quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Notícias de Educação - 02/out/2019

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Educadora do Ano 2019: "A gente aprendeu com Paulo Freire a dar voz"

Pais que não participam, professores pouco comprometidos, alunos indisciplinados e com pouco interesse em aprender. Em vez de responsabilizar a comunidade pelo mau desempenho na aprendizagem, Joice Maria Lamb, 47, olhou para os problemas reais de uma escola para obter engajamento e enfrentá-los de forma coletiva e democrática. Ela foi eleita, na noite de segunda-feira (30), a Educadora do Ano.

Uol

'Inovar é olhar para a escola', diz educadora que ganhou maior prêmio da área com projeto de aprendizado compartilhado

G1

Projetos

'Diário de Escola': Evasão de alunos cai 41% em escola de Parelheiros, no extremo Sul de SP

Uma escola em Parelheiros, no extremo sul de São Paulo, conseguiu reduzir a evasão dos alunos do 6º ao 9º ano em 41% e em pouco mais de 25% no ensino médio. Professores e funcionários da Escola Estadual Leda Guimarães Natal fazem um trabalho especial para evitar a evasão escolar.

G1

'Diário de Escola': Colégio público mais antigo do estado atrai alunos de todas as partes de São Paulo

A Escola Estadual de São Paulo foi fundada em 1894. É a mais antiga do estado. Ela já passou por vários endereços e hoje ocupa um espaço bem amplo no Brás, região do Centro da capital paulista e atrai alunos de todas as partes da cidade. A escola tem salas com projetores interativos, teatro, aulas ao ar livre, ginásio de esportes.

G1

'Diário de Escola': Alunos surdos aprendem libras e português em escola municipal bilíngue de SP

As crianças surdas da cidade de São Paulo contam com a Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Vera Lúcia Aparecida de Ribeiro, na Zona Norte da capital paulista, para aprender a língua brasileira de sinais e o português.

G1

‘Diário de Escola’: Crianças escrevem cartas e visitam idosos na Grande SP

Uma professora de português da escola estadual Wilson Gomes, de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, criou o projeto Afetividade em Letras para promover a integração entre as crianças e 24 idosos que moram em um asilo da região.

G1

Gestão

Quinze estados e DF aderem ao Programa das Escolas Cívico-Militares

Quinze estados e o Distrito Federal aderiram ao modelo de escolas cívico-militares do governo federal, de acordo com balanço divulgado hoje (1º) pelo Ministério da Educação (MEC). O prazo para manifestar interesse em participar do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares terminou na última sexta-feira (27).

EBC

SP, RJ e 8 estados do Nordeste não aderem a modelo de escola militar do MEC

Uol

Leis e políticas

Projeto quer que aluno possa optar por reforço em vez de ensino religioso no Rio

Deputado argumenta que alunos que decidirem não assistir às aulas sobre religião acabam ficando sem outra atividade durante o período
A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) vota, nesta terça-feira (1), um projeto de lei que prevê que alunos que não queiram ter ensino religioso nas escolas do estado possam ter aula de reforço de matemática e língua portuguesa.

iG

Ensino Superior

Secretário do MEC garante a autonomia das Universidades

O Future-se foi anunciado em julho pelo MEC (Ministério da Educação) como um dos principais programas de governo para a área. Em linhas gerais, a proposta é que instituições federais possam captar recursos próprios por meio das chamadas OS (Organizações Sociais).
E justamente esse é o ponto que mais tem gerado polêmica e insegurança por parte dos reitores e dos conselhos das universidades, que viram sua autonomia ameaçada.

R7

Grupo de juristas analisará contribuições de consulta pública do Future-se

Uma proposta sem vícios, que abarque a vontade da população e esteja rigorosamente de acordo com as leis. Para fazer valer a consulta pública do Future-se, o Ministério da Educação (MEC) formou um grupo de juristas para analisar as contribuições feitas para o programa. Os especialistas terão 15 dias para concluir os trabalhos, prazo que pode ser prorrogado mediante justificativa.

MEC

Reitores indicados por Bolsonaro enfrentam resistência nas universidades

Pela primeira vez desde a promulgação das regras atuais para eleições de reitores nas universidades federais, há 23 anos, a presidência da república vem indicando para o cargo candidatos que não estão entre os mais votados pela comunidade acadêmica. Para cada um desses casos, a reação vem sendo bastante agressiva.

Gazeta do Povo

Professor da UFFS relata perseguição política

Gazeta do Povo

Eventos

Greve Nacional dos Estudantes é convocada para os dias 2 e 3 de outubro

Os dias 2 e 3 de outubro devem ser palco de novas manifestações em prol da educação. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) convocam uma Greve Nacional dos Estudantes.

Carta Capital

Polêmicas

Professores da Flórida agora podem dar aula armados

A partir de terça-feira, professores em alguns distritos escolares da Flórida podem carregar armas em salas de aula. Os professores que desejarem se tornar "guardiões" devem passar por exames psicológicos e toxicológicos, além de completar pelo menos 144 horas de treinamento com armas.

MSN