma oferta educacional de qualidade não apenas para os que estão na escola, mas também para aqueles que já desistiram da escola e estão fora do mundo do trabalho. Vamos ter que cuidar também dos “desalentados”, das pessoas de baixa escolaridade e dos 11,8 milhões de analfabetos.
IstoÉ

Eventos

Para especialistas, pais devem acompanhar uso da internet por crianças

Os pais precisam se aproximar dos filhos para evitar o uso problemático de computadores, jogos eletrônicos e celulares, defendem as especialistas que participaram hoje (7) do Workshop Impactos da Exposição de Crianças e Adolescentes na Internet. O evento foi promovido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
EBC

Outras do dia

Faculdade do Japão fraudou notas para admitir menos mulheres em medicina

Uma faculdade de medicina do Japão reduziu deliberadamente as notas de exames de admissão de mulheres durante ao menos uma década, disse uma comissão de investigação nesta terça-feira (7), classificando a prática como um caso muito sério de discriminação. Autoridades da universidade, contudo, negaram ter conhecimento das manipulações.
Folha de São Paulo