sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Notícias de Educação - 21/set/2018

Clipping Focando Educação

Destaque: Censo da Educação Superior 2017

Matrículas em graduações presenciais caem pelo 2º ano no Brasil

Pelo segundo ano consecutivo, o Brasil teve queda de matrículas em graduações presenciais, segundo dados do Censo da Educação Superior 2017, divulgados nesta quinta-feira, 20. A redução é puxada pela rede privada, que perdeu 0,8% de seus alunos nessa modalidade - cerca de 160 mil estudantes a menos. O resultado é reflexo da redução de programas como o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e o Financiamento Estudantil (Fies), além da crise financeira no País.
Terra

Educação a distância cresce 17,6% em 2017; maior salto desde 2008

IstoÉ

Ensino superior volta a crescer no país, mas só na modalidade a distância

Gazeta do Povo

Crise impulsiona matrículas em cursos do ensino a distância

O Estado de São Paulo

Cenário: o gargalo está no ensino médio, onde se deve investir mais

O Estado de São Paulo

Direito, pedagogia e administração são cursos mais procurados

R7

Em queda desde 2015, graduação tecnológica volta a crescer

R7

Gestão

Mensalidades escolares devem aumentar até 10% em 2019

Os responsáveis já começaram a receber informativos das escolas particulares do Rio sobre os reajustes das mensalidades no ano que vem. Os aumentos previstos em escolas consultadas vão de 5% a 10%.
O Globo

Política eleitoral, partidária e afins

EDUCAÇÃO EM PAUTA: o que você precisa saber para as eleições

Um modelo educacional adequado precisa oferecer recursos para que os cidadãos sejam capazes de produzir novos conhecimentos e responder às demandas econômicas e práticas da vida em sociedade. Ao mesmo tempo, não pode despreocupar-se com a dimensão ética da vida humana. Diante de tamanhos desafios, não se pode esperar que o Estado consiga sozinho resolver todos os problemas crônicos da educação brasileira e ainda preparar o país para os desafios de um mundo cada vez mais em transformação. Pensando nisso, a Gazeta do Povo preparou uma série de reportagens para você ficar bem informado sobre educação para as eleições deste ano.
Gazeta do Povo

Avaliação

Unicamp 2019: Novo modelo de vestibular reduz inscritos, mas dispara concorrência

Relação candidato x vaga em medicina salta de 278,9 para 330. Este ano será o primeiro em que haverá divisão de aprovados: 80% no processo tradicional e 20% pelo Enem.
O número de inscritos é 8,9% menor que o ano anterior, quando houve recorde de 83,7 mil candidatos. A mudança no sistema de seleção, no entanto, tornou a disputa mais acirrada, sendo que 645 das 3.340 vagas da Universidade Estadual de Campinas estarão disponíveis pelo Enem.
G1

Opinião

Quanto custa a educação pública de qualidade no Brasil?

O CAQi/CAQ calcula quanto custa por ano, por etapa e modalidade da educação básica, para se garantir insumos de qualidade em toda escola do país. Esses insumos vão desde a infraestrutura dos prédios, todos inclusivos, passando pelos materiais permanentes, até a garantia de condições de trabalho, formação e valorização das/os profissionais da educação. O CAQi é o padrão mínimo e o CAQ, o que se aproxima mais dos países mais desenvolvidos em termos educacionais.
Quando comparamos o CAQi/CAQ com os valores pagos em média nas escolas particulares do país, o resultado é que o CAQi/CAQ custa cerca de duas a três vezes menos. Ou seja, gastamos menos pela mesma ou até por melhor qualidade. Esse é o primeiro mito a ser derrubado: privatizar não é mais eficiente.
Carta Educação

Uma casa dividida não se sustenta

O medo, mau conselheiro, tem nos levado a cerrar fileiras junto a quem propuser acabar com “tudo isso que está aí” ou salvar a pátria em risco. Mas o que estes líderes geniais das massas propõem para educação, saúde, saneamento, infraestrutura ou para assegurar que não continuemos com a triste (e justa) fama de um dos países mais desiguais do mundo?
Há muito o que se fazer, mas lembro que países que lograram obter um crescimento inclusivo e sustentável no longo prazo foram os que investiram em educação de qualidade para todos.
Folha de São Paulo

Menos intransigência e mais bom senso

No mundo de hoje, em que a tecnologia é parte importante da aprendizagem, do trabalho e das relações sociais, querer minar qualquer possibilidade de que o aluno aprenda uma parte do conteúdo de forma remota é um contrassenso
São várias as “polêmicas” que mais atrapalham do que ajudam na busca por soluções para tornar o nosso ensino melhor e menos desigual. Uma das mais espinhosas diz respeito à possibilidade de que parte da carga horária do Ensino Médio seja ofertada à distância. O tema, importantíssimo e super atual, está em análise no Congresso e voltou a ganhar destaque nas últimas semanas com a divulgação de novos índices e estudos sobre esta etapa do ciclo escolar, de longe o nosso maior gargalo.
O Estado de São Paulo

Ensino Superior

Baixa ocupação de vagas remanescentes inspira nova política do MEC para as federais

O Censo da Educação Superior 2017 revelou 164 mil vagas remanescentes na rede pública. Desse total, 99 mil são vagas em universidades federais e 70% delas não foram preenchidas, impedindo que um grande universo de estudantes frequente uma universidade sem qualquer custo extra ao Governo. Considerando também as particulares, o número de vagas remanescentes, apenas em 2017, chega a 2,8 milhões.
MEC

MEC anuncia 'Sisu Transferência' para tentar ocupar as vagas remanescentes nas universidades federais

G1

Negócios

Arco Educação fará listagem na Nasdaq no dia 26

A estreia da brasileira Arco Educação na bolsa americana Nasdaq está prevista para a próxima quarta-feira, dia 26 de setembro, conforme uma fonte. A companhia continua em conversas com investidores mas já excedeu a demanda para a oferta pública inicial (IPO).
Valor

Site promete facilitar compra e venda de produtos e serviços educacionais

Uma plataforma na internet promete facilitar a compra e venda de produtos e serviços educacionais. Lançada em novembro de 2017, a Eskolare oferece às escolas a criação gratuita de uma loja virtual. Nela, os pais podem encontrar a lista de materiais escolares do filho, livros e ainda outras opções, como aulas extracurriculares e passeios. Os fornecedores, por sua vez, têm uma loja na plataforma e pagam uma porcentagem a cada transação.
Porvir

Outras do dia

Paulo Freire e o legado na Educação de Jovens e Adultos

Titulado Patrono da Educação Brasileira, o educador e filósofo Paulo Freire, se ainda estivesse vivo, completaria nessa quarta-feira (19) seus 97 anos. Mesmo tendo morrido há mais de duas décadas, o recifense ainda é uma das maiores referências mundiais quando o assunto é pedagogia. Batizado como Paulo Reglus Neves Freire, além de referência, o educador é fundador da rede municipal de ensino do Recife e seus estudos continuam servindo como base para uma modalidade importante de ensino: a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
JC Online