segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Notícias de Educação - 22/out/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Relatório recomenda reflexão sobre uso da tecnologia na educação

Útil para a aprendizagem, tecnologia não pode ser um fim em si mesma, enfatiza estudo da USP
A tecnologia está aí e o elogio de suas potencialidades educativas não pode dispensar a explicitação de seus limites no que se refere à consideração dos fins da vida humana”, alerta o texto. “Seu uso adequado pode contribuir para a criação de condições favoráveis ao exercício da cidadania, constituindo um auxílio importante na tomada de decisões. Mas é preciso uma conscientização sobre as implicações associadas, as consequências inerentes a seu uso como instrumento educacional.

Usp

Como funciona a fonte tipográfica que ajuda a memorizar o texto

Um grupo de pesquisadores da universidade RMIT, em Melbourne, na Austrália, acaba de lançar uma fonte que ajuda na memorização de textos.
A fonte “Sans forgetica” (de “forget’, esquecer, em inglês) foi projetada usando princípios da psicologia cognitiva. A equipe responsável por sua criação reúne cientistas do comportamento e designers.

Nexo

Inspirada no Japão, escola britânica coloca alunos para ajudar na limpeza da escola

Uma escola britânica comprou 10 aspiradores de pó e colocou seus alunos para limparem as salas de aula. A diretora afirma que a medida ensina respeito aos estudantes e também diminui a carga de trabalho do zelador.
Hilary Priest, a diretora da escola The Grove, diz que teve a ideia depois de assistir a um programa de TV sobre a educação no Japão.

G1

Gestão

Para cumprir meta, ensino básico precisa de mais 1,9 milhão de vagas

A educação na primeira infância exigirá a criação de 1,9 milhão de vagas — o equivalente a 28 mil escolas. Contudo, se o ritmo de investimentos continuar como o atual, o Plano Nacional de Educação (PNE) não atingirá suas metas. Um dos pontos mais frágeis é a inserção de crianças de zero a três anos em creches. O Brasil está longe de ter metade desse público matriculado até 2024, concluiu auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU). Atualmente, 38,2% frequentam escola ou creche.

Correio Braziliense

Como Portugal elevou sua educação às melhores do mundo: Pouco dinheiro, muito empenho

Com pouco investimento mas melhorias constantes, Portugal viu seus alunos superarem a média no teste internacional Pisa
É tamanha a consistência de resultados que Portugal hoje recebe informalmente a alcunha de "estrela ascendente da educação internacional" - e fez isso sem apostar em nenhuma grande estratégia educativa, mas investindo nas pessoas que formam a comunidade escolar, especialmente as mães e as crianças de 0 a 6 anos.
Apesar dos resultados positivos, a interpretação é de que ainda há muito a melhorar.

BBC

Aplicativo medirá o uso de tecnologia pelas escolas

O Ministério da Educação acaba de lançar um aplicativo para ajudar diretores, professores e alunos a medir o uso da tecnologia em cada uma das 146 mil escolas do país. Trata-se do Educação Conectada, gratuito e disponível a todos no Google Play e Apple Store. O aplicativo identifica, por meio de perguntas simples, o grau de adoção de tecnologia na sala de aula e o quanto ela está contribuindo para a melhoria do processo de ensino.

MEC

Secretaria de Educação restringe uso de celular por professores em Poços de Caldas, MG

Agora eles só podem usar o aparelho no intervalo das aulas ou para atividades pedagógicas. A medida foi tomada depois que várias denúncias chegaram até a secretaria. A portaria não proíbe totalmente o uso do celular, já que o aparelho pode ser usado em atividades de ensino. Para isso, a coordenação ou a direção precisam ser avisadas e devem acompanhar o trabalho.

G1

Inclusão

Por que um processo contra Harvard ameaça políticas de ação afirmativa em universidades dos EUA

Um processo em que a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, uma das mais prestigiosas e seletivas do mundo, é acusada de discriminar candidatos de origem asiática poderá ter impacto profundo não apenas na instituição, mas na maneira como universidades em todo o país consideram a raça dos alunos como um dos fatores em seus sistemas de admissão.
Por um lado, o uso de ações afirmativas - em que as escolas consideram a raça dos candidatos como um entre vários critérios de seleção - é essencial para garantir diversidade nessas instituições. Mas críticos das medidas defendem que a admissão deveria ser baseada apenas em fatores objetivos, como notas, sem qualquer menção a raça.

BBC

Leis e políticas

A ameaça obscurantista à educação

Racismo, vandalismo em biblioteca, censura e ofensas anônimas. O que explica a onda reacionária que ataca a liberdade de pensamento em universidades e escolas do País?
Nos ensinos fundamental e médio as manifestações são de caráter ideológico. O caso mais gritante foi a repentina exclusão do livro “Meninos Sem Pátria”, adotado pelo tradicional colégio católico Santo Agostinho, no Leblon, Rio de Janeiro.
Com os ânimos exaltados pela poximidade da eleição e a sociedade polarizada, até uma menção à Lei Rouanet causou controvérsia em sala de aula.

IstoÉ

O que um programa de ensino de Chicago pode ensinar ao Brasil

Envolvimento comunitário e comprometimento de voluntários fizeram com que 90% dos jovens de um bairro pobre completassem o ciclo escolar na década de 80
Em 1963, um grupo de professores de uma região pobre de Chicago percebeu que seus estudantes tinham sérios problemas de aprendizado. Já próximos do ensino médio, muitos alunos ainda sofriam até mesmo para ler os textos apresentados em aula. Saídos de famílias pobres, os jovens vinham de um conjunto habitacional conhecido como Cabrini-Green e, ali, sobrava violência e faltavam oportunidades. Os professores, então, decidiram iniciar um projeto voluntário, tutorando os alunos além do horário de aula – aos domingos, promoviam atividades extras. Os resultados não tardaram a aparecer.

Gazeta do Povo

Seguridade aprova obrigatoriedade de laboratórios acessíveis em toda rede de ensino

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou nesta quarta-feira (17) proposta que prevê laboratórios de ensino para estudantes com necessidades educacionais especiais nas escolas em todos os níveis e modalidades de ensino.

Câmara

Política eleitoral, partidária e afins

Eleições 2018: As falhas nos programas de Bolsonaro e Haddad, segundo especialistas em educação

Melhorar a qualidade do ensino no Brasil será um dos principais desafios do futuro presidente da República. Tanto Jair Bolsonaro (PSL) quanto Fernando Haddad (PT) afirmam, em seus programas de governo, que darão atenção especial à área da educação. Mas cada um tem ideias bem diferentes do que seriam melhorias nesse setor e dos caminhos a serem seguidos para alcançar um salto de qualidade.
Analistas em educação analisaram, à pedido da BBC News Brasil, as ideias dos dois candidatos e apontaram alguns retrocessos.

BBC

Equipe de Bolsonaro quer cobrança de mensalidade em universidades federais

A equipe que prepara o programa de governo do candidato Jair Bolsonaro (PSL) quer instituir a cobrança de mensalidades em universidades federais para alunos de maior renda. Pela proposta, recursos arrecadados formariam um fundo para ajudar no financiamento das vagas para estudantes carentes. Embora tenha aceitação maciça no grupo, a recomendação é falar pouco sobre o plano. O receio é de que a divulgação provoque polêmica e atrapalhe o desempenho eleitoral do candidato.

O Estado de São Paulo

Estatística, pesquisas e estudos

Primeiros anos de vida são base para novas aprendizagens

Pesquisas demonstram que os estímulos que as crianças recebem até os 3 anos geram impacto na forma como elas adquirem novos conhecimentos
Os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento de uma criança. De acordo com pesquisas científicas, o período de 0 a 3 anos é tão decisivo para a estruturação física, intelectual e emocional que gera impacto ao longo de toda a vida. Com um desenvolvimento integral saudável, as crianças têm maior facilidade para se adaptarem a diferentes ambientes e adquirirem novos conhecimentos.

Porvir

Assim como educação, gênero e raça afetam renda

As estatísticas mostram que, em média, homens ganham mais que mulheres, negros têm salários mais baixos do que os dos brancos. A disparidade de renda relacionada a gênero e raça no Brasil ainda é tão intensa que reduzi-la à metade hoje provocaria um efeito sobre a desigualdade similar ao que o país teria colhido se tivesse mantido na escola até o fim do ensino médio quem era criança na década de 1990.

O Globo

Ensino Superior

Crise e dólar nas alturas não devem atrapalhar Educação

Em tempos de crise econômica, insegurança no cenário político e dólar nas alturas (flutuando em torno dos R$ 4), parece que uma luz vermelha aparece toda vez que pensamos em desembolsar recursos, seja para adquirir algum produto ou para pagar um curso de qualificação profissional. No entanto, é justamente neste momento, em que há tanta gente desempregada e colocando o pé no freio dos gastos, que o investimento em Educação faz diferença. Principalmente se o objetivo for mudar os rumos da atuação profissional a fim de ingressar em área em que há mais oportunidades no mercado de trabalho.
Pensando nisso, inclusive, universidades da região lançam mão de financiamentos próprios ou de descontos a fim de atrair e reter o aluno na instituição, afinal, quando o orçamento doméstico é reduzido, uma das primeiras atitudes do estudante é trancar a matrícula. O problema é que, muitas vezes, isso termina em evasão, e o universitário não retoma seus estudos.

Diário do Grande ABC

Eventos

Série mostra escolas brasileiras que protagonizam transformação na educação

Está disponível na plataforma Videocamp o primeiro episódio da série “Corações e mentes, escolas que transformam”, dirigida por Cacau Rhoden e produzida pela Maria Farinha Filmes.
A produção, de quatro episódios, mostra escolas brasileiras que protagonizam transformações na educação. São narradas as experiências e práticas pedagógicas de oito escolas brasileiras que repensaram seus processos de ensino e aprendizagem.

Carta Educação

Em São Paulo, projeto põe alunos no papel de criadores de tecnologia

Projetos produzidos por alunos do ensino médio da rede pública de ensino de São Paulo foram apresentados hoje (16) no Startup in School, a maior maratona estudantil de programação de software do estado, evento voltado ao empreendedorismo tecnológico.
Dois projetos foram premiados: o Doe-se, da Escola Técnica Philadelpho Gouvêa Netto, de São José do Rio Preto, e o ÉSaúde, da Escola Técnica Nelson Alves Vianna, de Tietê.

Olhar Digital