quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Notícias de Educação - 15/ago/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

BNCC: Competências

Conheça e entenda as competências gerais da BNCC

Nova Escola

Entendendo os conceitos que organizam a Base Nacional

Nova Escola

Como aplicar na prática as competências socioemocionais

Nova Escola

O que acontece na sua escola com as novas competências?

Nova Escola

Cultura digital

Nova Escola

BNCC e suas competências: Qual aluno queremos formar?

Nova Escola

Gestão

Recursos de 2019 à Educação serão maiores que os de 2018, diz Colnago

O ministro do Planejamento, Esteves Colnago, disse nesta terça-feira, 14, que o orçamento para a Educação tem crescido a cada ano e garantiu que os recursos para área em 2019 serão maiores que os de 2018. Ele explicou, no entanto, que o gasto com pessoal na Educação tem tomado cada vez mais os recursos da área.
Uol

Ministro atribui falta de recursos na educação a crescimento de despesas com pessoal

Câmara

6 desafios para transformar a educação brasileira nos próximos 4 anos

Durante o 7° Seminário Internacional do Centro Lemann, realizado na última semana em São Paulo (SP), os pesquisadores Martin Carnoy, David Plank, Eric Bettinger e Paulo Blikstein, de Stanford (EUA), discutiram alguns dos principais desafios que a educação brasileira deve enfrentar nos próximos anos. Confira os principais pontos.
Porvir

Leis e políticas

Gestão Temer quer base do ensino médio em 2018 mesmo após protestos

O ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, afirmou que a Base Nacional Comum Curricular do ensino médio será concluída neste ano mesmo depois de duas audiências públicas que iriam tratar do tema serem adiadas após manifestações. Uma atualização do documento será apresentada pelo MEC até setembro, segundo o ministro.
Folha de São Paulo

SP: Escolas devem manter limite de idade atual para matrícula em 2019, diz sindicato

Um comunicado distribuído nesta terça-feira, 14, o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (Sieeesp) recomenda que as escolas privadas mantenham o limite de idade atual para a matrícula de alunos na pré-escola e no primeiro ano do ensino fundamental de 2019. No dia 1.º de agosto, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que é constitucional a resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) que só permite o ingresso no ensino fundamental de crianças que completam seis anos até o dia 31 de março. Já para a pré-escola, a idade limite é de quatro anos completados até essa data.
O Estado de São Paulo

Escolas de ensino médio poderão ter feiras de ciências organizados pelo governo federal

O governo federal deverá ser o responsável por organizar feiras de ciência e tecnologia nas escolas de ensino médio. É o que estabelece um projeto em análise na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE).
Senado

Estatística, pesquisas e estudos

Quanto maior a escolaridade, melhores são as oportunidades salariais

Segundo dados do estudo feito pelo pesquisador Sergio Firpo, professor do Insper - instituição de ensino superior e pesquisa, um trabalhador com diploma pode ganhar até 5,7 vezes mais do os profissionais com outros níveis de escolaridade. Essa diferença salarial é também consequência dos efeitos provocados pela crise econômica brasileira.
Estado de Minas

Opinião

Para que a Educação seja, de fato, prioridade

Todos sabemos que uma das principais causas dos complexos problemas que enfrentamos no Brasil está relacionada com a baixa qualidade do sistema educacional. Como temos eleições, as escolhas que em breve faremos nas urnas serão decisivas para o país avançar na implantação de medidas estruturantes, que contemplem políticas educacionais capazes de promover um salto de qualidade e equidade na Educação Básica. Por isso, aproveito esta oportunidade para estimular a reflexão de cada cidadão que, por meio do voto, decidirá as prioridades de agenda dos próximos governantes.
Zero Hora

Por que universitários não estão aprendendo nada?

É difícil ver como podemos aprender algo em um ambiente educacional desequilibrado. Pensamento crítico é uma habilidade desenvolvida através de debate rigoroso, mas na maioria das universidades o diálogo é unilateral. Professores de tendência esquerdista agora superam seus colegas de direita em pelo menos cinco para um, enquanto departamentos de artes liberais estão entre os mais ideologicamente desequilibrados.
Gazeta do Povo

Educação: quando vamos falar sobre isso?

Corrupção, sem dúvida, é o assunto número um – inclusive esse é o tema de maior preocupação, segundo pesquisas recentes. A (in)segurança pública também não pode faltar. A Educação até aparece, mas sempre embalada pelo senso comum. Eu que estou na área da Educação há muitos anos, ouço coisas como: "tem que acabar com essa história de aluno passar de ano de qualquer jeito", "político não quer o povo educado", "o problema é a família, que não se envolve".
Se mesmo dentro de nossa casa, quando temos filhos, o assunto não vai muito além de um magro e amarelado "como foi a escola hoje?", imagine nos espaços públicos!
Uol

Outras do dia

Seis em cada 10 crianças e adolescentes brasileiros vivem na pobreza, diz Unicef

Seis em cada dez crianças e adolescentes brasileiros vivem na pobreza, segundo estudo divulgado nesta terça-feira, (14), pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O levantamento levou em consideração, além da situação financeira das famílias, a privação de um ou mais direitos como educação, informação, proteção contra o trabalho infantil, moradia, água e saneamento.
Hoje em Dia

Seca muda a rotina de estudantes e professores em escolas do DF

As aulas da rede pública não serão canceladas devido à baixa umidade no momento. Entretanto, as 14 regionais de ensino do DF estão cientes das recomendações feitas pela Defesa Civil
Correio Braziliense