segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Notícias de Educação - 20/ago/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

'Matemaníaca' reúne 50 mil seguidores mostrando como resolver contas

Nem a intimidade com os números ajuda Julia Jaccoud, de 24 anos, a traduzir o tamanho de sua plateia. Quando ela tenta imaginar 50 mil pessoas sentadas à frente, logo toma um susto. “É meio louco pensar. Prefiro não racionalizar”, diz, sobre a quantidade de inscritos em seu canal no YouTube. Uma cifra que pode parecer pequena se comparada com youtubers de games ou humor, mas que ganha outra dimensão quando ela explica o tema dos vídeos: a Matemática.
O Estado de São Paulo

Na Roda da Matemática, alunos aprendem que 'o erro é nosso amigo'

O Estado de São Paulo

Inclusão

Projeto leva escola a crianças internadas em hospitais

Criança no hospital é criança fora da escola? Nem sempre. Graças ao Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (Sareh), projeto realizado no Paraná, crianças e jovens internados em estabelecimentos públicos de saúde recebem a oportunidade de continuar estudando, mesmo em meio a tubos de oxigênio e terapias.
Gazeta do Povo

Leis e políticas

Investimento em professor é desafio para a Educação

Nos últimos anos, o Brasil aumentou três vezes o valor investido por aluno no ensino básico e deu importância a políticas como avaliações, base curricular e financiamento de estudantes em faculdades. No entanto, pouco olhou para a sala de aula. E os resultados da aprendizagem das crianças mostram que se caminha a passos lentos para chegar perto dos países que mudaram o rumo da sua educação. Ao olhar para as melhores experiências no mundo, especialistas garantem que só haverá evolução se o próximo governo investir fortemente no professor.
Terra

Pais de crianças que ficam de fora da data de corte para ingresso no ensino fundamental falam em retrocesso e que decisão do STF é um 'peso'

Em 1º de agosto, o STF decidiu manter a validade de normas que estipulam idade de seis anos, completados até 31 de março, para ingresso no ensino fundamental.
Pais de crianças que completarão seis anos depois de 31 março e que podem ficar de fora do ensino fundamental, em 2019, chamaram a situação de retrocesso e de "peso".
G1

Projeto cria benefício extra ao Bolsa Família vinculado a desempenho escolar

Proposta em análise na Câmara dos Deputados altera o Programa Bolsa Família (Lei 10.836/04) para criar um benefício complementar, no valor de R$ 85, para famílias com filhos entre 13 e 17 anos que atendam a metas de desempenho escolar.
Câmara

PEC prevê que pluralismo de concepções psicopedagógicas norteie ensino no País

Tramita na Câmara dos Deputados Proposta de Emenda à Constituição (PEC 432/18) que prevê, como princípio norteador do ensino no Brasil, o pluralismo de concepções psicopedagógicas.
A PEC será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) quanto à sua admissibilidade. Se aprovada, será examinada por uma comissão especial e depois votada pelo Plenário em dois turnos.
Câmara

Política eleitoral, partidária e afins

Presidenciáveis X Educação: o que é fato e o que não é na fala dos candidatos

Investimento em Educação Básica, desempenho dos alunos, vagas nas escolas, modelos de gestão e Ensino Integral foram os principais assuntos comentados da área de Educação pelos candidatos presidenciáveis no início da campanha eleitoral. NOVA ESCOLA, em parceria com a agência de verificação Aos Fatos checou o que Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Jair Bolsonaro (PSL) e Marina Silva (Rede), os quatro candidatos mais bem colocados segundo as pesquisas, falaram sobre o assunto em convenções partidárias, debates e entrevistas. Esta reportagem faz parte do projeto Mentira na Educação, não! que checa boatos, declarações e notícias sobre Educação.
Nova Escola

Avaliação

Inep nega ameaças à aplicação do Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nega o inteiro teor da matéria publicada pelo Correio Braziliense, em seu portal, na tarde desta sexta-feira, 17 de agosto, intitulada Aplicação do Enem 2019 está ameaçada. A aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 está garantida, dando prosseguimento à história de sucesso do exame, que completa 20 anos em 2018 e que mudou o acesso ao ensino superior brasileiro.
MEC

Em nota, Inep nega teor de matéria, mas Correio reitera informações

Correio Braziliense

Estatística, pesquisas e estudos

Só 4 em 10 estudantes da rede pública miram diploma universitário

Na rede privada, relação é de 7 para 10; dados são de um questionário de 2015
Esse retrato emerge dos questionários que os adolescentes do país preencheram ao realizar o último Pisa, teste internacional de aprendizagem, em 2015, segundo levantamento inédito do Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional).
Folha de São Paulo

Abandono escolar: as lições do Chile e México

O Banco de Desenvolvimento da América Latina acaba de divulgar neste último dia 15 de agosto um documento que traz interessantes lições para lidar com o problema do abandono escolar. Divulgado em sua versão original em espanhol, o estudo “Políticas para promover la culminación de la educación media em América Latina y el Caribe” analisa diversas intervenções realizadas nos últimos anos no Chile e no México.
Veja

Opinião

O mito da aprendizagem em sala de aula

Por que estamos tão certos de que as crianças aprendem por meio de currículos rígidos?
Existe o mito profundamente enraizado em nossa cultura de que crianças não podem aprender a menos que sejam sistematicamente ensinadas. Seja na escola ou em educação domiciliar, elas só podem aprender quando são orientadas por um adulto, quando seguem um currículo estabelecido, quando são estimuladas e avaliadas.
Gazeta do Povo

Ensino Superior

Avaliação de cursos de pós-graduação será mais rígida, define Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) tornou mais rígida a avaliação dos cursos de pós-graduação no país. De acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União, cursos que ofereçam doutorado e obtenham nota 3, na avaliação da autarquia, serão desativados. A mudança atende demanda do Ministério da Educação.
O Estado de São paulo

Eventos

Professor, quer ajuda para fazer um projeto diferente?

Estão abertas até o final de setembro as inscrições para o Quero na Escola Especial Professor, projeto que leva voluntários às escolas públicas a pedido dos educadores. Qualquer professor pode pedir ajuda para um projeto existente ou trazer algum conhecimento que seja desejado pela a equipe ou pelos alunos.
Porvir

Outras do dia

O governo japonês prometeu acabar com cursos de humanas. Mas o que realmente aconteceu?

A insatisfação do governo japonês com seu ensino superior pode surpreender, mas se explica pela continuada crise que as universidades do país vivem. Hoje, segundo rankings globais de ensino superior como o Times Higher Education, o país tem apenas duas universidades entre as cem melhores do mundo. Com as mudanças, o plano do governo era aumentar o número para dez até 2025.
Gazeta do Povo