quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Notícias de Educação - 19/set/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

RJ: PASSEIOS QUE SÃO UMA AULA

No colégio, muito se ensina sobre a Era Vargas, que culminou com o suicídio de Getúlio Vargas, ilustrada por sua célebre frase na carta de despedida, "Saio da vida para entrar na história”. Mas já pensou poder se transportar para aquela época? No Museu da República, é possível visitar o quarto do ex-presidente, com mobília original, e ver o pijama que ele usava no momento de seu suicídio, além da bala e do revólver.
O Globo

Leis e políticas

Como melhorar a educação no Brasil? Especialistas respondem

Café EXAME Educação reuniu especialistas do setor para discutir as possibilidades de melhoria nacional
Durante o Café EXAME Educação, realizado em São Paulo, no Palácio Tangará, as soluções principais são colocar a educação com prioridade no nosso projeto de país, ter mais horas de ensino na grade, melhorar a formação de alunos no ensino básico e ser mais exigente na aceitação de alunos nos cursos de pedagogia.
Exame

Governo quer tornar obrigatória exigência de carteirinha de vacinação nas escolas

Atualmente, a apresentação da carteirinha de vacinação já é cobrada por parte das redes de ensino durante a matrícula dos alunos, mas não há uma regra federal sobre o tema. Agora, a ideia, que tem apoio do Ministério da Saúde, é fazer uma portaria conjunta com o Ministério da Educação para regulamentar essa exigência.
Não está claro, porém, se a exigência impediria o acesso do aluno à escola.
Gazeta do Povo

Obrigatoriedade da vacinação para matrícula escolar gera polêmica

Hoje em Dia

RS: Novo currículo para Educação Infantil e Ensino Fundamental dará ênfase maior ao regionalismo

Foi apresentado na tarde desta segunda-feira (17), em Porto Alegre, o novo currículo previsto para as redes municipal, estadual e privada de ensino do Rio Grande do Sul. Será dada uma ênfase maior às particularidades do estado e é válido para Educação Infantil e Ensino Fundamental.
G1

Política eleitoral, partidária e afins

5 dos 13 presidenciáveis trazem ao menos uma proposta para inovar na educação

Se depender de mais da metade dos candidatos à Presidência nas eleições 2018, redes, instituições de ensino e educadores terão pouco apoio do governo federal para inovar na educação nos próximos quatro anos. Após checar os programas registrados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o Porvir identificou que apenas cinco dos 13 planos trazem pelo menos uma proposta para tornar a escola mais conectada com os interesses dos estudantes e com as demandas do século 21.
Porvir

Policiais e jurídicas

Empresa deixa de pagar auxiliares e alunos com deficiência ficam sem aula

Cerca de 150 alunos portadores de deficiência não puderam ir à escola após uma empresa terceirizada da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEE) atrasar o pagamento dos cuidadores. Os 49 profissionais não receberam os salários referentes ao mês de agosto e, em protesto, paralisaram as atividades na quinta-feira, 13. Segundo a secretaria, a empresa foi contratada no fim do mês de junho.
O Estado de São Paulo

Estatística, pesquisas e estudos

Mais da metade dos professores do DF foram vítimas de violência na escola, diz pesquisa

Uma pesquisa feita pelo Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro) revela que 58% dos educadores do DF dizem ter sido vítima de algum tipo de agressão na escola ou dentro da sala de aula. Os principais agressores são os estudantes (43%).
O relatório mostra que o tipo mais comum de violência é a verbal, citada em 43% das entrevistas. Em seguida, estão as ameaças (29%) e o bullying (11%). Ao todo, foram ouvidos 1.355 professores entre dezembro de 2017 e março deste ano.
G1

Sete universidades brasileiras aparecem em ranking mundial de empregabilidade

USP é a instituição preferido dos empregadores, segundo levantamento da empresa britânica Quacquarelli Symonds.
Em uma lista elaborada pela empresa britânica Quacquarelli Symonds, foram avaliadas 600 universidades em todo mundo, classificando-as conforme o nível de empregabilidade de seus egressos e a relação entre estudantes e empresas. No ranking aparecem sete instituições brasileiras, sendo seis delas públicas.
Brasil Escola

EAD

Com 50 mil alunos, Univesp reforça inclusão com ensino a distância

De acordo com dados do Inep, o ensino presencial teve queda anual de 0,08% nas matrículas, enquanto o a distância teve expansão de 7,2%
“É uma ferramenta que, se bem utilizada, pode render bons frutos. Para mim, rendeu”, diz Adam Douglas Sebastião, de 31 anos, estudante de Biologia na Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) sobre o ensino a distância. Considerada como a maior instituição da América Latina de EaD, a universidade passou de 2.500 alunos para 50 mil em três anos, reduzindo a desigualdade social no Estado.
R7

Opinião

Militarização do ensino fere a Constituição

O interesse de boa parte da população pelas escolas militares não se deve à disciplina por elas prometida, e sim ao desejo por uma educação de qualidade para todos os estudantes
O Fórum Estadual de Educação (FEE) de Goiás, estado precursor dessa iniciativa e em que existem 53 mil alunos nas 46 escolas administradas pela PM, considerou que sua adoção acaba por “determinar a cobrança de taxas em escolas públicas; implantar uma gestão militar que não conhece a realidade escolar, destituindo os diretores eleitos pela comunidade escolar; impor aos professores e estudantes as concepções, normas e valores da instituição militar, comprometendo o processo formativo plural e se apropriando do espaço público em favor de uma lógica de gestão militarizada; reservar 50% das vagas da escola para dependentes de militares”.
Carta Educação

Eventos

Seminário internacional debate questões da educação superior

Reitores, pró-reitores, professores e especialistas de universidades públicas brasileiras deram início, nesta terça-feira, 18, ao Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas na Educação Superior, promovido pelo Ministério da Educação. O evento, que segue até 21 de setembro, tem como objetivo debater as boas práticas na educação superior no país e no exterior, além de promover debates que incentivem a troca de experiências sobre inovações nas universidades federais.
MEC