quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Notícias de Educação - 26/set/2019

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Como a tecnologia está mudando a alfabetização?

Crianças têm contato com tecnologia cada vez mais cedo e ensino precisa se adequar
Passando por toda a primeira infância, esse contato com tecnologias digitais acontece cada vez mais cedo. Com isso, o tempo no celular toma, muitas vezes, parte do tempo das primeiras experiências de desenho e escrita à mão, como era no passado. Como, então, a alfabetização na escola se adequa esse novo contexto?

Folha de São Paulo

Gestão

Witzel quer derrubar lei que direciona royalties para Educação e Saúde

Os R$ 3 bilhões que devem abastecer os cofres estaduais com o próximo leilão do pré-sal, no começo de novembro, são uma excelente notícia — mas o governador Wilson Witzel (PSC) não está tão feliz assim.
É que o moço não vai poder usar o dinheiro como bem entender — nem direcionar um mísero centavo para a sua área preferida, a Segurança Pública.

Extra

Profissionais da Educação

Servidores da Educação de MG fazem vigília em BH por piso nacional da categoria

Servidores da educação de Minas Gerais fazem uma vigília na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, nesta quarta-feira (25). Entre as reivindicações da categoria está o pagamento do piso salarial previsto na Constituição.

G1

Reunião entre servidores da educação e governo de Minas termina sem acordo sobre piso da categoria

Hoje em Dia

Leis e políticas

“O Brasil precisa olhar para fora”

Para a especialista em políticas educacionais Paula Louzano, a resistência a aprender com outros países está nos deixando para trás na área da educação
Quando se está atrasado na agenda, como é o nosso caso, é muito importante olhar para as soluções que outros países buscaram. Quando olhamos para uma política internacional, olhamos também para a trajetória da implementação. Os erros e acertos nesse percurso são riquíssimos, podem nos ajudar inclusive com políticas que não sejam as mesmas, mas que em algum momento do processo enfrentam questões semelhantes na implementação.

Exame

Educação básica e saúde preventiva podem continuar indexadas em pacto federativo, indica Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, fez forte defesa da necessidade de desvinculação e desindexação do Orçamento por meio de novo pacto federativo, mas indicou que, para além do salário mínimo, outras despesas podem continuar carimbadas, como as ligadas à educação básica e à saúde preventiva.

Uol

Estatística, pesquisas e estudos

Taxa cai, mas político ainda indica 7 a cada 10 diretores da rede municipal

Sete em cada dez municípios do país têm diretores escolares escolhidos por meio de indicações políticas, sem participação de professores, alunos ou comunidade. Os dados fazem parte da pesquisa Perfil dos Estados e dos Municípios Brasileiros 2018, divulgada hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O levantamento também relata redução no número de cidades com museus, bibliotecas e arquivos públicos.

Uol

Pesquisa mostra como melhorar desempenho de escolas públicas

Com base nos dados do Enem e do Ideb, institutos reúnem iniciativas de sucesso de aprendizagem para o ensino médio
Entender o nível de aprendizagem dos alunos de escolas públicas que alcançam bons resultados no ensino médio esse é um dos focos da pesquisa Excelência com Equidade no Ensino Médio: a dificuldade das redes de ensino para dar um suporte efetivo às escolas.

R7

Escolas públicas de ensino médio se destacam no Enem por boas práticas

Hoje em Dia

Mulheres dominam gestão da educação em municípios e homens nos estados

Dados são da Pesquisa de Informações Básicas Municipais e Estaduais
Em 70,1% dos municípios brasileiros, a gestão da educação está sob a responsabilidade de uma mulher. Em 59,7%, ela é comandada por uma mulher de cor branca. Por outro lado, em 16 das 27 unidades federativas, a titularidade da secretaria responsável pela educação é exercida por homem. Em três estados, a política educacional não é executada por uma pasta específica: em Goiás, Tocantins e Acre, as secretarias que cuidam do tema acumulam ainda a gestão de outras áreas como cultura, esporte e juventude.

Época Negócios

Avaliação

Enem terá como foco conhecimentos objetivos, diz ministro da Educação

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano terá como foco conhecimentos objetivos. Segundo o ministro da Educação, Abraham Weintraub, a preocupação do Ministério da Educação (MEC) será selecionar os melhores alunos para ocupar as vagas no ensino superior. "Não vai cair ideologia, a gente quer saber de conhecimento científico, técnico, de capacidade de leitura, de fazer contas, de conhecimentos objetivos", afirmou o ministro.

Correio do Povo

Opinião

Precisamos falar sobre educação midiática

Habilidades incluídas na BNCC criam oportunidades para que o combate às chamadas "fake news" chegue às escolas
Observando o texto de maneira mais específica, vemos que a parte dedicada à língua portuguesa traz um campo denominado jornalístico-midiático. O foco é formar os estudantes para os diversos usos da linguagem e para a participação na sociedade de maneira reflexiva e criativa. Ou seja, a avaliação crítica das mídias e a produção de textos em formatos diversos ganharam destaque na BNCC, não só no que diz respeito à esfera do jornalismo e da comunicação social, mas também em um contexto de participação cívica, da pesquisa e documentação científica e histórica, e da expressão artística.

Folha de São Paulo

‘Educação militar não é indicada para a formação de crianças’, diz especialista

“Não tem que aceitar, tem que impor.” Com essa afirmação, o governo federal sinalizou ao governo do Distrito Federal que as escolas militarizadas representam uma realidade e não uma opção, fato que contraria os princípios legais expressos na Constituição Federal e na LDB No 9.394/1996, que salientam a liberdade de expressão, os ideais de solidariedade humana e de gestão democrática.

Folha de São Paulo

Ensino Superior

Maioria das universidades federais rejeita Future-se, do MEC

A maioria das universidades federais já decidiu não aderir ao Future-se ou manifestou críticas ao programa do Ministério da Educação (MEC), lançado em julho. E, até agora, nenhuma instituição declarou publicamente que pretende participar do projeto que prevê gestão por meio de organizações sociais (OSs) no ensino superior público.

O Estado de São Paulo

Mais de 34 mil alunos da UFPR podem ficar sem aulas ainda neste ano, diz instituição

Se o atual corte de verbas na Educação for mantido pela União, os mais de 34 mil alunos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) podem ficar sem aulas neste ano, de acordo com a instituição.

G1

MPF aciona Justiça para desbloquear R$ 13,5 milhões do orçamento do Ifro

G1

Em meio a cortes na Educação, Bolsonaro cria universidade no Tocantins proposta por Dilma

Em meio ao desgaste do governo com as universidades federais do país , o presidente Jair Bolsonaro sancionou em julho desse ano uma lei que cria a primeira instituição pública de ensino superior de seu mandato: a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

O Globo

Negócios

Educação Superior a Distância cria novo ecossistema empresarial

A Educação a Distância com seus números extremamente significativos quando se fala em crescimento de alunos matriculados, de Instituições ofertantes e de locais de oferta (polos), nos últimos 5 anos, mostra que existe um grande setor sendo construído a partir do surgimento de diversas empresas com papéis diversificados nesta cadeia produtiva.

Terra

Eventos

1ª série infantil sobre educação sexual é apresentada em festival francês

A série infantil Sex Symbols (Símbolos Sexuais, em tradução livre) fala sobre sexualidade de forma educativa e foi apresentada no Cartoon Forum, festival realizado neste mês em Toulouse, na França.
Em entrevista à agência EFE, a criadora do projeto, a espanhola Paloma Mora, diz que a ideia nasceu diante da falta de conteúdo adequado para crianças de nove a 14 anos sobre o tema.

Terra