Sala de aula
Manual explica importância das eleições para crianças

Época
Gestão
MG: Colégio Santo Antônio recebe selo da Unesco
Perto de completar 110 anos de história em Minas, dos quais seis décadas em Belo Horizonte, o Colégio Santo Antônio (CSA) conquista uma certificação importante na sua “vida escolar”. A instituição de ensino, com sede na Rua Pernambuco, na Savassi, na Região Centro-Sul da capital, tornou-se integrante da rede de Programa de Escolas Associadas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (PEA/Unesco).Estado de Minas
SP: Obras de CEUs paralisadas por quase dois anos são retomadas
Depois de quase dois anos de paralisação, a Prefeitura de São Paulo anunciou nesta terça-feira, 9, a retomada das obras de construção de 12 Centros Educacionais Unificados (CEUs), com promessa de entrega até o fim de 2020. A Secretaria Municipal da Educação pretende receber alunos nas novas unidades a partir de 2021. Na cidade, ainda restarão duas obras suspensas, sem prazo para retomada.O Estado de São Paulo
Leis e políticas
Conselho de Educação propõe liberar até 20% de atividades a distância no ensino médio
Resolução colocada em consulta pública amplia para até 30% esse porcentual no caso de alunos de cursos noturnosA resolução que atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio foi colocada em consulta pública nesta terça-feira, 9, pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). O texto propõe que as atividades a distância possam contemplar até 20% da carga horária total dos estudantes de ensino médio.
O Estado de São Paulo
Conselho recua e agora propõe liberar só até 20% do ensino médio a distância
Folha de São PauloPolítica eleitoral, partidária e afins
Bolsonaro e Haddad querem rever a Base Nacional Curricular Comum
Independentemente de quem for eleito presidente da República, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada em 2017, deve mudar. Os programas de governo de Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) preveem adaptações ao documento, inédito no País, que descreve objetivos de aprendizagem para todos os anos de educação infantil e fundamental. Desde a aprovação, Estados, municípios e escolas particulares estão trabalhando para se adaptarem a novas diretrizes.O Estado de São Paulo
Bolsonaro x Haddad: quais são as propostas para a educação brasileira?

Alagoas 24h
'Estou procurando alguém para ser ministro da Educação que tenha autoridade', diz Bolsonaro

O Estado de São Paulo
Estatística, pesquisas e estudos
O que um estudo com gêmeos revela sobre o papel da genética no desempenho escolar

É razoável supor que essa importante influência dos genes na continuidade do desempenho escolar possa ser explicada pela inteligência. Mas descobrimos que a influência dos genes continua fundamental - em 60% - mesmo depois de contabilizar a inteligência, que foi medida usando-se vários testes verbais e não verbais realizados pelos gêmeos ao longo da infância e adolescência.
BBC
Quase um bilhão de meninas e jovens não têm acesso ao ensino de habilidades para as profissões do futuro, diz estudo
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G1
Avaliação
MEC e Inep divulgam resultados do Enade 2017 e Indicadores de Qualidade da Educação Superior
Os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017 e dois dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior que dele derivam – o Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD) – foram apresentados pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em coletiva de imprensa nesta terça-feira, 9 de outubro, em Brasília (DF), juntamente com um perfil dos participantes da edição.Inep
Resultados fomentam política de avaliação especial pela melhoria do ensino superior
MECSó 5,9% dos cursos superiores obtêm conceito máximo no Enade 2017
G1Cursos superiores tecnológicos ficam com nota acima da média no Enade
Hoje em DiaEm expansão, cursos a distância têm piores notas em prova nacional
Folha de São PauloEAD
Por que o ensino à distância tem crescido no Brasil
Enquanto matrículas em cursos presenciais de ensino superior vêm caindo, número de estudantes em cursos não presenciais já correspondem a 20% do totalJosiane Tonelotto, professora e conselheira da Abed (Associação Brasileira de Ensino à Distância), credita esse aumento a uma soma de de fatores. A redução de programas de bolsas de estudo e financiamento estudantil, como o ProUni (Programa Universidade Para Todos) e o Fies (Financiamento Estudantil), são dois deles. O país também vive uma crise econômica. Existe ainda uma tendência de as pessoas aceitarem mais o EaD como uma forma de capacitação, de formação profissional, e ele também é mais inclusivo, atende pessoas que já deixaram a escola há algum tempo e querem retornar [aos estudos]”.
Nexo
Ensino superior a distância é ferramenta de inclusão
Segundo ministro da educação, jovens solteiros são maioria em cursos presenciais. Já a EaD recebe pessoas mais estabilizadas no trabalhoComparar os resultados da educação superior presencial e da EaD (educação a distância) “não é simples”, segundo o ministro da Educação, Rossieli Soares. O ministro defende a EaD como uma “importante ferramenta de inclusão”. De acordo com os resultados do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), divulgados nesta terça-feira (9) pela pasta, os cursos presenciais tiveram melhor desempenho na avaliação.
R7
Opinião
O ralo do ensino médio
Um tanto tardiamente, o governo federal dá passos para deixar o campo dos diagnósticos e deslanchar a reforma do ensino médio que se propôs a fazer, reservando R$ 400 milhões para auxiliar cerca de 5.000 escolas —de um total de 28,5 mil estabelecimentos— a implantá-la até 2020.As aulas no ensino médio precisam tornar-se mais interessantes e úteis para os jovens. Um bom começo seria empreender melhorias na infraestrutura da escola, no transporte e no acompanhamento de alunos em dificuldade.
Folha de São Paulo
Eventos
Série mostra o trabalho coletivo em escolas transformadoras
Dirigida por Cacau Rhoden, ‘Corações e Mentes’ apresenta experiências de empatia, trabalho em equipe, criatividade e protagonismo em diferentes regiões do paísPorvir
Outras do dia
Alunos do ensino médio fazem ‘vaquinha’ para arrecadar dinheiro e ir a competição na Índia
Matemática, raciocínio lógico, robótica. Para uns, qualquer palavra associada às ciências exatas pode soar como um pesadelo. Já outros vão muito bem, obrigado, quando o assunto envolve números. Esse é o caso de sete amigos, que cursam o ensino médio em escolas privadas do Rio e vão representar o Brasil na QUANTA, uma competição internacional que testa o desempenho dos participantes nas áreas de cálculo, inglês e astronomia. A vasta coleção de medalhas em olimpíadas brasileiras de conhecimento foi o que credenciou os jovens para a delegação. O desafio, agora, é arrecadar fundos para custear a viagem até a Índia, onde acontecem as provas. Para isso, o grupo criou uma “vaquinha” on-line.O Globo