sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Notícias de Educação - 17/ago/2018

Clipping Focando Educação

Gestão

CE: Para 2019, 13 mil novas vagas precisam ser criadas

Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Fortaleza atingiu, em 2017, a menor incidência de evasão escolar da história: 1,4%. Apesar do dado oficial, ainda não há o detalhamento do perfil dos estudantes infrequentes, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação. Dalila Saldanha, titular da pasta, afirma que a adesão à plataforma do Unicef ocorre devido aos dados mais abrangentes e atualizados da iniciativa. De acordo com a gestora, a ação deve se aliar a outras já realizadas pelo Município, além das desenvolvidas pelo Governo do Estado do Ceará, como o Programa Nenhum Aluno a Menos, lançado em abril deste ano.
O Povo

Leis e políticas

Orientações sobre idade mínima na educação infantil saem até setembro

Após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre idade mínima para ingresso na educação infantil e no ensino fundamental, o Conselho Nacional de Educação (CNE) vai divulgar até meados de setembro orientações para escolas e sistemas de ensino sobre a idade correta para a matrícula das crianças. Escolas públicas aguardam as definições para orientar os responsáveis pelos estudantes. As escolas particulares, que, em sua maioria, encerram até o próximo mês o processo de matrícula, adiantam que não devem adotar as medidas em 2019.
EBC

Novas diretrizes irão orientar colégios sobre limite de idade escolar

Folha de São Paulo

Apesar de protestos, MEC diz que base curricular tem de ser debatida

Após protestos que levaram ao cancelamento de audiências públicas voltadas para a discussão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ministro da Educação, Rossieli Soares, disse que o debate irá continuar e que caberá ao Conselho Nacional de Educação (CNE) decidir quando o documento está “maduro para ser votado”.
EBC

Estudantes pedem a revogação da Reforma do Ensino Médio em São Paulo

Carta Educação

Política eleitoral, partidária e afins

Haddad diz que vai priorizar ensino médio e reformar o Enem

O candidato à vice-Presidência da República Fernando Haddad (PT) disse nesta quinta-feira (16) que vai priorizar a melhoria de qualidade do ensino médio e promover uma reforma no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ele também prometeu que vai investir na formação de professores, caso a chapa de seu partido seja eleita.
G1

Fernando Haddad quer verba do Sistema S para ensino médio

O Povo

Estatística, pesquisas e estudos

Professores permanecem trabalhando mais em escolas privadas

Em 2017, a regularidade dos docentes foi classificada como média-alta ou alta em 58,5% das escolas da rede privada. Já na rede pública, esse percentual foi de 46,4. Os dados são do Indicador Educacional “Regularidade do corpo docente” que avalia a permanência de professores nas escolas nos últimos cinco anos, indicando escolas em que o corpo docente é estável e também escolas em que há grande rotatividade de professores.
Inep

Ser deputado federal é dez vezes 'mais fácil' que passar em Medicina na USP

Em uma comparação direta e simplista, é possível notar que, enquanto há 13 candidatos disputando por uma vaga como deputado federal nas eleições deste ano, 135 estudantes lutaram por cada vaga na sala desse curso da USP
Findo, nesta quarta-feira (15), o período disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que os partidos e coligações registrassem as candidaturas dos seus respectivos candidatos às eleições de 2018 , a Justiça Eleitoral já divulgou um dado curioso para quem pretende entrar no curso de Medicina na USP (Universidade de São Paulo) no ano que vem.
iG

Maioria dos secretários de Educação tem até dois anos de experiência

Em 2017, 61% dos secretários de Educação do país tinham até dois anos de experiência em gestão municipal, o que demonstra que eles assumiram o cargo junto com o prefeito nas eleições de 2016. O estudo foi realizado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
EBC

Ensino Superior

Conselho Federal lança código de ética do estudante de medicina

O Conselho Federal de Medicina (CFM) lançou na terça-feira (14) um código de ética do estudante de medicina (CEEM). O documento trata de temas como trotes aos calouros, relação com os cadáveres, respeito pelo paciente e uso do whatsapp. São 45 artigos organizados em seis diferentes eixos, que ressaltam atitudes, práticas e princípios morais e éticos do futuro médico.
G1

Vagas do Fies com risco para bancos privados têm 0,34% de ocupação

De um total de 75 mil contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para candidatos com maior renda, disponíveis no primeiro semestre, apenas 256 foram efetivamente assinados.
Também houve sobra de vagas destinadas aos estudantes de menor renda: dos 80 mil contratos disponíveis com juro zero, 44.518 (55,6%) foram assinados no primeiro dia do semestre. Segundo o FNDE, outros 12.453 candidatos selecionados escolheram iniciar o financiamento apenas no segundo semestre – devido ao calendário de aulas, esses estudantes começaram o curso muito atrasados.
G1

Eventos

Série destaca escolas inovadoras ao redor do mundo

Inovações pedagógicas são o tema da série “Destino: Educação – Escolas Inovadoras”, exibida pelo Canal Futura. A segunda temporada do programa mostra 12 instituições de ensino em 11 países diferentes que adotam modelos educacionais que buscam o desenvolvimento do aluno de forma integral.
Gazeta do Povo

Outras do dia

Gastos com educação podem passar a ser deduzidos integralmente no Imposto de Renda

As despesas com educação podem passar a ser deduzidas de forma integral do cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Física. Um projeto (PLS 303/2017) com este objetivo está em análise na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). Neste ano, o limite dos gastos com educação foi de R$ 3.561 por pessoa, o que corresponde a apenas R$ 296 por mês.
Senado

Universidade americana anuncia que vai deixar de cobrar mensalidade de estudantes de medicina

A Universidade de Nova York (NYU, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, anunciou na tarde desta quinta-feira (16) que vai deixar de cobrar mensalidade dos estudantes do curso de medicina. A medida, segundo afirmou a universidade em um comunicado, é "possibilitar que nossos futuros médicos escolham uma especialidade com base em seus talentos e inclinações para melhor servir as comunidades mais necessitadas".
G1