Sala de aula
O que é homeschooling e o que considerar antes de decidir educar o filho em casa
![](https://statig0.akamaized.net/bancodeimagens/8s/h7/nh/8sh7nh838kcww0fdh7dea3zhn.jpg)
“Existe também um grupo de pessoas que está querendo fazer isso sem pensar o quanto é complicado e difícil”, ressalta a especialista em psicopedagogia Irene Maluf. Segundo ela, antes de optar pelo ensino domiciliar, os pais precisam ter certeza de que terão tempo para ficar com a criança e orientá-la.
A especialista afirma ainda que nem todas as crianças são capazes de se adaptar a essa modalidade de ensino. “Se eu tiver três filhos, pode ser que um se de super bem com esse tipo de escolha e outro não. Então, tem que ver as características da criança, se ela se moldaria a ter aulas com os pais e a rotina de estudos em casa”, explica.
Gestão
Ministro da Educação admite erro e MEC enviará a escolas nova versão de carta sem slogan de campanha
O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, disse nesta terça-feira que errou ao pedir que escolas filmassem professores, alunos e funcionários cantando o hino nacional, sem autorização prévia, e que fosse lida uma carta de sua autoria que se encerrava com um slogan de campanha do presidente Jair Bolsonaro (PSL), "Brasil acima de tudo. Deus acima de todos".
"Percebi o erro. Tirei esta frase, tirei a parte correspondente a filmar crianças sem autorização dos pais. Se alguma coisa for publicada, será dentro da lei, com autorização dos pais", disse Vélez em visita ao Senado.
Hino em escola é obrigatório? Pode filmar? E ler slogan de campanha? Veja o que diz a lei sobre o pedido feito pelo ministro da Educação
G1Procuradoria dá 24 horas para ministro da Educação explicar pedido de filmagem das crianças cantando o hino nas escolas
G1Entidades avaliam como positivo recuo do MEC sobre comunicado que pedia o Hino nas escolas
TerraPara Damares, hino nas escolas é obrigatório: “é o resgate das matérias de educação moral e cívica”
ForumEscola sem Partido diz que não há problema em gravar alunos cantando hino
Gazeta do PovoLíderes no Ideb, Ceará e Pernambuco criticam MEC por sugerir filmar alunos
UolConsed se posiciona contra carta do MEC com orientações para as escolas
Correio BrazilienseMourão defende "civismo", mas critica "forma" adotada pelo MEC em carta
Uol'Ministro, contrate um assessor jurídico', diz Janaina sobre MEC
R7Hino Nacional nas escolas é medida repetida por governantes desde Vargas
Folha de São PauloLei sancionada durante governo Lula obriga execução do Hino em escolas
Correio BrazilienseSem internet, 30% das escolas do fundamental não podem enviar vídeo ao MEC
UolOpinião: A luta do Ministério da Educação contra a realidade
Folha de São PauloColégio Santa Cruz, em SP, tem renúncia coletiva de conselho após ingerência religiosa
A carta está relacionada a uma ação da atual gestão da Congregação de Santa Cruz, mantenedora do colégio, no sentido de aumentar sua ingerência no dia a dia e ampliar o caráter religioso da escola. A gota d’água para a renúncia foi a decisão de transformar o Conselho de Administração, que na prática geria o colégio há mais de 20 anos, em um órgão meramente consultivo.
Folha de São PauloLeis e políticas
Quatro lições de educação, de Singapura para o Brasil
![](http://s3.amazonaws.com/porvir/wp-content/uploads/2019/02/26125925/capa12.jpg)
Da formação de professores e ao progresso da carreira docente, o país asiático que ocupa o primeiro lugar do ranking do Pisa é referência em diversos aspectos.
Porvir
Sistemas de ensino poderão implantar atendimento psicopedagógico nas escolas
O Projeto de Lei 282/19 altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, 9.394/96) para determinar que caberá a cada sistema de ensino (municipal, estadual e federal) implementar o atendimento psicopedagógico nas escolas.
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Projeto obriga poder público a realizar parcerias para garantir vaga a aluno especial
O Projeto de Lei 431/19 pretende determinar que o poder público disponibilize vaga gratuita em instituição especializada e com atuação exclusiva em educação especial caso a rede pública de ensino não ofereça condições para receber alunos com deficiência.
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência; de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Escola pública poderá ter que adaptar instalações para atender alunas grávidas
O Projeto de Lei 451/19 obriga o Estado a adotar medidas de acolhimento às adolescentes grávidas, no pós-parto (puerpério) ou que amamentam nas escolas públicas, adaptando instalações ou facultando a utilização de programas de ensino a distância.
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; Seguridade Social e Família; Educação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.
EAD
Ranking quer identificar os melhores cursos a distância do Brasil
![](http://s3.amazonaws.com/porvir/wp-content/uploads/2019/02/26163945/capa13.jpg)
Quais são os melhores cursos a distância do Brasil? Para responder essa pergunta e oferecer subsídios para estudantes escolherem a instituição que mais atende aos seus objetivos, plataforma de aprendizagem virtual Canvas vai criar EAD Ranking.
PorvirEventos
Hino nacional, escolas militares e acesso à universidade: Vélez enfrenta sabatina no Senado
![](https://www.gazetadopovo.com.br/ra/mega/Pub/GP/p5/2019/02/26/Educacao/Imagens/Vivo/velez_senado_magela.jpg)
O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, reiterou, nesta terça-feira (26), que cantar o hino “não é constrangimento, é amor à Pátria”, que nem todos são chamados à universidade e que as escolas cívico militares são, em sua opinião, o melhor caminho para melhorar a qualidade e a segurança nas escolas.
As afirmações foram feitas no Senado, durante audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte, que durou três horas e meia e teve a presença de 26 senadores, da imprensa e também de manifestantes contrários ao governo.
No Senado, ministro da Educação admite erro por e-mail, defende cotas e sugere mais alunos nas salas
O Estado de São PauloDiante de comissão do Senado, ministro indica sete pontos centrais para melhorar a educação
MECEm audiência no Senado, ministro da Educação defende mudanças no Fundeb
Correio BrazilienseVélez não detalha planos para educação, mas defende cotas em universidades
Folha de São PauloVélez Rodríguez diz ser contra privatizar universidades e acha viável ampliar vagas
SenadoPoliciais e jurídicas
Professor de direito da USP distribui texto em aula com defesa da ditadura militar e ofensas contra minorias
Cinco anos depois de defender o golpe militar de 1964 dentro da sala de aula na Universidade de São Paulo (USP), o professor associado de direito Eduardo Lobo Botelho Gualazzi distribuiu, na noite de segunda-feira (25), aos estudantes da disciplina "Direito administrativo interdisciplinar", um texto no qual reitera a defesa da ditadura militar e tece ofensas de classe e contra casais de pessoas do mesmo sexo, adeptos de religiões afro-brasileiras e movimentos de esquerda.
G1