Sala de aula
Manual explica importância das eleições para crianças
Durante uma aula de informática ministrada por Telma Aparecida, uma das alunas, de 9 anos, se dirigiu para a professora com uma novidade. "Uma amiga da minha mãe disse que não sabia em quem ia votar. Então, peguei minha cartilha e dei para ela ler. Agora, ela já sabe pesquisar para votar". A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Laerte José dos Santos, onde Telma dá aulas, resolveu trabalhar política de um modo diferente esse ano. Com a proximidade do período eleitoral, a instituição adotou o Manual das Eleições para Crianças e Adolescentes, cartilha criada para explicar o processo para os futuros eleitores.Época
Gestão
MG: Colégio Santo Antônio recebe selo da Unesco
Perto de completar 110 anos de história em Minas, dos quais seis décadas em Belo Horizonte, o Colégio Santo Antônio (CSA) conquista uma certificação importante na sua “vida escolar”. A instituição de ensino, com sede na Rua Pernambuco, na Savassi, na Região Centro-Sul da capital, tornou-se integrante da rede de Programa de Escolas Associadas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (PEA/Unesco).Estado de Minas
SP: Obras de CEUs paralisadas por quase dois anos são retomadas
Depois de quase dois anos de paralisação, a Prefeitura de São Paulo anunciou nesta terça-feira, 9, a retomada das obras de construção de 12 Centros Educacionais Unificados (CEUs), com promessa de entrega até o fim de 2020. A Secretaria Municipal da Educação pretende receber alunos nas novas unidades a partir de 2021. Na cidade, ainda restarão duas obras suspensas, sem prazo para retomada.O Estado de São Paulo
Leis e políticas
Conselho de Educação propõe liberar até 20% de atividades a distância no ensino médio
Resolução colocada em consulta pública amplia para até 30% esse porcentual no caso de alunos de cursos noturnosA resolução que atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio foi colocada em consulta pública nesta terça-feira, 9, pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). O texto propõe que as atividades a distância possam contemplar até 20% da carga horária total dos estudantes de ensino médio.
O Estado de São Paulo
Conselho recua e agora propõe liberar só até 20% do ensino médio a distância
Folha de São PauloPolítica eleitoral, partidária e afins
Bolsonaro e Haddad querem rever a Base Nacional Curricular Comum
Independentemente de quem for eleito presidente da República, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada em 2017, deve mudar. Os programas de governo de Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) preveem adaptações ao documento, inédito no País, que descreve objetivos de aprendizagem para todos os anos de educação infantil e fundamental. Desde a aprovação, Estados, municípios e escolas particulares estão trabalhando para se adaptarem a novas diretrizes.O Estado de São Paulo
Bolsonaro x Haddad: quais são as propostas para a educação brasileira?
No próximo dia 28 de outubro, Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) voltarão a se enfrentar nas urnas. Até lá, os candidatos à presidência seguirão defendendo suas ideias e propostas para o Brasil. Na Educação, os candidatos precisarão lidar com um cenário não muito promissor. Dados de avaliações mais recentes da educação brasileira mostram que ainda temos muito a melhorar. No último Pisa – avaliação internacional que mede o desempenho educacional dos alunos de 15 anos em 70 países –, realizado em 2015, o Brasil ocupou a 63º posição em ciências, 59º em leitura e a 66º em matemática.Alagoas 24h
'Estou procurando alguém para ser ministro da Educação que tenha autoridade', diz Bolsonaro
O candidato do PSL ao Palácio do Planalto nas eleições 2018, Jair Bolsonaro afirmou que busca um nome que tenha autoridade para comandar o Ministério da Educação, caso seja eleito na disputa do segundo turno com seu rival, Fernando Haddad (PT). "Estou procurando alguém para ser ministro da Educação que tenha autoridade. Que expulse a filosofia de Paulo Freire. Que mude os currículos escolares", disse, e emendou: "para aprender química, matemática, português e não sexo".O Estado de São Paulo
Estatística, pesquisas e estudos
O que um estudo com gêmeos revela sobre o papel da genética no desempenho escolar
Descobrimos que 70% dessa estabilidade é explicada por fatores genéticos, enquanto 25% são resultado do ambiente compartilhado pelos gêmeos, como crescer na mesma família e frequentar a mesma escola. Outros 5% foram explicados por fatores não compartilhados do ambiente, como amigos ou professores diferentes.É razoável supor que essa importante influência dos genes na continuidade do desempenho escolar possa ser explicada pela inteligência. Mas descobrimos que a influência dos genes continua fundamental - em 60% - mesmo depois de contabilizar a inteligência, que foi medida usando-se vários testes verbais e não verbais realizados pelos gêmeos ao longo da infância e adolescência.
BBC
Quase um bilhão de meninas e jovens não têm acesso ao ensino de habilidades para as profissões do futuro, diz estudo
Um relatório divulgado nesta quarta-feira (9) pelo Fundo Malala aponta que 955,6 milhões de meninas e mulheres de até 24 anos atualmente não têm acesso ao ensino e desenvolvimento de habilidades consideradas fundamentais para o mercado de trabalho do futuro. Ao G1, Farah Mohamed, CEO do Fundo Malala, afirmou que deixar de preparar a geração atual de meninas e jovens pode deixá-las vulneráveis a situações laborais precárias no futuro.G1
Avaliação
MEC e Inep divulgam resultados do Enade 2017 e Indicadores de Qualidade da Educação Superior
Os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017 e dois dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior que dele derivam – o Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD) – foram apresentados pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em coletiva de imprensa nesta terça-feira, 9 de outubro, em Brasília (DF), juntamente com um perfil dos participantes da edição.Inep
Resultados fomentam política de avaliação especial pela melhoria do ensino superior
MECSó 5,9% dos cursos superiores obtêm conceito máximo no Enade 2017
G1Cursos superiores tecnológicos ficam com nota acima da média no Enade
Hoje em DiaEm expansão, cursos a distância têm piores notas em prova nacional
Folha de São PauloEAD
Por que o ensino à distância tem crescido no Brasil
Enquanto matrículas em cursos presenciais de ensino superior vêm caindo, número de estudantes em cursos não presenciais já correspondem a 20% do totalJosiane Tonelotto, professora e conselheira da Abed (Associação Brasileira de Ensino à Distância), credita esse aumento a uma soma de de fatores. A redução de programas de bolsas de estudo e financiamento estudantil, como o ProUni (Programa Universidade Para Todos) e o Fies (Financiamento Estudantil), são dois deles. O país também vive uma crise econômica. Existe ainda uma tendência de as pessoas aceitarem mais o EaD como uma forma de capacitação, de formação profissional, e ele também é mais inclusivo, atende pessoas que já deixaram a escola há algum tempo e querem retornar [aos estudos]”.
Nexo
Ensino superior a distância é ferramenta de inclusão
Segundo ministro da educação, jovens solteiros são maioria em cursos presenciais. Já a EaD recebe pessoas mais estabilizadas no trabalhoComparar os resultados da educação superior presencial e da EaD (educação a distância) “não é simples”, segundo o ministro da Educação, Rossieli Soares. O ministro defende a EaD como uma “importante ferramenta de inclusão”. De acordo com os resultados do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), divulgados nesta terça-feira (9) pela pasta, os cursos presenciais tiveram melhor desempenho na avaliação.
R7
Opinião
O ralo do ensino médio
Um tanto tardiamente, o governo federal dá passos para deixar o campo dos diagnósticos e deslanchar a reforma do ensino médio que se propôs a fazer, reservando R$ 400 milhões para auxiliar cerca de 5.000 escolas —de um total de 28,5 mil estabelecimentos— a implantá-la até 2020.As aulas no ensino médio precisam tornar-se mais interessantes e úteis para os jovens. Um bom começo seria empreender melhorias na infraestrutura da escola, no transporte e no acompanhamento de alunos em dificuldade.
Folha de São Paulo
Eventos
Série mostra o trabalho coletivo em escolas transformadoras
Dirigida por Cacau Rhoden, ‘Corações e Mentes’ apresenta experiências de empatia, trabalho em equipe, criatividade e protagonismo em diferentes regiões do paísPorvir
Outras do dia
Alunos do ensino médio fazem ‘vaquinha’ para arrecadar dinheiro e ir a competição na Índia
Matemática, raciocínio lógico, robótica. Para uns, qualquer palavra associada às ciências exatas pode soar como um pesadelo. Já outros vão muito bem, obrigado, quando o assunto envolve números. Esse é o caso de sete amigos, que cursam o ensino médio em escolas privadas do Rio e vão representar o Brasil na QUANTA, uma competição internacional que testa o desempenho dos participantes nas áreas de cálculo, inglês e astronomia. A vasta coleção de medalhas em olimpíadas brasileiras de conhecimento foi o que credenciou os jovens para a delegação. O desafio, agora, é arrecadar fundos para custear a viagem até a Índia, onde acontecem as provas. Para isso, o grupo criou uma “vaquinha” on-line.O Globo