quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Notícias de Educação - 11/out/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Estudantes bagunceiros se acalmam após sessões em projeto no interior de SP

(...) Os três fazem parte de um projeto pioneiro que reúne crianças e adolescentes “famosos” nas escolas em que estudam por puxarem a bagunça em sala ou pelo comportamento muito agitado. Eles participam de sessões semanais de discussões e aprendizado de valores ligados à cidadania e aos direitos humanos.
A iniciativa, chamada de “Cultura de Paz”, é fomentada pelo Núcleo de Formação e Promoção São Vicente de Paulo, organização de contraturno escolar e amparo social de Laranjal Paulista (a 135 km de São Paulo). A ação é apoiada e monitorada pelo Juizado da Infância e Juventude, com suporte da guarda municipal.
Folha de São Paulo

Por que dormir deveria ser a prioridade de todo estudante

Tamminen é especialista em como o sono afeta a memória, especialmente a linguagem. O aprendizado durante o sono - outra ideia que atrai estudantes, ansiosos por, digamos, um áudio de ensino de língua que fosse tocado durante o sono e acordássemos falando latim - é um mito. Mas dormir é essencial para o cérebro absorver conhecimento, e as pesquisas de Tamminen e de outros pesquisadores mostram o motivo disso.
BBC

Em São Paulo, projeto da USP empresta insetários para escolas públicas

Quem já passeou com uma criança ao ar livre sabe bem: pouca coisa prende tanto a atenção dos pequenos quanto os animais, sejam os mais simples ou os mais complexos. Um professor do Instituto de Biociências (IB) da USP, em São Paulo, criou um projeto que aproveita esse interesse natural para complementar o aprendizado.
O Insetos na Escola é um serviço gratuito que empresta coleções de insetos para professores da rede pública, que podem usá-los para trabalhar diferentes temas da biologia com alunos de todas as idades.
Usp

É preciso mudar o olhar e o tempo sobre a Arte na Educação Infantil

Os pais achavam estranho que a menina, que sempre se mostrava com coordenação motora para desenhos em casa, não tivesse o mesmo desempenho nas atividades de Arte na escola. Não entendendo o problema, o pai questionou a filha sobre as atividades. “Toda vez que eu começo alguma coisa, logo depois tem uma campainha que toca e eu preciso parar”, explicou a menina.
Não é só o tempo de aprendizado que é diferente para cada criança. O tempo para se expressar e criar, dois elementos fundamentais para a Arte, também.
Nova Escola

Alunos colocam a mão na massa para mudar hábitos alimentares

Em Barreiras (BA), educadora relata como o projeto "Cozinha Criativa" gerou impacto nos hábitos alimentares dos jovens e possibilitou o aprendizado de diferentes conteúdos
Porvir

Gestão

Como funcionam as escolas militares que são referência no ensino público de Goiás

Portões fechados e estudantes em ordem na quadra da escola, pontualmente, às 6h45 da manhã. Alunos perfeitamente fardados, em ordem e em silêncio. Canções militares e noções de civismo são passadas pelos superiores. Todos batem continência.
Essa é a primeira parte da rotina nos colégios militares em Goiás. Nesse local, há muita disciplina e organização. Rigor e ensinamento militar que deram resultados em qualidade do ensino e segurança, o que levou comunidades a pedirem ao governo do estado que replicasse em outras escolas o modelo de parceria entre Secretaria de Segurança Pública e a Secretaria de Educação de Goiás.
Gazeta do Povo

Escolas têm até esta quarta-feira, 10 de outubro, para retificar dados do Censo Escolar 2018

A retificação do Censo Escolar 2018 termina nesta quarta-feira, 10 de outubro. O período de 30 dias contados a partir da publicação dos dados preliminares no Diário Oficial da União (DOU), em 11 de setembro, é concedido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para que as instituições de ensino possam conferir e, se necessário, corrigir dados declarados. Os gestores escolares devem conferir os dados por meio dos relatórios disponibilizados no Sistema Educacenso.
Inep

Inclusão

Com restrições, Unicamp homologa 100% das inscrições para vestibular indígena

A Unicamp anunciou, nesta quarta-feira (10), que homologou todas as 610 inscrições recebidas para o vestibular indígena. De acordo com a instituição, apesar dos cadastros terem sido aceitos, parte dos candidatos ainda precisa fazer ajustes na documentação, como apresentar assinatura ou algum documento faltante.
G1

Leis e políticas

Revisão no ensino médio prevê ao menos duas opções de formações

Uma das preocupações levantadas durante a discussão da lei era a oferta das várias opções de formação aos estudantes em municípios menores
Todos os estudantes do ensino médio deverão ter a acesso a mais de um itinerário formativo no próprio município onde estudam, de acordo com a revisão preliminar das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, que foi divulgada pelo CNE (Conselho Nacional de Educação) e está disponível para análise e contribuições de toda a sociedade até o dia 23 de outubro.
R7

Existe ideologia de gênero na Educação?

Nos últimos anos, diferentes indivíduos e organizações tentaram barrar o debate sobre o tema, inicialmente na briga pela sua exclusão do Plano Nacional de Educação (PNE), assim como dos planos estaduais e municipais. Em seguida, diversos projetos de lei começaram a pipocar Brasil afora para tentar criar dispositivos que impedissem professores de discutir questões de gênero em suas aulas.
Os estudos de gênero partem de uma constatação fundamental: a de que todas as pessoas possuem os mesmos direitos. Essa afirmação aparece na Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948.
Nova Escola

STJ decide que dinheiro da educação básica não pode bancar honorários de advogados

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta quarta-feira que recursos da educação básica , a serem repassados a municípios a partir de uma decisão judicial para a qual não cabem mais recursos, não podem ser destinados ao pagamento de honorários de advogados. Por sete votos a um, a Primeira Seção do STJ entendeu que esse dinheiro do antigo Fundef - hoje Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb)-- tem natureza constitucional e, portanto, não pode sofrer um desconto para que parte seja destinada a bancas de advocacia contratadas para destravar os recursos. A finalidade deve ser exclusivamente para educação básica.
O Globo

Cartilha do MEC orienta parlamentares sobre emendas para a educação

O ministro da Educação, Rossieli Soares, elencou alguns dos programas prioritários da pasta que podem receber emendas individuais dos parlamentares ou das bancadas. Entre as prioridades do MEC está a destinação de recursos para ônibus escolares, computadores e aparelhos de ar condicionado para as escolas.
IstoÉ

Estatística, pesquisas e estudos

Educação falha tira metade do potencial produtivo do brasileiro

Novo índice do Banco Mundial situa país na 81ª posição, atrás da Rússia e da China
A baixa qualidade da educação condena as crianças nascidas hoje no Brasil a atingir, em média, aos 18 anos pouco mais da metade do seu potencial produtivo, limitando suas condições de inserção no mercado de trabalho.
É o que revela um novo índice criado pelo Banco Mundial para mensurar os retornos dos investimentos dos países em capital humano.
Folha de São Paulo

Como transformar seu filho em um gênio, segundo estudo feito durante 45 anos

Estudo lança luz sobre como estimular crianças inteligentes para que sejam adultos bem-sucedidos
O estudo vai contra a antiga crença de que "a prática leva à perfeição", segundo a qual você pode se tornar um especialista em alguma coisa contanto que trabalhe duro e tenha foco.
Em vez disso, o SMPY sugere que a capacidade cognitiva inicial - como resolver problemas e tomar decisões corretas - tem mais efeito sobre a conquista do que a prática ou até mesmo o status socioeconômico de uma pessoa.
BBC

Opinião

Como as ferramentas digitais contribuem para o processo de aprendizagem?

Não adianta fugir: as ferramentas digitais chegaram para ficar! Elas impulsionam a aprendizagem e são capazes de apoiar a aprendizagem de crianças e jovens ao transformar práticas pedagógicas. Essas ferramentas se tornaram tão essenciais que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que norteia a construção do currículo da Educação Básica, tornou o mundo digital uma competência de ensino que deve atravessar o currículo de todas as disciplinas, enfatizando seu uso reflexivo e ético.
Nova Escola

Gestão democrática da escola: como inserir esta ideia entre os alunos

Na esfera escolar a democracia tem se tornado algo muito além de um princípio de gestão. Ela tem se constituído em um jargão que sugere legitimidade às instituições de ensino, especialmente àquelas da Educação Básica. Nesse sentido, nós, gestores e profissionais da educação em geral, devemos ter uma prática condizente com o valor da democracia que presumimos ter.
Gestão Escolar

Os desafios para implementar história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas

No período que marca os 15 anos da alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional pelas Leis n. 10.639/2003 e 11.645/2008 vemos o crescimento de muitas ações focadas na implementação do ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena nas escolas, em todos os níveis de ensino. Toda essa mudança política e normativa rompe definitivamente com a expectativa de parte da população brasileira de que este debate nunca alcançaria a esfera pública e se transformaria em política de Estado. No entanto, embora essas mudanças e iniciativas sejam importantes, chamamos a atenção para a necessidade de acompanhamento e discussão permanente sobre os entraves do processo de implementação, que tem se mostrado ainda bastante inicial.
Nova Escola

Eventos

Brasileiros conquistam medalhas de ouro e prata em Olimpíada Internacional de Economia

Com duas medalhas de ouro e duas de prata, cinco estudantes brasileiros trouxeram para o país o prêmio de 3ª melhor equipe do mundo na Olimpíada Internacional de Economia (IEO – International Economics Olympiad), realizada em Moscou, capital da Rússia, entre 14 e 22 de setembro.
Brasil Escola

Outras do dia

Proposta para permitir que escolas religiosas rejeitem alunos gays causa controvérsia na Austrália

O governo da Austrália está revisando as leis de liberdade religiosa e de discriminação sexual e estuda um pedido para que escolas possam recusar alunos, professores e funcionários gays.
Há pressão para o país alterar a legislação para permitir que instituições religiosas de ensino selecionem estudantes e funcionários com base na orientação sexual e identidade de gênero. Isso já acontece em algumas escolas de alguns Estados australianos, mas as mudanças seriam estendidas a todo o país.
BBC

Universidades britânicas são cobradas a ter programas para saúde mental dos estudantes

Com um em cada quatro estudantes buscando atendimento psicológico em universidades, o governo britânico planeja fazer da saúde mental dos alunos um tema prioritário. O ministro da Educação Superior, Sam Gyimah, diz que se as universidades não acelerarem medidas, o governo tomará iniciativa. Ele provocou controvérsia ao dizer que as universidades deveriam agir como “in loco parentis” – como são chamados os pais substitutos de seus alunos.
Porvir