quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Notícias de Educação - 24/out/2019

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Prova é coisa do passado? Afinal, para que serve ela?

"Período de provas". A frase até espanta alguns. Onde quer que o homem vá, para qualquer função que queira exercer na sociedade atualmente, é quase impossível fazê-la sem passar por qualquer natureza de teste, avaliação, ou, mesmo que alguns torçam o nariz, "prova". É uma forma, que pode ser simples ou rebuscada, de saber se alguém está capacitado para realizar determinada função.
Mas nas escolas, aos olhos de muitos educadores, o sistema de provas é "ultrapassado". Há instituições no Brasil que passaram a adotar um modelo que consideram "aberto", "inovador". Em outras palavras, eles aboliram as provas do processo escolar.

Gazeta do Povo

Celular, rede social e sala de aula não precisam ser inimigos

Apesar de polêmicas e dúvidas, professores conseguem inserir esses recursos no processo de aprendizagem dos alunos
Alguns dados da Pesquisa TIC EDUCAÇÃO 2018, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) com base em entrevistas com a comunidade escolar das redes pública e privada, mostram como o celular vem sendo manuseado como recurso pedagógico. Considerando apenas as escolas urbanas, o estudo aponta que 58% dos professores de escolas públicas urbanas usam o telefone para desenvolver atividades com seus estudantes, mesmo que a unidade de ensino não tenha uma boa conexão - 51% deles afirmam utilizar suas próprias rede 3G e 4G para isso.

Folha de São Paulo

Veja como organizar um TEDx na sala de aula

Os alunos vão organizar suas ideias e levar uma mensagem inspiradora a alguém em pouco tempo
Você possivelmente já ouviu e ou assistiu um vídeo TEDx? Trata-se de um dos maiores projetos de compartilhamento de conhecimento do mundo, com mais de cem idiomas e diversos temas. Você já imaginou levar essa metodologia para a sala de aula?

Nova Escola

Projetos

Espaço de aprendizagem criativa mobiliza comunidade no interior do Pará

Educador conta como deu início ao espaço, que hoje atrai visitantes de diferentes cidades para se inspirar com atividades de educação mão na massa

Porvir

Gestão

Muros, paredes, salas de aula: qual é a imagem que sua escola transmite?

Quando o assunto é escola, há muitas diferenças entre as instituições – proposta pedagógica, resultados das avaliações, trajetória. Mas nenhum fator traduz de forma tão transparente quanto o prédio escolar e seus espaços físicos. É ele que materializa a proposta pedagógica de verdade.

Desafios da Educação

Escolas cívico-militares têm base em argumento enganoso, diz especialista

Apresentados pelo governo Jair Bolsonaro (PSL) como base para a implantação de escolas cívico-militares no país, os argumentos de que esse modelo trará mais segurança para as unidades de ensino e mais qualidade para a educação básica no Brasil são classificados como enganosos por Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos Pela Educação.
"Do ponto de vista técnico, o modelo não se sustenta", diz a especialista. Segundo ela, não há indicadores que apontem para a eficiência das escolas cívico-militares. "A população que faz essa demanda por escolas cívico-militares acreditou em um argumento enganoso de que elas são melhores", afirma.

Uol

Profissionais da Educação

Professores terão até três regras de transição na reforma da Previdência. Conheça as opções

A reforma da Previdência do presidente Jair Bolsonaro, aprovada na noite de terça-feira vai mudar também a aposentadoria dos professores. Mas eles continuam tendo condições mais vantajosas do que os demais trabalhadores.
Para quem já atua no magistério, haverá regras de transição. São três opções na rede privada e dois modelos no serviço público.

O Globo

Guedes quer eliminar piso para saúde e educação em estados e municípios

O ministro da Economia, Paulo Guedes, estuda a eliminação dos patamares mínimos que estados e municípios devem aplicar em saúde e educação. A mudança está na minuta da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) prestes a ser apresentada ao Congresso para mudar regras fiscais e orçamentárias.

Folha de São Paulo

Trabalhadores da educação notificarão Google sobre termo professora

Depois que causou polêmica na internet o fato de as palavras professora e prostituta aparecerem relacionadas em definição do site de buscas Google a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) questionará o site de buscas.

Correio Braziliense

RJ: Reunião entre servidores e Secretaria estadual de Educação marca retomada das negociações

Representantes do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ (Sepe-RJ) foram recebidos nesta quara-feira, dia 23, pelo subsecretário militar do governo, coronel Leonardo, que intermediou uma reunião com a Secretaria estadual de Educação (Seeduc).
Para a categoria, apesar de não ter prazo definido para os temas abordados, foi avaliado como um ponto positivo a abertura de uma agenda para futuras reuniões ocorrerem.

Extra

Sem diálogo, educadores anunciam novas paralisações em MS

Com a acusação de falta de diálogo por parte do Governo do Estado, educadores liderados pela Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems) anunciam onda de protestos, no mês do professor, que começou com atos públicos em Campo Grande e paralisações em todo o Estado.

O Progresso

Inclusão

Defensoria recomenda à USP que crie comissão para combater fraudes no sistema de cotas raciais

Núcleos das Defensorias Públicas de São Paulo e da União enviaram nesta quarta-feira (23) à Universidade de São Paulo (USP) uma recomendação para criação de mecanismos de combate às fraudes na política de cotas étnico-raciais. Desde 2018, a USP adota a reserva de vagas para alunos de escolas públicas e autodeclarados preto, pardo ou indígena (PPI) por meio do vestibular da Fuvest ou do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a nota do Enem.

G1

Estatística, pesquisas e estudos

Pesquisa: 45% dos jovens se preparam para o Enem pela internet

Pesquisa aponta que 45% dos jovens que vão prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) acompanham aulas pelo Youtube e 18% fazem cursinho online. A Raio X Universia fez um mapeamento de como pensam os estudantes sobre Educação, Carreira e Trabalho.

R7

Mais de 60% dos alunos do ensino superior estudam e trabalham em Minas

Conciliar trabalho e estudo é realidade para a maioria dos alunos de universidades e faculdades particulares em Minas. Pesquisa da Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior (Abmes) mostra que 66% deles têm emprego. Além de disciplina e planejamento para dar conta da puxada rotina, os alunos precisam contar com as próprias instituições que, cada vez mais, têm desempenhando papel fundamental no processo de formação.

Hoje em Dia

Pesquisadora conta como dados auxiliaram a educação dos EUA

Um dos maiores problemas da educação brasileira é o alto índice de analfabetismo. A norte-americana Catherine Snow, uma das maiores referências em alfabetização nos Estados Unidos, participou da Conferência Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências (Conabe), nesta terça-feira, 22 de outubro, e contou como pesquisas e dados ajudaram os Estados Unidos a melhorar sua educação.

MEC

Ensino Superior

MEC reapresenta texto do Future-se após três meses do lançamento

O MEC (Ministério da Educação), após pouco mais de três meses do lançamento, apresenta uma nova versão do Future-se. O programa foi apresentado no mês de julho com a promessa de ser uma nova forma de financiamento para as universidades federais. O MEC não divulgou a data para a reapresentação do texto, possivelmente até o início de novembro uma nova versão seguirá para consulta pública.

R7

Outras do dia

Tabata Amaral critica Weintraub: "Está mais preocupado em causar"

A deputada Tabata Amaral (PDT-SP) voltou a fazer críticas duras ao ministério da Educação e em especial ao comandante da pasta, Abraham Weintraub, dizendo que ele a vê como uma inimiga e posicionando-se mais uma vez contra o projeto Escola sem Partido. "O ministro está mais preocupado em fazer campanha, em causar nas redes sociais do que em fazer políticas públicas", afirmou ela, ao jornal O Globo.

Uol