quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Notícias de Educação - 10/out/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Manual explica importância das eleições para crianças

Durante uma aula de informática ministrada por Telma Aparecida, uma das alunas, de 9 anos, se dirigiu para a professora com uma novidade. "Uma amiga da minha mãe disse que não sabia em quem ia votar. Então, peguei minha cartilha e dei para ela ler. Agora, ela já sabe pesquisar para votar". A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Laerte José dos Santos, onde Telma dá aulas, resolveu trabalhar política de um modo diferente esse ano. Com a proximidade do período eleitoral, a instituição adotou o Manual das Eleições para Crianças e Adolescentes, cartilha criada para explicar o processo para os futuros eleitores.
Época

Gestão

MG: Colégio Santo Antônio recebe selo da Unesco

Perto de completar 110 anos de história em Minas, dos quais seis décadas em Belo Horizonte, o Colégio Santo Antônio (CSA) conquista uma certificação importante na sua “vida escolar”. A instituição de ensino, com sede na Rua Pernambuco, na Savassi, na Região Centro-Sul da capital, tornou-se integrante da rede de Programa de Escolas Associadas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (PEA/Unesco).
Estado de Minas

SP: Obras de CEUs paralisadas por quase dois anos são retomadas

Depois de quase dois anos de paralisação, a Prefeitura de São Paulo anunciou nesta terça-feira, 9, a retomada das obras de construção de 12 Centros Educacionais Unificados (CEUs), com promessa de entrega até o fim de 2020. A Secretaria Municipal da Educação pretende receber alunos nas novas unidades a partir de 2021. Na cidade, ainda restarão duas obras suspensas, sem prazo para retomada.
O Estado de São Paulo

Leis e políticas

Conselho de Educação propõe liberar até 20% de atividades a distância no ensino médio

Resolução colocada em consulta pública amplia para até 30% esse porcentual no caso de alunos de cursos noturnos
A resolução que atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio foi colocada em consulta pública nesta terça-feira, 9, pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). O texto propõe que as atividades a distância possam contemplar até 20% da carga horária total dos estudantes de ensino médio.
O Estado de São Paulo

Conselho recua e agora propõe liberar só até 20% do ensino médio a distância

Folha de São Paulo

Política eleitoral, partidária e afins

Bolsonaro e Haddad querem rever a Base Nacional Curricular Comum

Independentemente de quem for eleito presidente da República, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada em 2017, deve mudar. Os programas de governo de Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) preveem adaptações ao documento, inédito no País, que descreve objetivos de aprendizagem para todos os anos de educação infantil e fundamental. Desde a aprovação, Estados, municípios e escolas particulares estão trabalhando para se adaptarem a novas diretrizes.
O Estado de São Paulo

Bolsonaro x Haddad: quais são as propostas para a educação brasileira?

No próximo dia 28 de outubro, Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) voltarão a se enfrentar nas urnas. Até lá, os candidatos à presidência seguirão defendendo suas ideias e propostas para o Brasil. Na Educação, os candidatos precisarão lidar com um cenário não muito promissor. Dados de avaliações mais recentes da educação brasileira mostram que ainda temos muito a melhorar. No último Pisa – avaliação internacional que mede o desempenho educacional dos alunos de 15 anos em 70 países –, realizado em 2015, o Brasil ocupou a 63º posição em ciências, 59º em leitura e a 66º em matemática.
Alagoas 24h

'Estou procurando alguém para ser ministro da Educação que tenha autoridade', diz Bolsonaro

O candidato do PSL ao Palácio do Planalto nas eleições 2018, Jair Bolsonaro afirmou que busca um nome que tenha autoridade para comandar o Ministério da Educação, caso seja eleito na disputa do segundo turno com seu rival, Fernando Haddad (PT). "Estou procurando alguém para ser ministro da Educação que tenha autoridade. Que expulse a filosofia de Paulo Freire. Que mude os currículos escolares", disse, e emendou: "para aprender química, matemática, português e não sexo".
O Estado de São Paulo

Estatística, pesquisas e estudos

O que um estudo com gêmeos revela sobre o papel da genética no desempenho escolar

Descobrimos que 70% dessa estabilidade é explicada por fatores genéticos, enquanto 25% são resultado do ambiente compartilhado pelos gêmeos, como crescer na mesma família e frequentar a mesma escola. Outros 5% foram explicados por fatores não compartilhados do ambiente, como amigos ou professores diferentes.
É razoável supor que essa importante influência dos genes na continuidade do desempenho escolar possa ser explicada pela inteligência. Mas descobrimos que a influência dos genes continua fundamental - em 60% - mesmo depois de contabilizar a inteligência, que foi medida usando-se vários testes verbais e não verbais realizados pelos gêmeos ao longo da infância e adolescência.
BBC

Quase um bilhão de meninas e jovens não têm acesso ao ensino de habilidades para as profissões do futuro, diz estudo

Um relatório divulgado nesta quarta-feira (9) pelo Fundo Malala aponta que 955,6 milhões de meninas e mulheres de até 24 anos atualmente não têm acesso ao ensino e desenvolvimento de habilidades consideradas fundamentais para o mercado de trabalho do futuro. Ao G1, Farah Mohamed, CEO do Fundo Malala, afirmou que deixar de preparar a geração atual de meninas e jovens pode deixá-las vulneráveis a situações laborais precárias no futuro.
G1

Avaliação

MEC e Inep divulgam resultados do Enade 2017 e Indicadores de Qualidade da Educação Superior

Os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017 e dois dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior que dele derivam – o Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD) – foram apresentados pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em coletiva de imprensa nesta terça-feira, 9 de outubro, em Brasília (DF), juntamente com um perfil dos participantes da edição.
Inep

Resultados fomentam política de avaliação especial pela melhoria do ensino superior

MEC

Só 5,9% dos cursos superiores obtêm conceito máximo no Enade 2017

G1

Cursos superiores tecnológicos ficam com nota acima da média no Enade

Hoje em Dia

Em expansão, cursos a distância têm piores notas em prova nacional

Folha de São Paulo

EAD

Por que o ensino à distância tem crescido no Brasil

Enquanto matrículas em cursos presenciais de ensino superior vêm caindo, número de estudantes em cursos não presenciais já correspondem a 20% do total
Josiane Tonelotto, professora e conselheira da Abed (Associação Brasileira de Ensino à Distância), credita esse aumento a uma soma de de fatores. A redução de programas de bolsas de estudo e financiamento estudantil, como o ProUni (Programa Universidade Para Todos) e o Fies (Financiamento Estudantil), são dois deles. O país também vive uma crise econômica. Existe ainda uma tendência de as pessoas aceitarem mais o EaD como uma forma de capacitação, de formação profissional, e ele também é mais inclusivo, atende pessoas que já deixaram a escola há algum tempo e querem retornar [aos estudos]”.
Nexo

Ensino superior a distância é ferramenta de inclusão

Segundo ministro da educação, jovens solteiros são maioria em cursos presenciais. Já a EaD recebe pessoas mais estabilizadas no trabalho
Comparar os resultados da educação superior presencial e da EaD (educação a distância) “não é simples”, segundo o ministro da Educação, Rossieli Soares. O ministro defende a EaD como uma “importante ferramenta de inclusão”. De acordo com os resultados do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), divulgados nesta terça-feira (9) pela pasta, os cursos presenciais tiveram melhor desempenho na avaliação.
R7

Opinião

O ralo do ensino médio

Um tanto tardiamente, o governo federal dá passos para deixar o campo dos diagnósticos e deslanchar a reforma do ensino médio que se propôs a fazer, reservando R$ 400 milhões para auxiliar cerca de 5.000 escolas —de um total de 28,5 mil estabelecimentos— a implantá-la até 2020.
As aulas no ensino médio precisam tornar-se mais interessantes e úteis para os jovens. Um bom começo seria empreender melhorias na infraestrutura da escola, no transporte e no acompanhamento de alunos em dificuldade.
Folha de São Paulo

Eventos

Série mostra o trabalho coletivo em escolas transformadoras

Dirigida por Cacau Rhoden, ‘Corações e Mentes’ apresenta experiências de empatia, trabalho em equipe, criatividade e protagonismo em diferentes regiões do país
Porvir

Outras do dia

Alunos do ensino médio fazem ‘vaquinha’ para arrecadar dinheiro e ir a competição na Índia

Matemática, raciocínio lógico, robótica. Para uns, qualquer palavra associada às ciências exatas pode soar como um pesadelo. Já outros vão muito bem, obrigado, quando o assunto envolve números. Esse é o caso de sete amigos, que cursam o ensino médio em escolas privadas do Rio e vão representar o Brasil na QUANTA, uma competição internacional que testa o desempenho dos participantes nas áreas de cálculo, inglês e astronomia. A vasta coleção de medalhas em olimpíadas brasileiras de conhecimento foi o que credenciou os jovens para a delegação. O desafio, agora, é arrecadar fundos para custear a viagem até a Índia, onde acontecem as provas. Para isso, o grupo criou uma “vaquinha” on-line.
O Globo