sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Notícias de Educação - 30/nov/2018

Clipping Focando Educação

Gestão

MEC lança programa para melhorar indicadores do fundamental 2

As mudanças de comportamento, transformações físicas, psicológicas e sociais que acontecem ao longo da adolescência podem ser ricas oportunidades para o desenvolvimento dos estudantes. Para conectar a escola a esse universo e garantir a aprendizagem de estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), o MEC (Ministério da Educação) lançou na última terça-feira (27) o Programa Escola do Adolescente, que pretende oferecer formação e apoio técnico a professores e gestores de escolas públicas.

Porvir

Inclusão

Por que a Fundação Casa pôs em sigilo seus planos pedagógicos

Documentos sobre diretrizes do sistema socioeducativo paulista só podem ser divulgados 15 anos depois de sua elaboração. Especialistas ouvidos pelo ‘Nexo’ afirmam que a medida descumpre Lei de Acesso à Informação.
A razão apresentada para a medida, segundo a instituição, está em um trecho do decreto 58.052, que regulamenta a Lei de Acesso à Informação em São Paulo. O texto autoriza a aplicação de sigilo para documentos que possam “pôr em risco a segurança de instituições ou de altas autoridades nacionais ou estrangeiras e seus familiares”.

Nexo

Leis e políticas

Seguridade Social aprova ampliação de idade para educação gratuita obrigatória

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou proposta que obriga o Estado a oferecer educação obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade.
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Câmara

Técnico e Profissionalizante / Executiva

Aumenta número de cursos sobre crise financeira

Momento do País virou oportunidade de especialização em recuperação judicial
O que fazer quando os índices ruins da economia fazem com que as empresas tenham de se reestruturar ou até mesmo pedir recuperação judicial? Muita gente vê nesse cenário uma chance de mercado: tem crescido no Brasil tanto a oferta como a procura por cursos que formam profissionais para atuar em companhias com dificuldade financeira.

O Estado de São Paulo

Opinião

Pelo direito de aprendizagem do professor

Para transformar a Educação Básica, é preciso repensarmos a formação inicial dos professores. Não há como falar em direito de aprendizagem sem abordar as condições que precisam ser asseguradas ao profissional a quem atribuímos a missão de promover esse direito a todas as crianças, adolescentes, jovens e adultos.
Listamos 4 pontos que consideramos cruciais para que os cursos superiores de Pedagogia e Licenciaturas possam contribuir mais com a formação dos professores e para a sua atuação profissional

O Estado de São Paulo

Menos MEC, mais Educação

Se não reavaliarmos o papel do MEC, suas políticas e formas de atuação, nenhum dos enormes problemas que impedem nossa Educação de avançar serão resolvidos de forma efetiva
Mais importantes do que os fatos é a forma como reagimos a eles. Hoje, temos uma realidade diferente no Brasil. Respeitando que temos um novo presidente e, agora, a definição do novo ministro, é hora de arregaçar as mangas e enfrentar a triste realidade da Educação brasileira.

O Estado de São Paulo

Mudanças no Enem: quais os riscos?

As mudanças anunciadas para o “novo Enem” pelo governo golpista Temer-Bolsonaro, rompem com o caráter democrático que o exame assumiu e com que foi apropriado pelos segmentos mais pobres, pois trouxe conquistas reais a estes segmentos.

Carta Educação

Escola com Partido

Estimado leitor, há muita polêmica ao redor do projeto de lei Escola sem Partido. Poucos leram o texto. Recomendo. É curto e acessível.
O ponto mais controverso é determinar que se fixem nas salas cartaz com "deveres do professor"; ou seja,"direitos do aluno". Enquanto pesquisador da área, sou favorável à máxima difusão dos direitos da criança e do adolescente e sob essa perspectiva me interessa o PL.

O Povo

Ensino Superior

Governo atinge só 1/4 de contratos prometidos com Fies

Só 1/4 dos contratos de financiamento estudantil prometidos pelo governo federal foram firmados neste ano. É o que mostra um levantamento inédito produzido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes). Crise econômica, corte de recursos e reestruturações feitas no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) seriam os principais problemas que afetaram a política, segundo o estudo.

Terra

Faculdades dizem que governo não usou fundo para cobrir rombo do Fies

G1

Acesso ao Fies ficou mais difícil, dizem faculdades privadas

Uol

Eventos

Inep lança Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio da Diretoria de Estudos Educacionais (Dired), promove o seminário de lançamento dos cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais nesta sexta-feira, 30 de novembro, das 9h30 às 16h30, na sede do Inep, em Brasília-DF. Os Cadernos são destinados à disseminação de estudos e pesquisas voltados à análise, monitoramento e avaliação de políticas públicas, programas e planos de educação.

Inep

Policiais e jurídicas

Após reportagem do 'Estado', tribunal pede suspensão de diárias para cúpula da USP e Unesp

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) de São Paulo identificou como "incongruentes" as diárias corridas recebidas por servidores de alto escalão da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual Paulista (Unesp) e pediu que as universidades se adequem à legislação, recomendando a suspensão deste tipo de pagamento. USP e Unesp terão dez dias para se manifestar sobre o caso.

O Estado de São Paulo

Tribunal rejeita denúncia contra reitor da UFSC acusado de ofensa a delegada

A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais de Santa Catarina decidiu nesta quinta-feira (29) por unanimidade manter a sentença que havia rejeitado a denúncia do Ministério Público Federal contra o reitor da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Ubaldo Cesar Balthazar, e o chefe de gabinete da reitoria, Áureo Mafra de Moraes, acusados de injúria funcional contra a delegada da Polícia Federal Erika Mialik Marena.

Folha de São Paulo

Outras do dia

Por que localização é ponto importante para decidir qual faculdade fazer?

O trânsito é um dos principais problemas das grandes cidades. Em São Paulo, por exemplo, a média de tempo gasta no congestionamento é de 2 horas e 43 minutos por dia, de acordo com pesquisa do Ibope. Isso significa que por ano o paulistano fica quase um mês no trânsito. Uma das formas de fugir da estatística é morar perto das atividades diárias, por isso a localização é um ponto importante na hora de decidir qual faculdade fazer.

iG