quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Notícias de Educação - 03/out/2019

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Boas práticas nas escolas são fundamentais para o desempenho do estudante

Maioria das escolas públicas de ensino médio, no Brasil, não oferece condições satisfatórias de aprendizado, diz pesquisa
De acordo com a pesquisa, as boas práticas constatadas nas escolas são casos isolados e dependem de professores e diretores capazes de fazer a diferença em cada instituição.

Estado de Minas

Desenvolvendo habilidades na educação infantil

A infância é uma fase crucial da nossa vida. É nela que desenvolvemos as habilidades que serão cruciais para o resto das nossas vidas. Neste sentido, vamos enumerar e discutir o desenvolvimento destas habilidades na educação infantil.

Universia

Dicas

Enem: escolas contam como contornam ansiedade de alunos

Falta um mês para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que será aplicada em todo o país para 5 milhões de estudantes, nos dias 3 e 10 de novembro. Na reta final, escolas contam como estão se preparando e os cuidados necessários sobretudo para controlar a ansiedade dos estudantes.

R7

Projetos

‘Diário de Escola’: Alunos de escolas municipais de SP aprendem jornalismo no programa Imprensa Jovem

O projeto Imprensa Jovem, que busca levar o jornalismo para os alunos da rede pública municipal, conta, em 2019, com quase 4 mil alunos participantes em 300 escolas. A iniciativa começou em 2005, através do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, com uma rádio.

G1

Professora cria diário da gratidão para trabalhar relações interpessoais com os alunos

Em colégio de Belo Horizonte (MG), a construção de um diário coletivo foi a estratégia encontrada para trabalhar a escrita aliada às habilidades socioemocionais

Porvir

Gestão

Envelhecimento da população trará 'dinheiro extra' e 'dilemas' para educação no Brasil, diz economista

Transição demográfica pode fazer com que Brasil tenha a chance de gastar mais dinheiro por aluno - em uma 'janela de oportunidade' para melhorar educação
Com a fecundidade em queda e um envelhecimento da população ocorrendo em ritmo acelerado, o economista prevê uma queda nas matrículas da educação básica nas próximas décadas, o que, na visão do especialista, pode representar uma folga no orçamento público para melhorar a qualidade do ensino, em vez de apenas expandi-lo.

BBC

Leis e políticas

PSOL propõe fim da ampliação de escolas “militarizadas” no país

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), instituído pelo governo no último mês, teve a primeira rejeição de ordem parlamentar nesta terça-feira (1). A bancada do PSOL protocolou, na Câmara dos Deputados, um Projeto de Decreto Legislativo que impede a ampliação do modelo cívico-militar nas escolas do país.

Gazeta do Povo

Weintraub provoca estados que não aderem aos colégios cívico-militares

iG

DF: Comitê propõe educação empreendedora como disciplina nas escolas

Incluir no currículo das escolas do Distrito Federal a disciplina educação empreendedora. Esta será a principal sugestão que o Comitê Temático Capacitação, Informação e Rede de Disseminação levará, em novembro, ao Fórum das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do DF.

Agência Brasília

Estatística, pesquisas e estudos

MEC divulga resultados preliminares do Censo Escolar 2019

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quarta-feira (2) os resultados preliminares do Censo Escolar da Educação Básica 2019. Os resultados podem ser conferidos no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Agora, os responsáveis pelas escolas públicas têm até 31 de outubro para conferir, complementar e, se for necessário, corrigir as informações publicadas.

Hoje em Dia

Avaliação

Atraso na gráfica pode prejudicar cronograma de avaliação da educação básica

Funcionários do Inep dizem que prova pode ser adiada; governo nega
O tema preocupa secretários de Educação e também técnicos do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão do MEC responsável pela prova. Há conversas sobre um possível adiamento da prova, o que é negado oficialmente pelo governo Jair Bolsonaro (PSL), ou extensão do prazo de aplicação.

Folha de São Paulo

EAD

O que é Moodle? Conheça a plataforma de ensino à distância

O Moodle é um sistema de código aberto para a criação de cursos online. Também conhecida como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), a plataforma é utilizada por alunos e professores como ferramenta de apoio ao ensino à distância em mais de 220 países. No Brasil, a solução já foi adotada por universidades como USP (Universidade de São Paulo), UFBA (Universidade Federal da Bahia) e UNB (Universidade de Brasília) para unificar o acesso aos sistemas e serviços das instituições.

Techtudo

Opinião

Afinal, o que é educação empreendedora?

A educação empreendedora está relacionada a atitude! E ocupa um importante espaço na educação, principalmente porque algumas habilidades da sociedade contemporânea estão ligadas a autonomia, competências múltiplas, capacidade de aprender, adaptar a situações novas, criar e de promover transformações.

Uol

Falta de infraestrutura não é desculpa para não discutir educação midiática

Você certamente já ouviu o termo “nativo digital”, amplamente empregado para nos referirmos às gerações que nasceram em um mundo permeado pelas redes sociais e repleto de telas. Mas essa expressão esconde uma “pegadinha”: ela dá a ideia de que, por simplesmente nascerem em uma sociedade conectada, as crianças e os jovens teriam as habilidades necessárias para compreendê-la, sendo naturalmente capazes de ler e interpretar todas as informações a que têm acesso.

Folha de São Paulo

O desafio da BNCC na prática

Uma mudança nas escolas de todo o Brasil está em curso desde a publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Professores e gestores da educação têm se mobilizado para colocar em prática os referenciais deste documento que dificilmente é compreendido fora do circuito pedagógico, embora tenha o potencial de afetar a vida escolar de mais de 30 milhões de alunos do ensino infantil e do ensino fundamental a partir de 2020.

Desafios da Educação

Ensino Superior

Conselheiros aprovam destituição de reitor nomeado por Bolsonaro

O Conselho Universitário da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) aprovou na segunda-feira 30, por 35 votos a 12, o pedido de destituição do reitor Marcelo Recktenvald. Nomeado por Jair Bolsonaro, o professor não figurava entre os primeiros colocados da lista tríplice enviada pela universidade.

Carta Capital

MEC autoriza o funcionamento de dez cursos de graduação

O Ministério da Educação (MEC) autorizou o funcionamento de dez cursos de graduação em faculdades e institutos de Juazeiro do Norte (CE), Manacapuru (AM), Rio de Janeiro (RJ) e Rondonópolis (MT). São 1.500 vagas de bacharelado autorizadas e distribuídas nos cursos de Odontologia, Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Pedagogia e Gestão Hospitalar.

MEC

Eventos

Professores, alunos e servidores aderem à mobilização nacional pela educação

Ao menos 9 estados tiveram atos: Acre, Minas, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe. Manifestantes são contra contingenciamento na Educação e cortes e suspensão de bolsas de pesquisa da Capes e CNPq.
Uma mobilização em defesa da educação paralisou aulas em universidades e institutos pelo país nesta quarta-feira (2).

G1

Universidades aderem à greve na educação e realizam ato nesta quarta-feira

IstoÉ

Outras do dia

Decisão judicial autoriza discriminação racial positiva praticada por Harvard

Desde que Donald Trump chegou à Casa Branca, teve início nos Estados Unidos um cerco aos históricos critérios que fomentam a diversidade na sociedade e que foram aprofundados pelo presidente anterior do país, Barack Obama. Nos últimos anos, tanto o Departamento de Justiça — então comandado por Jeff Sessions — quanto diversos grupos de ativistas apostaram em novas diretrizes que sejam “neutras quanto a raça”.
Nesta semana, uma juíza federal de Boston deu uma grande vitória a Harvard ao considerar que essa instituição educacional tem razão ao levar a raça em conta na admissão de alunos, rejeitando as alegações de que a prestigiosa universidade discriminava os solicitantes asiático-americanos.

El País