quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Notícias de Educação - 16/out/2019

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Questionada, lição de casa ganha novos formatos

Tarefa já é feita em ambiente virtual em algumas escolas. Professores têm proposto temas para estimular os alunos
Por muito tempo, lição de casa foi assunto polêmico apenas dentro da sala de aula, com a molecada torcendo para só daquela vez o professor se esquecer de avisar sobre o dever a ser entregue no dia seguinte. Já há alguns anos, no entanto, a discussão mudou de rumo. Estudiosos se debruçaram sobre o assunto e avaliaram questões como as novas configurações familiares - com todos os membros no mercado de trabalho e menor tempo de convívio diário - , a permanência estendida na escola e a função pedagógica dessa prática.

Terra

Studygrams: Como usar os perfis do Instagram para estudar para o Enem 2019

Compartilhar imagens nas redes sociais é um dos jeitos que os vestibulandos estão usando para estudar e se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019.
Em perfis conhecidos como studygrams, palavra em inglês que une "study" (estudo) com Instagram, são compartilhadas fotos de esquemas de estudo, mapas mentais, motivações para estudar e conteúdos escolares bem resumidos.

Uol

Dicas

Hora da matrícula: dicas para encontrar o colégio ideal das crianças

A seleção da escola dos filhos não é simples e deve ser criteriosa, já que envolve uma série de fatores decisivos para o futuro dos pequenos
Nove milhões. Esse é o número de alunos em escolas privadas hoje no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Escolas Particulares (Abepar). No estado de São Paulo, são quase 11 000 colégios com 2,3 milhões de estudantes e, só na capital, 1,2 milhão de alunos em 1 200 instituições. Diante de tantas opções, cada uma com seus diferenciais, a pergunta que fica na cabeça dos pais é: qual a escola certa para matricular meu filho?

Vejasp

Alunos e pesquisadores da Unicamp criam animação sobre física de partículas

Um grupo de pesquisadores e alunos do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está envolvido na produção de um curta-metragem de animação sobre física de partículas no âmbito de um projeto intitulado Anima Física.

Fapesp

Projetos

Diário de Escola:

Projeto que une capoeira e música melhora resultados de escola de Francisco Morato

G1

Escola da Zona Norte de SP que mudou nome para Nelson Mandela promove combate ao racismo

G1

Profissionais da Educação

Ainda dia dos Professores:

Os sonhos e os desafios de quem é professor no Brasil

O Estado de São Paulo

10 frases para celebrar o dia dos professores

Porvir

“Reempoderar” o professor: 6 textos sobre quem deve ser o protagonista em sala de aula

Gazeta do Povo

Professor é o agente da esperança para transformação das cidades

Carta Capital

Das escolas cívico-militares ao Future-se: os Novos Caminhos para os professores no governo Bolsonaro

MEC

País registra avanço na formação de docentes e muitos desafios na profissão

Inep

10 aplicativos para ajudar na sala de aula

MSN

'Estado' lança projeto que reúne planos de aulas para professores

O Estado de São Paulo

UFMG vai desenvolver políticas para formação de professores da educação básica

UFMG

7 filmes ou séries que se passam na sala de aula

MSN

Leis e políticas

Uma chance única para a Educação

Dois estudos que foram notícia na semana passada mostram que a transição demográfica em curso no país irá impactar fortemente a demanda escolar, o que abrirá uma janela de oportunidade para tornar a Educação muito melhor e menos desigual nos próximos anos. De acordo com os trabalhos, um deles realizado pelo economista-chefe do Instituto Ayrton Senna e professor do Insper, Ricardo Paes de Barros, e outro pelo Instituto Alfa e Beto (IAB), ambos a partir de dados IBGE, Inep e do MEC, com o envelhecimento da população e a diminuição no número de crianças e jovens, o total de matrículas, que já vem em queda significativa desde os anos 2000, cairá ainda mais a partir de agora.

O Estado de São Paulo

Políticas do governo para educação são criticadas em debate no Plenário

Os participantes da comissão geral sobre a defesa das universidades públicas, dos institutos federais e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) criticaram a forma de atuação do governo em relação ao setor. Segundo eles, existe um ataque às estruturas existentes sem apontar um caminho que traga avanços.

Câmara

Professores e parlamentares criticam governo por “desmonte” da educação

Câmara

Belo Horizonte é a primeira capital a aprovar o Escola sem Partido

A Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovou na segunda-feira 14, em primeira votação, o projeto de Lei Escola sem Partido. Foram 25 votos favoráveis, 8 contrários e nenhuma abstenção. A votação aconteceu a portas fechadas, sem a participação da população. A cidade é a primeira capital do Brasil a aprovar o tema.

Carta Capital

Estatística, pesquisas e estudos

Educação no Brasil pode passar por modificações, diz estudo

Apenas 2,4% dos jovens de 15 anos têm interesse em seguir a área acadêmica
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a população brasileira só deve crescer até 2042 e o número de filhos por mulher pode cair a partir de 2034. Daqui até lá, uma notícia pode transformar o panorama educacional: com menos alunos e com salas de aulas mais preparadas para a queda de natalidade, a expectativa é de que a qualidade no trabalho do professor melhore.
Entretanto, um dos maiores desafios dos professores ainda são as salas cheias, com alunos de idades diferentes e com conhecimentos tecnológicos que alguns docentes não estão capacitados para usar.

Folha de Pernambuco

EAD

A expansão do ensino a distância. E seu impacto na educação

A expansão do ensino a distância no Brasil, que vem ocorrendo desde 2004, acentuou-se em 2018, segundo dados do Censo do Ensino Superior. Pela primeira vez no país, de acordo com o levantamento divulgado em setembro de 2019 pelo Ministério da Educação, foram oferecidas aos estudantes naquele ano mais vagas em cursos de graduação na modalidade a distância do que na presencial.

Nexo

A revolução dos cursos EAD: como funcionam e quais suas vantagens

Universia

Opinião

Uma revolução na educação

O mundo está despertando para uma revolução transformadora na área da educação. Existe um grande movimento global acontecendo por meio da Agenda 2030, com projetos inovadores, tornando o modelo tradicional atual cada vez mais obsoleto.

Gazeta do Povo

Ensino Superior

Para aderir ao Future-se, universidades terão compromisso de redução de gasto com professores

O Ministério da Educação (MEC) formulou novo texto do projeto de lei do Future-se que estabelece às universidades federais o compromisso de redução de despesa com pessoal para poder aderir ao programa. Segundo o documento, a diminuição dos gastos constitui indicador obrigatório para todo o contrato que for firmado. Para reitores e especialistas, a obrigatoriedade de diminuição de gasto com professores e funcionários deve ser um dos pontos a sofrer maior resistência já que pode ferir a autonomia universitária.

Terra

Em assembleia inédita, Unicamp aprova moção em defesa da educação, ciência e autonomia

A Unicamp aprovou na tarde desta terça-feira (15) uma moção em defesa da ciência, educação e autonomia universitária durante a primeira assembleia extraordinária da história da universidade. Segundo a universidade, pelo menos 8 mil pessoas, incluindo alunos, professores e membros da administração se reuniram no Ciclo Básico do campus de Campinas (SP) para aprovar o documento.

G1

Veja os principais pontos da moção aprovada pela Unicamp em defesa da ciência e educação

G1

No Instituto Federal de Jacarezinho, o aluno escolhe as matérias

Criados em 2008, os Institutos Federais de ensino têm como foco a formação técnica e tecnológica de seus alunos. Em Jacarezinho, no norte do Paraná, o IF tem uma proposta inovadora: os alunos são protagonistas, eles escolhem como vão organizar a grade curricular de acordo com seu interesse.

R7

Eventos

Necessidade de regulamentação da educação domiciliar é apontada em audiência

A educação domiciliar, também conhecida como homeschooling, recebeu críticas e apoios de participantes de debate nesta terça-feira (15), Dia do Professor, na Comissão de Direitos Humanos (CDH). Mais de 7 mil famílias já estão praticando essa modalidade de educação no país e precisam de amparo jurídico. Para a relatora, a questão não é mais se posicionar contra ou a favor da educação domiciliar, o necessário é regulamentá-la de forma a garantir a qualidade do ensino e a proteção das crianças e adolescentes.

Senado

Educação: discutindo caminhos inovadores para o ensino

Aquele modelo de ensino em que o conteúdo é imposto aos alunos e cada um senta em fileiras olhando a nuca do outro está fadado ao insucesso e não vai mais caber para essa juventude de DNA digital. É o que acredita Nathália Kelday, CEO do Edtech Meetup, considerado o maior evento do Centro-Oeste de inovação em gestão educacional. Com expectativa de público de 800 pessoas no Continua Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a quinta edição do encontro tem como tema Educação: O bug do milênio.

Correio Braziliense

Policiais e jurídicas

Comissão da UFRJ investiga 230 denúncias de fraudes em cotas

As denúncias de fraudes nas cotas se multiplicam pelo país. Apenas a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) está investigando 230 denúncias de pessoas que teriam se valido das cotas de forma fraudulenta para entrar no ensino superior.
Para evitar as fraudes, a UFRJ instalou a Comissão de Heteroidentificação que vai investigar os casos denunciados.

Uol

MPF denuncia 32 pessoas por venda de vagas em curso de medicina e fraude no Fies

O Ministério Público Federal denunciou 32 pessoas suspeitas de integrar o esquema de venda de vagas no curso de medicina na Universidade Brasil. O esquema foi descoberto pela Polícia Federal durante a Operação Vagatomia, em Fernandópolis (SP).

G1