quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Notícias de Educação - 25/set/2019

Clipping Focando Educação

Projetos

Alunas de centro socioeducativo escrevem livro sobre a história de luta das mulheres

Em Belém (PA), adolescentes que cumprem medidas socioeducativas são incentivadas a produzir obra que narra a atuação da mulher em diferentes processos históricos

Porvir

Gestão

Governo avalia dar ao Inep função de acompanhar frequência escolar do Bolsa Família

O governo Jair Bolsonaro estuda passar a atribuição de acompanhar e fiscalizar a frequência escolar dos beneficiários do Bolsa Família do Ministério da Educação (MEC) para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (Inep), informam integrantes do programa.

G1

Leis e políticas

Ensino integral melhora resultados de escolas pobres no Brasil

Das 100 unidades com indicadores de qualidade satisfatórios no ensino médio, 82 funcionam em tempo estendido, segundo estudo
A história da Escola Estadual Professor Pedro Gomes, em Goiânia, tem semelhanças com vários outros colégios de regiões pobres que conseguiram bons resultados por meio do ensino integral. Isso é o que mostra o Excelência com Equidade no Ensino Médio, estudo antecipado ao Estado e desenvolvido pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), instituto que fez o estudo em parceria com Instituto Unibanco, Fundação Lemann e Itaú BBA.
Diversos fatores interferem nos resultados de aprendizado, mas o nível socioeconômico dos alunos é considerado o de maior influência.

Terra

Até Estados ricos têm dificuldades de ampliar ensino integral

Terra

Análise: Ensino integral é caro, mas funciona

Terra

Projeto anula norma que autorizou uso do nome social em registro escolar

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 520/19 susta resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) que autorizou o uso do nome social de travestis e transexuais nos registros escolares da educação básica.
O projeto será analisado pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias; Educação; e Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Depois seguirá para o Plenário da Câmara.

Câmara

Avaliação

Relatório detalhado por estado é um dos destaques da publicação de 2017

Um panorama da avaliação básica brasileira acaba de ser publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Relatório Saeb 2017. O documento traz, em uma única edição, todos os aspectos relativos aos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017, o mais recente realizado no país, apresentando o desempenho dos estudantes em matemática e língua portuguesa, por etapa avaliada, com dados agrupados por unidade da Federação.

Inep

Opinião

O desafio da educação não é só dinheiro. Por que, então, um Fundeb permanente?

O FUNDEB trata apenas de parte dos recursos da educação, o que tecnicamente se chama de “subvinculação”. A lei do FUNDEB apenas determina como os recursos – cujo gasto já está vinculado à educação – serão redistribuídos entre estados e municípios e como devem ser gastos. Não implica, necessariamente, em dinheiro novo. Mas seus efeitos e implicações vão muito além da mera redistribuição de recursos. Daí a importância do tema.

Gazeta do Povo

Ensino Superior

UFRJ adia testes de habilidades específicas de vestibular de 2020 por falta de recursos financeiros

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) anunciou, nesta terça-feira (24), o adiamento por tempo indeterminado da realização do Teste de Verificação de Habilidade Específica (THE) e do de Conhecimento Específico (TCE) do vestibular 2020. O motivo é falta de recursos financeiros, segundo a instituição. Cerca de 1,8 mil candidatos fazem o exame.

G1

Unicamp marca para outubro 1ª assembleia extraordinária da história para votar moção em defesa da ciência e educação

G1

USP abre novas portas para o ingresso, mas Fuvest ainda exige resistência

Uma das formas de entrar na disputada universidade, exame cobra conteúdo e equilíbrio físico e mental
Por 40 anos para entrar na Universidade de São Paulo (USP) havia apenas o exame da Fuvest. Em 2016, a universidade passou a aceitar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que considera as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na edição passada, a Fuvest fez mudanças significativas, que vão da inscrição por cotas a menos um dia de prova. Agora, a universidade tem outra novidade: as vagas destinadas a estudantes classificados em olimpíadas acadêmicas nacionais e internacionais.

Terra

Policiais e jurídicas

Ministro da Educação é alvo da Comissão de Ética após crítica a Dilma e Lula

A Comissão de Ética Pública, vinculada à Presidência da República, abriu nesta terça-feira, 24, um procedimento para apurar se houve desvio de conduta do ministro da Educação, Abraham Weintraub, por ter feito publicações contra os ex-presidentes Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva. O autor do voto, conselheiro Erick Bill, também era funcionário da Secretaria-Geral da Presidência, mas deixou o cargo ontem após mais de três anos no governo. Apesar disso, ele continuará na comissão, pois possui mandato no colegiado até 2021.

O Estado de São Paulo

Outras do dia

Ferramenta online ajuda pais na escolha da escola para os filhos

Fim de ano se aproximando e os pais com filho em idade escolar se veem na missão de decidir a escola onde a criança ou adolescente vai estudar. É uma decisão que, muitas vezes, gera angústia, afinal, a escolha envolve muita responsabilidade. A dúvida pode afetar tanto pais que irão fazer a escolha pela primeira vez, quanto aqueles que buscam uma nova alternativa. Por isso, vale recorrer a métodos que auxiliem na decisão. Exemplo é a ferramenta online Escolha a Escola, lançada nesse mês, pelo jornal Folha. Nela estão informações de 135 mil colégios de educação básica de todo o Brasil.

Estado de Minas