segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Notícias de Educação - 03/dez/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Tecnologia em sala de aula

A tecnologia pode ser um instrumento potente no processo de ensino e aprendizagem. Quando aplicada numa proposta pedagógica, numa perspectiva ética e crítica, favorece o desenvolvimento de diferentes habilidades, estimula o trabalho colaborativo, o raciocínio lógico e a criatividade. Mas para tanto, é preciso preparar professores e equipar escolas.

O Povo

O futuro não pode mais esperar!

O Povo

Produzir conhecimento na prática

O Povo

Desmistificar e construir conceitos

O Povo

Como a tecnologia pode chegar à escola?

O Povo

Protótipos acadêmicos podem baratear recursos

O Povo

Como a tecnologia está mudando a sala de aula e o aprendizado

Com a tecnologia presente em quase todos os aspectos da vida, é praticamente um caminho sem volta: ou a escola se adapta a esta nova realidade ou ficará para trás
Por muito tempo, a sala de aula consistia em um professor que tentava ensinar uma grande quantidade de alunos por meio de seu conhecimento e com a ajuda de livros didáticos. Esse foi o único modelo ao longo do século 20, mas conforme a tecnologia avançava em outras áreas e transformava a forma como as pessoas viviam, as escolas continuaram paradas no tempo. Isso contribuiu para que o nível de aprendizado nas instituições de ensino ficasse aquém do esperado. Contudo, o setor já começa a se abrir para a adoção de novos recursos e métodos para estimular o conhecimento de uma nova geração de alunos.

Gazeta do Povo

Profissionais da Educação

Educação Infantil: os desafios até chegar na sala de aula

Falta de exercícios práticos durante a formação inicial é a principal queixa relatada pelos profissionais de Educação
A criança durante a Educação Infantil tem contato pela primeira vez com milhares de sentidos e sensações. Cada exercício ou brincadeira pode se transformar em uma experiência guiada pelos professores. Mas como esses profissionais aprendem? E quais os desafios de levar as lições e diretrizes da BNCC para a sala de aula? Pensando nisso, a NOVA ESCOLA entrevistou especialistas, professores e diretores pedagógicos que têm contato com esse período para contar mais sobre os desafios de quem leciona nessa etapa.

Nova Escola

Inclusão

Unicamp faz história com o primeiro vestibular da universidade para indígenas

Com o objetivo de aproximar as formas de ingresso no ensino superior de estudantes com características regionais e culturais, a Unicamp aplicou neste domingo (2) o primeiro vestibular indígena da história da instituição.
As mais de 70 vagas de 34 cursos diferentes da Unicamp serão disputadas por 610 inscritos.

iG

Leis e políticas

O risco de doutrinação sempre existiu

As deficiências, os atrasos e as limitações do nosso sistema educacional são as obsessões profissionais de Cláudia Costin, atual diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ex-ministra do governo de Fernando Henrique Cardoso, ex-dirigente de ONG e ex-diretora global de Educação do Banco Mundial que lecionou no mestrado da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, ela percorre o mundo conhecendo soluções para melhorar o desempenho escolar de crianças e jovens brasileiros. Para Costin, é preciso melhorar a formação dos professores, garantir oportunidades iguais para os estudantes e preparar as escolas para o século XXI, em vez de ficar se preocupando com temas já deixados para trás por outro países, como o debate sobre cotas, sobre educação sexual e sobre os métodos do educador Paulo Freire. Sobre a briga ideológica pelos corações e mentes dos alunos, ela é categórica: “É mais efetivo ensinar a pensar”.

IstoÉ

Propostas da equipe de Bolsonaro para a educação: saiba o que pode e o que não pode ser feito pelo governo

O governo de Jair Bolsonaro pretende fazer grandes alterações na educação brasileira, sobretudo com mudanças nos conteúdos ensinados em sala de aula e em universidades. A partir de declarações de membros do futuro governo e do plano registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), GaúchaZH ouviu quatro especialistas na área de políticas educacionais para entender quais propostas podem, de fato, ser aplicadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Zero Hora

Projeto do Escola sem Partido pode ser votado na terça

A comissão especial que analisa o projeto do Escola sem Partido (PL 7180/14) volta a se reunir na terça-feira (4) para votar o novo relatório do deputado Flavinho (PSC-SP) à proposta, lido no último dia 22.
A comissão reúne-se no plenário 3 a partir das 14 horas.

Câmara

Educação financeira integrará de vez a base curricular a partir de 2020

A falta dela traz consequências negativas na vida de ricos e pobres, velhos e jovens, homens e mulheres. Sem educação financeira, os objetivos de vida vão ficando cada vez mais distantes. Em uma tentativa de modificar essa realidade brasileira, após anos de discussão, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental terá o assunto como tema obrigatório a partir de 2020.

Jornal de Brasília

Política eleitoral, partidária e afins

Deputada mais votada do Brasil dispara: "O que acontece na universidade é emburrecimento em massa”

Em entrevista, Janaina Paschoal concorda que há doutrinação ideológica no ambiente de estudo
Para a advogada, é tolo dizer que Moro agiu com interesses políticos ao condenar Lula à prisão, em 2017, ou ao levantar o sigilo sobre a delação do ex-ministro petista Antonio Palocci, a dias do pleito. 
E quem levava fé em Bolsonaro? "Vamos falar a verdade, a maioria dos analistas sequer acreditava na vitória dele.

Gazeta do Povo

EAD

Saraiva Educação lança plataforma de cursos online para estudantes de Direito

A Saraiva Educação anunciou o lançamento de uma plataforma online voltada para estudantes de Direito, a Campus Lab. Com mais de 100 horas de aulas online, mapas mentais animados, exercícios, textos de apoio e mais de 90 livros digitais, a plataforma tem como principal objetivo a democratização do ensino do Direito no Brasil.

IDG Now

Startup de educação online, Udacity deve encerrar operação brasileira

Conhecida como a Universidade do Vale do Silício, a Udacity, plataforma americana de cursos online com mais de 10 milhões de alunos no mundo, entre cursos livres e pagos, deve fechar as portas no Brasil. Até agora foram demitidos 36 dos 70 funcionários da empresa no país. Os demais continuam para dar suporte aos alunos que estão ainda fazendo os cursos ou que se matricularem até dezembro (a partir de janeiro não abrirá mais inscrições para cursos em português).

Exame

Opinião

Professor, profissão de risco

Há alguns anos, tem-se percebido uma maior procura por atendimento psiquiátrico por professores do ensino médio de escolas públicas. Depressão, ansiedade e transtorno de estresse pós-traumático têm sido os principais diagnósticos e, não raras vezes, muitos acabam necessitando ser afastados do trabalho por longos períodos.

O Povo

Maturidade cerebral e a maioridade penal

Investir na promoção de ambientes saudáveis, culturalmente ricos e livres de violência e negligência pode trazer benefícios mais consistentes e duradouros na redução de criminalidade
A redução da criminalidade é desejo de toda a sociedade. Inúmeras medidas têm sido sugeridas com esse objetivo, incluindo a redução da maioridade penal. É fundamental que a discussão dessa medida – indubitavelmente complexa em diversos aspectos – seja norteada por resultados de pesquisas em diferentes áreas do conhecimento, incluindo a perspectiva das neurociências.

Carta Educação

Escola sem partido, escola com partido

O que de fato se deve discutir é a doutrinação e como evitá-la. Precisamos entender que os dois lados da discussão estão imbuídos de ideologia. Sem dúvida existe um abuso doutrinário nas escolas e universidades, mas não se pode superar e reordenar as funções escolares adotando as práticas que condenamos no "outro lado". É necessário humildade para entender que um mesmo fato pode ser visto de diferentes formas.

O Povo

Ensino Superior

Estudar está deixando os universitários doentes

Pesquisa realizada no Reino Unido indica que 6% dos estudantes dizem ter pensado em suicídio
O primeiro ano do ensino superior pode causar uma dupla pressão nos estudantes: muitos deixam a casa da família pela primeira vez e enfrentam exigências acadêmicas reais. Aprender a administrar a mudança pode ajudar a evitar males maiores.

El País

Desempenho pífio do Fies frusta estudantes da graduação

O pior desempenho na série histórica do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) significa também o sonho frustrado de milhares de brasileiros de fazer uma graduação. O impacto no número de alunos que deixaram as salas de aulas do ensino superior por não ter conseguido acesso ao programa ainda é desconhecido, mas o desempenho pífio do chamado Fies privado (P-Fies) evidencia que a solução para garantir o acesso da população à educação não passa pela transferência da responsabilidade constitucional do governo para agentes financeiros privados.

Estado de Minas

Brasil criou 13.624 vagas em cursos de medicina desde 2013; 20% delas seguem os critérios do Mais Médicos

Publicada no Diário Oficial da União em julho 2013, a medida provisória que criou o Programa Mais Médicos não se ateve apenas à contratação de médicos formados fora do Brasil, na condição de bolsistas, para suprir em caráter emergencial a demanda de profissionais da saúde no país. Ela também definiu ações do governo federal para reduzir essa carência permanentemente, incluindo a expansão das vagas na graduação em medicina e na residência em medicina da família e comunidade, e a reforma do curso de graduação para incluir um estágio obrigatório dos estudantes na saúde pública.

G1

Eventos

Conferência FabLearn abre chamada para trabalhos de educação mão na massa

A Conferência FabLearn 2019 está com chamada aberta para o envio de trabalhos, propostas de oficinas e projetos de educação mão na massa para serem apresentados nos dias 9 e 10 de março, na Universidade de Columbia, em Nova York (EUA). As submissões podem ser feitas até o dia 15 de dezembro de 2018, às 23:59 (horário de Nova York).
Neste ano, o tema da conferência tem como tema o papel da educação mão na massa em um mundo com crescentes desafios sociais e ambientais.

Porvir

Comissão de Educação debaterá crescimento do ensino a distância

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado aprovou na terça-feira (27), em votação simbólica, requerimento para realização de audiência pública sobre a proliferação dos polos de ensino a distância (EaD). A data da audiência ainda será definida.

Senado

Comissão de Educação realiza audiência para debater corte de bolsas na pós-graduação

Audiência pública da Comissão de Educação (CE) vai debater nesta terça-feira (4) o corte de recursos para o Ministério da Educação, com redução das bolsas de pós-graduação e suspensão de programas de educação básica, de universidade aberta e de cooperação internacional.

Câmara

Outras do dia

Por medo de espionagem, EUA estudam limitar vistos de alunos chineses

O governo dos EUA pretende checar com mais rigor o histórico de estudantes chineses que vivem no país em razão da preocupação com espionagem e roubo de propriedade intelectual. Segundo assessores do presidente Donald Trump, outras restrições também estão sendo analisadas, como investigação de perfis em redes sociais.

Gazeta do Povo

Crianças 'matam' aula para protestar pelo clima na Austrália

Cerca de 15 mil estudantes deixaram as salas de aula nesta sexta-feira (30) na Austrália para se manifestar e cobrar ações contra as mudanças climáticas, de acordo com a CNN.
As manifestações acontecem em ao menos 30 cidades do país, entre elas Melbourne, Brisbane e Perth.

G1

Funcionários de universidades francesas protestam contra aumento de matrícula para estrangeiros

O aumento do preço da matrícula nas universidades públicas na França já provocou muitas reações. Os alunos, os mais interessados nessa questão, já começaram a se mobilizar. Agora foi a vez das próprias instituições se posicionarem sobre o assunto: vários reitores e conselhos de administração expressaram descontentamento com os novos valores.

G1