terça-feira, 15 de outubro de 2019

Notícias de Educação - 15/out/2019

Clipping Focando Educação

Destaque: Dia do Professor

Os 10 problemas a resolver para podermos começar uma revolução na educação brasileira

Entre os vários problemas da educação brasileira, um se destaca. Segundo o ex-ministro de Educação, Henrique Paim, o maior gargalo da educação brasileira está na formação dos professores. Essa percepção é compartilhada por muitos estudiosos da área que, corroborando com o ex-ministro, consideram este como um dos principais desafios a serem perseguidos.

Gazeta do Povo

Dia do professor: estudantes e docentes vivem rotina de superação

Correio Braziliense

Professores incentivam e alunos se tornam medalhistas em olimpíadas

EBC

Os desafios do professor na educação 4.0

Pessoas conectadas, tecnológicas, interligadas. No mundo em evolução, a educação é impactada. Na era da internet, os alunos têm todas as informações que precisam na palma da mão. A educação 4.0 traz a inteligência artificial, internet das coisas e robótica para dentro da sala de aula.

Uaaau

Cresce a participação da educação a distância entre o total de bolsas do Prouni para futuros professores

G1

Educação é a segunda área de formação preferida pelos brasileiros, apontam pesquisas

Quero Bolsa

Um eterno recomeço

4 em cada 10 professores nas redes estaduais têm contratos temporários, o que enfraquece vínculo com alunos
Temporário, designado, contratado. O nome muda e os termos do contrato também, mas o cenário é bastante parecido para os mais de 560 mil professores da rede pública em todo o país que vivem com contratos temporários de trabalho. Só nas escolas estaduais, são 276 mil ou 40% dos professores dessas redes, de acordo com o Censo Escolar 2018.

Uol

MG: Só 2,1% dos professores da rede pública são mestres ou doutores

Ao menos na rede pública de Minas Gerais, em um cenário de poucos recursos e muita violência, o que se tem é um seleto grupo de professores gabaritados.

O Tempo

Sala de aula

11 inovações dos colégios de São Paulo

O mundo se transformou muito nos últimos anos – junto com ele, a maneira de aprender e o papel da escola. Se antes, bastavam professor, quadro-negro e apostila para ensinar as disciplinas tradicionais, hoje, além de todas as inovações tecnológicas, a escola atua de forma bem mais ampla na formação do estudante, trabalhando também outras habilidades e trazendo uma visão mais global e diversa. O objetivo é preparar o jovem para o mundo e para o futuro.

MSN

Professora transforma corpo dos alunos em suporte para Arte

Trabalhando com materiais locais, Maria da Paz Melo colocou recursos naturais na aula e deu liberdade artística para estudantes em Minas Gerais
A professora Maria da Paz Melo já estava acostumada com lápis de cor, giz de cera, tintas e pinceis espalhados pela sala de aula, mas aquela aula de Arte foi diferente. Um novo elemento invadia a turma multisseriada da Escola Municipal Valéria Junqueira Paduan, na zona rural de Santa Rita do Sapucaí (MG): o carvão mineral. Bastou apenas um momento para ela perceber alguns alunos com os rostos pintados com pedaços do material que haviam encontrado nos arredores da escola. “Quando olhei, levei um baita susto, mas logo pensei: se eles querem explorar outras coisas, então vamos fazer”, lembra a educadora.

Nova Escola

Alunos de escolas estaduais do Paraná terão aulas de empreendedorismo a partir de 2020

A partir de 2020, escolas estaduais do Paraná começarão a implantar a disciplina de empreendedorismo para alunos a partir do sexto ano do ensino fundamental. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed), a nova matéria contempla competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Referencial Curricular do Paraná, que estabelecem o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem desenvolver ao longo da educação básica.

MSN

Dicas

Estudando para o Enem? Este robô ensina você por WhatsApp

A Fundação 1Bi, uma instituição social do grupo Movile (dono do iFood), desenvolveu um chatbot que interage com os usuários do aplicativo de mensagens para oferecer conteúdos para estudar para o exame.

MSN

Projetos

Diário de Escola:

Escola da Zona Norte de SP que mudou nome para Nelson Mandela promove combate ao racismo

G1

Alunos escolhem tema que vão estudar em escola de educação para jovens e adultos de SP

G1

Gestão

Governo não leva educação a sério, critica Renato Janine Ribeiro

Ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro reprova Abraham Weintraub. “O sistema educacional está seriamente ameaçado. E o pior: o governo não está levando isso a sério. Enquanto tudo isso acontece, o ministro brinca de meme”, contou Janine Ribeiro.

Época

Por que as escolas estaduais de SP resistem à educação integral?

No dia 4 de setembro, um grupo de estudantes da Escola Estadual Albino César, localizada na zona norte de São Paulo, paralisou a rotina de aulas. Durante a manifestação, os estudantes levantaram as seguintes questões: seria justo ter de escolher entre estudar e trabalhar? As escolas conseguiriam garantir condições de infraestrutura mínimas (refeições e itens de higiene, como papel higiênico) para que eles permanecessem ali por mais tempo? E os jovens que precisam estudar a noite, como fariam?
As manifestações não aconteceram somente na escola da zona norte e se espalharam a outras da rede estadual, que negaram o programa via seus conselhos de escola.

Carta Capital

Aprendizado sem fronteiras: ensino bilíngue é a bola da vez nas escolas

Aprender matemática, geografia e história, só para citar algumas disciplinas, em outro idioma, e desde cedo, torna o domínio da língua estrangeira algo natural. Não por acaso, o ensino bilíngue é a bola da vez nas escolas. Importante diferencial nas instituições que oferecem a educação básica, a metodologia aumenta até as chances de inserção no mercado de trabalho após a formação superior.

Hoje em Dia

Blumenau muda regras de acesso à educação infantil e vai comprar vagas particulares

A prefeitura de Blumenau vai comprar até duas mil vagas em creches particulares para o ano letivo de 2020. O anúncio feito nesta segunda-feira (14) tem como objetivo reduzir a fila de espera, que atualmente tem 5,6 mil crianças. A prioridade será dada àqueles com idade entre zero e três anos. Hoje, 98% dos inscritos no Fila Única estão nessa faixa etária.

NSC Total

Inclusão

Educação inclusiva está cada vez mais em pauta nas escolas

Instituições de ensino têm percebido os benefícios incontestáveis da pluralidade
Nos últimos anos, é inegável o avanço da educação inclusiva no país, com crescimento significativo de matrículas de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação em escolas comuns, em vez de instituições especializadas. Principalmente após a aprovação do Estatuto da Pessoa com Deficiência, de 2015, que trouxe uma série de inovações. Entre elas, a proibição da negação de matrícula e de cobrança de taxas extras em casos de estudantes com deficiência.

Vejasp

Maioria dos brasileiros afirma que escola inclusiva melhora educação

Pesquisa indica que 86% apoiam medida à qual país aderiu há 10 anos e é parcialmente ignorada
Uma década após o país ter decretado oficialmente adesão à convenção mundial da ONU pelos direitos das pessoas com deficiência —que, entre outros pontos, preconiza a educação inclusiva, em que toda criança estuda em um mesmo ambiente, sem segregação— o brasileiro indica apoiar o modelo.

Folha de São Paulo

Leis e políticas

Ideb e o falso cume: Brasil vive ilusão de progresso na educação

Em 2021, o Brasil pretende "virar a página" da história e ser um país educacionalmente desenvolvido. Mas isso só acontecerá, segundo o governo, se todos os municípios alcançarem a nota 6 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), nos anos finais do ensino fundamental. Ou seja, quando o desempenho médio dos alunos do 5º ano fundamental em português e matemática, associado à taxa de aprovação escolar, alcance no mínimo a nota 6, em uma escala de 1 a 10. Mas esse nível é o desejado?

Gazeta do Povo

Belo Horizonte: Vereadores aprovam projeto 'Escola sem Partido' em 1º turno

Em uma sessão fechada, o projeto de lei 274/17 que ficou conhecido como Escola Sem Partido foi aprovado em 1º turno, hoje, na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Foram 25 votos favoráveis à proposta, oito contrários e nenhuma abstenção. O projeto foi aprovado, após 13 dias de sessões que tiveram obstrução de partidos de centro e esquerda, e muito tumulto no local.

Uol

Projeto de educação domiciliar vai a votação em Comissão da Assembleia gaúcha

Relatora deu parecer pela inconstitucionalidade do projeto; comunidade está mobilizada contra iniciativa
Nesta terça-feira (15), será votado na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do RS o Projeto de Lei (PL) 170/2019, de autoria do deputado Fábio Ostermann (NOVO), que tentar definir regras para a prática de homeschooling, o ensino domiciliar. A relatora, deputada Juliana Brizola (PDT), elaborou seu parecer pela inconstitucionalidade do PL, com parecer técnico embasado no assessoramento da Associação Mães e Pais pela Democracia.

Brasil de Fato

Política partidária

'Ideologia de gênero'? Sexualidade e temas associados abrem batalha no ensino de BH

Quatro palavras de robusto parágrafo em um dos 71 artigos da resolução que norteia a organização da rede pública de ensino de Belo Horizonte deram origem a um cabo de guerra que opõe, de um lado, o Conselho Municipal de Educação e, de outro, a bancada cristã da Câmara de Vereadores da capital. O documento terá de voltar à mesa dos conselheiros, com pedido expresso de reanálise da parte que inclui nas diretrizes curriculares temas ligados a sexualidade, gênero e orientação sexual, responsáveis pelo levante de parlamentares e que levou à revogação do documento. O assunto flerta desde 2015 com a pauta escolar, mas a pressão de um setor do Legislativo que alega tentativa de “doutrinação” nas escolas tem feito a Prefeitura de BH recuar nesse período e retirar do texto final os termos considerados controversos.

Estado de Minas

Ensino Superior

Universidade italiana cria curso para quem quer ser ‘influenciador digital’

Influenciador do quê? Para quê? Por quê? Um novo curso desenvolvido pela universidade italiana eCampus, que oferece aulas online, pretende “preencher a lacuna educacional” e ajudar estudantes a conquistarem habilidades necessárias para se tornarem influenciadores de fato.

Porvir

Eventos

"Nobel da Educação" recebe inscrições até esta segunda-feira (14)

O Global Teacher Prize está com inscrições abertas até esta segunda-feira (14/10). O prêmio, considerado o “Nobel da Educação”, reconhece iniciativas feitas por professores em prol da educação. O vencedor leva para casa US$ 1 milhão.

Correio Braziliense

Policiais e jurídicas

Professor tenta conter briga entre alunos, leva soco no olho e é indenizado por colégio de BH

O Colégio Santa Doroteia deve indenizar em R$ 10 mil um professor da equipe de handebol do Colégio Batista. Ele foi agredido por um aluno enquanto tentava conter brigas após uma partida de handebol durante o Campeonato Metropolitano de Escolas.

MSN