terça-feira, 14 de agosto de 2018

Notícias de Educação - 14/ago/2018

Clipping Focando Educação

Nossa palavra

Gestão Escolar

Diversos estudos feitos nos Estados Unidos mostram que é possível melhorar os níveis de aprendizagem com mudanças práticas no cotidiano das escolas.
Focando Educação

Gestão

Centro D3E busca aproximar academia e gestores públicos

Para diminuir a distância entre a academia e a gestão pública e facilitar a tomada de decisões com base em evidências que transformem a educação, foi anunciada durante o 7° Seminário Internacional do Centro Lemann, evento realizado pela Fundação Lemann no último dia 8, a criação do D3E. A iniciativa busca facilitar divulgação de estudos de diferentes linhas de pensamento entre educadores, gestores públicos, membros da academia e da sociedade para qualificar o debate educacional.
Porvir

Inclusão

Por que indígenas pretendem criar uma licenciatura própria em São Paulo

Lideranças vêm se reunindo na Universidade Federal de São Paulo para estruturar projeto de curso do ensino superior
O plano é criar o projeto de um curso voltado à formação de professores especializados em lecionar para crianças indígenas. Isso incluiria a capacidade de acomodar conhecimentos tradicionais na grade curricular dos alunos. O Censo de 2010 contabilizou 41.794 indígenas em São Paulo.
Nexo

Leis e políticas

Limitação de idade para ingresso no ensino fundamental impacta também no longo prazo

Os preparativos para o próximo ano letivo no ensino fundamental (EF) estão em marcha lenta em todo o país, no aguardo da publicação do acórdão do Supremo Tribunal Federal (STF) com a decisão sobre a validade da norma que exige que o aluno complete 6 anos de idade até 31 de março para a matrícula nessa etapa. Como não há prazo para isso ocorrer, a expectativa é que o Conselho Nacional de Educação e os conselhos estaduais se posicionem o mais breve possível, orientando os procedimentos para 2019. De todo modo, entidades que militam pelo direito à educação comemoraram o resultado do julgamento, que, além dos efeitos imediatos sobre as crianças, podem impactar positivamente no desempenho escolar medido pelas provas nacionais no longo prazo.
Gazeta do Povo

Brasil precisa investir em educação digital e em profissional de cibersegurança

Para que o Brasil avance em termos de segurança de dados e cibersegurança, é preciso educação digital para a população, simplificação regulatória no setor público e uma sistematização que faça vir da indústria a segurança necessária aos produtos digitais.
Folha de São Paulo

Política eleitoral, partidária e afins

Marina diz que implementação do Plano Nacional de Educação é prioridade para a área

A candidata à Presidência da República Marina Silva (Rede) disse nesta segunda-feira (13) que "boa parte dos problemas" na área da educação já estão resolvidos porque"já têm respostas técnicas e às vezes financeiras, o que falta é vontade política para fazer". Segundo ela, implementação do Plano Nacional de Educação é uma prioridade."
G1

Marina Silva critica teto de gastos e defende melhor formação de professores

Folha de São Paulo

Avaliação

Provas do Enem serão aplicadas com apoio das Forças Armadas

As provas do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) 2018 serão aplicadas com o apoio das Forças Armadas. A determinação foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) nesta segunda-feira (13).
De acordo com o ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, a medida é uma resposta do órgão a uma solicitação do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), pasta responsável pelo exame.
R7

Estatística, pesquisas e estudos

ES: Estado tem 200 mil jovens que não concluíram a Educação Básica

Dados alarmantes mantêm a educação pública estadual na berlinda. O Estado tem 200 mil jovens entre 18 e 29 anos que não concluíram a Educação Básica e ainda 61 mil de 4 a 17 anos que estão fora da escola. Em 2014, esse último número não chegava a 40 mil. Os dados são de levantamento do deputado estadual Sergio Majeski (PSB) e indicam ainda 41 escolas e 5.477 turmas fechadas desde 2014, além de redução das vagas para Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Século Diário

Opinião

Precisamos falar sobre feminicídio nas escolas

Escrevo ainda impactada pelas imagens das agressões que precederam a morte de Tatiane Spitzner, ocorrida na madrugada do dia 22 de julho. Não sai da minha cabeça o momento em que Luiz Felipe Manvailer, principal suspeito de ter assassinado a advogada paranaense, levanta as mangas da camisa, de modo que elas não o impedisse de desferir uma série de golpes contra a companheira, evidenciando toda a sua frieza e crueldade.
Carta Educação

Por uma educação e uma ciência pública, e de qualidade

Só a educação e a pesquisa têm o poder de alterar a profunda desigualdade social que faz parte de nosso passado e do nosso presente. Triste do país que abre mão delas.
Nexo

Ensino Superior

Direito na era da proteção de dados

Com regulamentação de leis para ambiente digital, faculdades preparam advogados para novas áreas
Em 2019 a faculdade de Direito da Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP) irá incluir na graduação uma disciplina sobre proteção de dados, tema sob o guarda-chuva do Direito Digital, área que trata de questões relacionadas à informática e à internet. É um setor bastante interdisciplinar e pode misturar, por exemplo, questões constitucionais, trabalhistas, empresariais, penais ou autorais. Nesse leque, crimes cibernéticos, criptomoedas e privacidade são os temas mais quentes.
O Estado de São Paulo

O que é a nota de corte do SiSU?

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a nota de corte é uma referência para auxiliar o estudante no monitoramento de sua inscrição. No entanto, estar acima da nota de corte não é garantia de aprovação, pois a nota muda durante o período de inscrição no SiSU.
Brasil Escola

Inscrições abertas para o Vestibular 2019 da Fuvest com 40% das vagas para cotistas

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) abriu nesta segunda-feira, 13 de agosto, as inscrições para o maior vestibular do Brasil. Para ingresso em 2019 estão sendo oferecidas 8.362 vagas nos cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP).
Do total de oportunidades oferecidas neste vestibular, 40% estarão reservadas para estudantes que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas. Nessa reserva haverá, ainda, oportunidades para autodeclarados pretos, pardos e indígenas.
Brasil Escola

Eventos

Brasileiros conquistam 112 medalhas em competição internacional de matemática

Estudantes brasileiros conquistaram 112 medalhas na Olimpíada Internacional de Matemática da Ásia (AIMO), realizada em Bangcoc, Tailândia. Foram 3 medalhas de ouro, 23 de prata e 86 de bronze. Ao todo, 16 países participaram da competição.
G1