terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Notícias de Educação - 26/fev/2019

Clipping Focando Educação

Sala de aula

História apresentada no Carnaval pode ser usada em aula

Acadêmicos falam sobre como o trabalho das escolas de samba podem ser utilizados em salas de aula para ensinar história.
Tanto Fabiolla quanto Porto dizem que os temas podem ser utilizados, inclusive, de forma didática dentro das escolas, para auxiliar os alunos a fixar determinados temas. “Não basta somente olhar o desfile e ouvir o samba-enredo, se você não pesquisar sobre o tema, cruzá-lo com outras fontes, procurar outras versões, dificilmente aprenderá algo sobre a temática, a não ser repetir exatamente o que é apresentado, e isso não é exatamente uma forma de aprendizado”, diz Fabiolla.
“O samba-enredo e outras músicas de Carnaval podem possuir diversos usos e recursos para se entender a história do Brasil e do Mundo. Um exemplo, é o enredo da Império de Casa Verde de 2018, que ao abordar a Revolução Francesa em seu desfile, não só descreve a história em si, como Carnavaliza a realidade”, diz Porto.

Terra

Entenda a importância da tecnologia na educação atual

Por muito tempo a escola foi um espaço que oferecia métodos defasados de ensino, fundamentados em quadros-negros, livros e aulas completamente expositivas. Essa didática estava descontextualizada da vida dos jovens fora da instituição, e a partir daí surgiu a necessidade de aplicar a tecnologia na educação.
Uma metodologia que inova e transforma tecnologias em ferramentas pedagógicas pode prender muito mais a atenção do estudante contemporâneo. Sendo assim, adaptar os sistemas educativos é cada vez mais necessário.

Catraca Livre

Gestão

Conheça a cidade que há 20 anos não mistura política com educação e tem o melhor Ideb do País

A cidade com a melhor educação do Brasil surpreende. Enquanto a média nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é de 5,8, é em Sobral, município com pouco mais de 200 mil habitantes do Ceará, que a educação tornou-se modelo para todo país e, o mais incomum, com folga nos investimentos.
Mas, afinal, o que faz Sobral ter a melhor educação do Brasil? Não há uma resposta única , já que são vários aspectos que contribuem para educação de qualidade no município, mas o secretário da pasta, Hebert Lima, aposta naquilo que foi a primeira e mais importante decisão : Há 20 anos nenhum cargo da educação é ocupado por indicação política e nem por eleição.

NE

Ministro da Educação pede que diretores de escolas filmem alunos cantando hino e mandem para o governo

Mensagem do MEC solicita ainda que gestores façam leitura da carta com slogan de campanha de Bolsonaro
Em mensagem oficial distribuída a redes de ensino, o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, pede que diretores de escolas públicas leiam para alunos e funcionários uma "carta" de volta às aulas que termina com o slogan da campanha do presidente Jair Bolsonaro nas eleições: "Brasil acima de tudo. Deus acima de todos".

O Globo

Ministro da Educação envia carta a escolas do Brasil

MEC

Juristas e educadores criticam pedido do MEC para execução de hino e leitura de carta com slogan de Bolsonaro

G1

PSOL e PT pedem que PGR investigue ministro da educação por crime de responsabilidade

Época

Profissionais da Educação

Professores de 53 municípios do Ceará recebem reajuste de pelo menos 4,17%

Chegou a 53 o número de municípios cearenses que já reajustaram o salário dos professores neste ano. Em 50 desses municípios a reposição salarial se igualou ao índice de 4,17% estipulado pelo Ministério da Educação. O levantamento foi realizado pela Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce).

O Povo

Leis e políticas

Projeto define que funções de magistério vão além de atividade em sala de aula

O Projeto de Lei 499/19 visa deixar claro, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - 9.394/96), que as funções de magistério englobam não apenas a atividade em sala de aula (docência), como a coordenação, o assessoramento pedagógico e a direção, necessárias ao funcionamento da unidade escolar de educação infantil e ensino fundamental e médio.
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Educação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Câmara

Proposta estabelece os sete anos como a idade máxima para alfabetização na rede pública

O Projeto de Lei 392/19 pretende estabelecer que os sete anos sejam a idade máxima para alfabetização na rede pública de ensino, com o alcance do pleno domínio da leitura e da escrita. O texto inclui o dispositivo na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei 9.394/96).
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Câmara

Estatística, pesquisas e estudos

O Brasil está mesmo alfabetizado?

Segundo indicador Inaf, 29% dos brasileiros são considerados analfabetos funcionais e esse número sofreu leve aumento nos últimos anos
Para responder à pergunta do título é preciso compreender o que é o alfabetismo. Segundo o Indicador de Analfabetismo Funcional (Inaf), é a capacidade de compreender, utilizar e refletir sobre informações contidas em materiais escritos para ampliar conhecimentos e participar da sociedade. Isso nos mais diversos âmbitos, como em meio à família e à comunidade, ao consumo, à Educação formal e continuada, ao trabalho, à política e à religião.

Nova Escola

Educação de Jovens e Adultos

Inep antecipa divulgação dos resultados do Encceja do Ensino Fundamental

Os resultados individuais do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2018, referentes ao Ensino Fundamental, já estão disponíveis para consulta. A data prevista para divulgação das notas era 26 de fevereiro, mas o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) antecipou em um dia e disponibilizou os resultados na tarde desta segunda-feira, 25 de fevereiro.

Inep

Ensino Superior

MEC divulga resultado do Fies

O resultado do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foi divulgado no fim da tarde desta segunda-feira, 25. O candidato deve conferir na página do programa na internet ou com as instituições de ensino participantes.

O Estado de São Paulo

Universidades da Europa atraem brasileiros para pós-graduação

Com instituições de ensino de prestígio, diversidade cultural e cursos com preços competitivos, o Velho Continente atrai brasileiros em busca de uma pós-graduação. Na Europa, não há oferta de especializações nos moldes do Brasil. Quem busca uma formação depois da faculdade voltada para o mercado de trabalho costuma optar pelos cursos de mestrado com ênfase no âmbito profissional - há uma diferenciação entre os mestrados acadêmicos e profissionais.

O Estado de São Paulo

Reino Unido: Boas instituições e idioma bem estudado

O Estado de São Paulo

Portugal e Espanha: Para quem procura língua e costumes parecidos

O Estado de São Paulo

Na Alemanha e na Holanda, cursos em inglês

O Estado de São Paulo

França: Destaque para Direito e Cultura

O Estado de São Paulo

Quando o curso é feito em parte no exterior

O Estado de São Paulo

Para se especializar depois dos 40 anos

Escolas que oferecem cursos de MBA, um nicho em que a média de idade baixou nos últimos anos, têm apostado na oferta de modalidades específicas para profissionais mais experientes.
São cursos que reúnem estudantes no mesmo nível gerencial no mercado e em momentos de carreira semelhantes.

O Estado de São Paulo

'MBA deveria ter um prazo de validade’

O Estado de São Paulo

Cursos ensinam a cultivar felicidade

Algumas instituições dos Estados Unidos vêm investindo em disciplinas ou cursos de especialização com foco na felicidade.
Inspirados pelas aulas no exterior, professores brasileiros também estão implantando a felicidade como tema principal de cursos livres e de pós-graduação.

O Estado de São Paulo

Eventos

Ministro da Educação fala sobre ideologia de gênero e Escola sem Partido

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) faz nesta terça-feira (26), às 11h30, uma audiência pública com o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez. Convidado para apresentar as diretrizes e programas prioritários da pasta durante o governo de Jair Bolsonaro, Vélez Rodríguez deve apresentar sua visão sobre a educação. Também deve falar, entre outros temas, sobre o programa Escola Sem Partido, defendido por Bolsonaro durante a campanha eleitoral.

Senado

SP: Física para Professores do Ensino Médio

Estão abertas, até o dia 10 de março de 2019, as inscrições para o curso Física de Fronteira para a Sala de Aula, que será realizado nos dias 30 e 31 de março, em São Paulo. O curso é organizado pelo Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR), em parceria com o Perimeter Institute for Theoretical Physics (Canadá) e o Instituto Serrapilheira.

Fapesp

Ministro defende ensino vinculado às questões práticas da vida do estudante

No quarto episódio do programa Bate-papo com o professor Vélez, o ministro da Educação, professor Ricardo Vélez Rodriguez ressaltou a importância de conciliar a teoria ensinada em sala de aula à prática vivenciada pelos alunos, em todos os níveis do ensino. O ministro recomenda que o docente sempre questione o tipo de linguagem e o tipo de metodologia que irá utilizar para que a sua mensagem possa ser traduzida em algo compreensível pelo aluno. “O ensino tem que ser um ensino que caminha em direção à prática, em direção à aplicabilidade. Esse é o nosso grande abismo no terreno do ensino”, ressalta.

MEC

Policiais e jurídicas

"Lava Jato da Educação" precisa de investigação para existir, avalia PF

Anúncio de Bolsonaro foi recebeido com cautela
O anúncio por Jair Bolsonaro de fazer uma “Lava Jato da Educação” foi recebido na Polícia Federal com vários decibéis abaixo do tom usado pelo presidente. Até agora, o que existe são apenas relatórios da CGU apontando o que possivelmente podem ser indícios de corrupção, notadamente no Prouni e no Pronatec. Nada além disso.

Época