sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Notícias de Educação - 19/out/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Design sensorial ganha espaço em salas de aula nos EUA

Nos Estados Unidos, à medida que mais alunos com deficiência ingressam nos sistemas escolares, educadores têm se preocupado em adaptar suas salas de aula para estimular o desenvolvimento acadêmico e emocional. O design sensorial tem como foco o controle de imagens, sons e cheiros que podem sub ou superestimular alunos com autismo ou outras deficiências. Algumas escolas foram construídas para este fim, mas qualquer sala de aula pode ser redesenhada, segundo especialistas.
Porvir

França: proibição do celular funciona em cerca de 90% das escolas

Cerca de um mês e meio depois da adoção da nova medida, que entrou em vigor nas escolas de ensino médio, o governo francês faz um balanço positivo da adesão dos estabelecimentos à decisão.
O ministro da Educação Nacional, Jean-Michel Blanquer, disse que é provável que “mais de 90% das escolas respeitam a proibição,” adotada no início do ano letivo francês, em setembro. O objetivo é diminuir à exposição às telas, as diferenças entre alunos que possuem um aparelho ou não, e também limitar os riscos de bullying. A única exceção é para o uso pedagógico da ferramenta.
G1

Museu Virtual da Educação disponibiliza rico acervo para o público

Mais uma plataforma virtual com o objetivo de aumentar o conhecimento e facilitar a pesquisa está disponível para o público nessa semana do Dia dos Professores. O Museu Virtual da Educação reúne na internet conteúdo coletado ao longo dos 94 anos da Associação Brasileira de Educação.
EBC

Gestão

Mensalidades de faculdades particulares sobem acima da inflação, diz pesquisa

Um levantamento feito pelo Panorama do Ensino Superior Privado, mostra que os preços das mensalidades de faculdades particulares estão mais altos. Na modalidade presencial, o aumento é de 6,3% e no ensino à distância (EaD), 7,7%. De acordo com a pesquisa Índice Nacional de Preços de Mensalidades - Quero Bolsa (INPM-QB), os valores estão acima da inflação, que é de 1,8%.
G1

Nos últimos anos, Brasil tem maior investimento em educação infantil

Segundo o relatório Education at Glance 2018 (Um olhar sobre a educação, em tradução livre), cresceu nos últimos anos o investimento em educação infantil no Brasil.
O valor gasto por criança, segundo os dados, ainda pode crescer. Conforme o relatório, o país passou de um investimento próximo a 0,4% do Produto Interno Bruto (PIB), em soma das riquezas produzidas pelo Brasil no ano de 2015, para 0,7% em pré-escolas e creches.
Terra

'Sem uma educação de qualidade, estamos condenando nossas crianças e jovens à exclusão social'

O quadro é urgente: sem uma educação de qualidade, que prepare para a vida, cidadania e mercado de trabalho, estamos condenando nossas crianças jovens à exclusão social e nosso país a crises cíclicas e sobrepostas, como as que temos vivido nos últimos anos.
Mais emprego e renda, qualidade de vida e aprendizado para conviver em sociedade são avanços que começam nas salas de aula.
Estado de Minas

Profissionais da Educação

Valorização docente: os professores merecem e o Brasil precisa

Recentemente, o norte-americano Eric Hanushek, professor da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, esteve no Brasil para apresentar suas principais ideias sobre a relação entre Educação e economia. Na ocasião, ele falou amplamente da relação entre essas duas grandes áreas e destacou como a performance dos alunos em avaliações de larga escala influenciam no ganho real para a economia das nações, tese reconhecida no mundo todo. Além disso, em todas as falas, o pesquisador ressaltou o quanto a melhoria da Educação é inseparável da boa prática docente e, consequentemente, do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Ou seja, o segredo dos bons sistemas educacionais de países desenvolvidos está em seus professores – em como são atraídos, formados, valorizados e “aperfeiçoados”.
O Estado de São Paulo

Política eleitoral, partidária e afins

Estas são as propostas de Haddad e Bolsonaro para a educação

No segundo turno das eleições para a Presidência, marcado para 28 de outubro de 2018, os eleitores brasileiros escolherão entre o candidato Fernando Haddad (PT), que atuou como ministro da Educação por quase sete anos, nos dois mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva e no início do governo Dilma Rousseff, e Jair Bolsonaro (PSL), que critica uma suposta “doutrinação ideológica” feita por professores em sala de aula.
Veja as propostas dos dois candidatos e algumas medidas que adotaram na área de educação em suas trajetórias políticas.
Nexo

Bolsonaro quer ensino a distância na área rural, que tem piores indicadores educacionais

Especialistas alertam que modalidade pode agravar desigualdade sofrida por estudantes do campo
Além de defender a educação a distância no ensino fundamental, medida criticada por especialistas da área, o candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) quer direcionar a modalidade para a zona rural do país, exatamente onde estão os alunos com os piores indicadores de aprendizagem. A intenção está no plano de governo que o atual líder nas pesquisas registrou no Tribunal Superior Eleitoral ( TSE ), e já foi mencionada por ele em entrevistas.
O Globo

Professores, alunos e funcionários de universidades atacam 'tosca pregação autoritária' de Bolsonaro

Professores, estudantes e funcionários de universidades brasileiras divulgaram nesta quinta (18) um documento intitulado "Carta das Universidades pela Democracia".
"Acima e além das divisões ideológicas, partidárias e filosóficas que nos separam, decidimos nos unir em defesa do bem maior que representa podermos resolver as nossas diferenças em paz, dentro do Estado de Direito, e no respeito absoluto pela opinião alheia", diz a carta.
Folha de São Paulo

Ex-ministro de Temer pode voltar à Educação em governo de Bolsonaro

O ex-ministro da Educação no governo de Michel Temer, Mendonça Filho (DEM-PE), está colaborando com a equipe do candidato Jair Bolsonaro (PSL). O nome de Mendonça estaria, inclusive, sendo cogitado para voltar ao mesmo ministério que deixou em abril para se candidatar a senador por Pernambuco. Ele não se elegeu. Além dele, o nome do empresário Eduardo Mufarej, do grupo RenovaBR, também está sendo considerado para o cargo.
O Estado de São Paulo

Opinião

Educação de qualidade demanda bons professores e gestores

O sucesso da educação de Singapura se deve a uma cultura que prioriza aprendizagem, a um investimento sólido em professores, que são preparados para a profissão e não só para compreender teorias, e a uma política educacional voltada para a excelência com equidade, ou seja, para alto desempenho, sem deixar ninguém para trás.
Em outros termos, o que se busca é realizar a grande promessa da educação: a de que haverá igualdade de oportunidades não só no discurso, mas na prática.
Folha de São Paulo

Ensino Superior

Programa convoca universitários para criar projetos inovadores para o campus

Uma das grandes tendências da educação atual é a elaboração de projetos que promovem o aprendizado a partir da resolução de problemas reais e atividades mão na massa. É esse o conceito que move o programa Red Bull Basement University, que convoca estudantes de 18 a 25 anos a quebrar a cabeça para inovar, colaborar e promover mudanças no campus de suas universidades.
Porvir