Sala de aula
Howard Gardner: “Nunca encontrei nada importante que só possa ser ensinado de uma única maneira”
“O lado bom e o ruim é que você pode resumir a minha teoria em uma frase. Pensávamos que havia apenas uma maneira de ser inteligente, mas agora sabemos que existem várias”, diz o psicólogo americano Howard Gardner. Autor da teoria das inteligências múltiplas, que estabelece que inteligência é algo que vai muito além do que é medido nos testes de QI (quociente de inteligência), Gardner é amplamente referenciado em diferentes áreas da psicologia e da educação, seja na formulação de políticas públicas, currículos voltados ao desenvolvimento socioemocional ou em testes vocacionais.Nova Escola
Tecnologia na Educação: como enriquecer o currículo com a robótica
No lugar da lousa, giz, mesas e cadeiras, a sala de aula abre espaço para martelos, parafusos, furadeiras, componentes eletrônicos. Como principal atividade, o professor propõe a construção de um protótipo – com uma finalidade especifica, que desperte a curiosidade da turma e se envolva com a aprendizagem ao possibilitar que o estudante seja o centro do processo educacional. O nome desta aula é robótica educacional. O seu uso, como estratégia, vem crescendo nas escolas brasileiras, trazendo soluções inovadoras como o learning by doing, que é o aprender fazendo.Nova Escola
Cultura Digital: o que é e quais ferramentas podem ser utilizadas
Como o nome diz, o conceito se trata da cultura nascida pela era digital, originária do ciberespaço e da linguagem da internet que busca integrar a realidade com o mundo virtual. O tema ganhou grande ênfase com a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), devido às mudanças advindas do avanço tecnológico e do crescente acesso a elas pela facilidade de dispositivos como computadores, telefones celulares, tablets e outros.Nova Escola
Inclusão
Os desafios para inserir refugiados nas escolas brasileiras
Mais de 3,5 milhões de crianças refugiadas não tiveram acesso à educação em 2016, segundo levantamento realizado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). No Brasil, não há um levantamento preciso, mas uma série de obstáculos - desde a burocracia dos papéis até as dificuldades de acolhimento - ainda prejudicam a universalização do ensino nesta população. Mesmo assim, algumas iniciativas têm conseguido bons resultados.Gazeta do Povo
Leis e políticas
Proposta veda ensino a distância na educação básica
Está em análise na Câmara o Projeto de Lei 9945/18, que proíbe o ensino a distância (EAD) em qualquer etapa da educação básica – que compreende os ensinos infantil, fundamental e médio.Câmara
Servidor transferido pode ir para universidade pública se inexistir particular, diz STF
O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quarta (19) que servidores públicos que cursam ensino superior em instituição privada que forem transferidos de cidade poderão ser matriculados em universidade pública na nova localidade, caso não haja ali o mesmo curso em instituição privada.Folha de São Paulo
Política eleitoral, partidária e afins
Creches e tempo integral: candidatos podem prometer tudo isso?
Propostas à Educação como ampliação do número de creches e escolas de tempo integral são comuns em campanhas políticas. Mas a pergunta que precisamos fazer é: se eleito, esse político terá mesmo condições de cumprir essa promessa? Construir escolas é da alçada de quem? Quando um candidato à Presidência diz que vai entregar tantas escolas até o final de seu mandato, ele pode mesmo fazer?Nova Escola
Avaliação
Por que os resultados do Saeb estão sendo questionados
Metodologia do Inep e critérios do MEC causaram debate entre professores, especialistas e governantesOs resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2017 foram divulgados no final do mês de agosto de 2018. Assim que se tornaram públicos, eles começaram a gerar polêmica. Especialistas, professores e até governantes estranharam dois fatores: a considerável diferença negativa na porcentagem de estudantes que teriam aprendido o que se considera adequado em relação a 2015, e a ausência das escolas de Ensino Médio Integrado para o cálculo das notas dos estados.
Nova Escola
Estatística, pesquisas e estudos
Ensino Superior é mesmo o grande sonho do jovem brasileiro?
Será que os jovens brasileiros olham para o diploma do Ensino Superior apenas como um troféu? E, ao fazer isso, não estariam também pensando em conquistas pessoais e possíveis ganhos econômicos? E o que há de errado em sonhar com uma conquista pessoal?Não há um mapeamento que prove que o jovem brasileiro sempre almeja o ensino superior. Uma pesquisa recente tentou verificar justamente o que o jovem espera de seus estudos. A pesquisa mediu as aspirações dos jovens que estão concluindo o Ensino Fundamental ou cursando o Médio da rede pública brasileira de ensino. E indicou que apenas 4 em cada 10 adolescentes de 15 ou 16 anos de escola pública almejam concluir um curso superior de quatro anos de duração ou mais.
Nova Escola
Negócios
Cade aprova compra da Somos Educação pela Kroton por R$ 4,5 bilhões
O Cade concluiu que a operação não ocasionará lesões ao ambiente concorrencial nos mercados relevantes definidos. A Kroton Educacional, gigante do setor de educação, fechou a compra do controle da Somos Educação por 4,566 bilhões de reais em abril deste ano.Veja