sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Notícias de Educação - 25/out/2019

Clipping Focando Educação

Sala de aula

O que é Transtorno Desafiador de Oposição

Alunos fazem birra, provocam os colegas, por vezes desobecedem aos adultos e têm manifestações explosivas de raiva. Entretanto, quando a desobiência é contínua às figuras de autoridade, e tais comportamentos começam a afetar de forma significativa as relações com colegas e professores e o desempenho na escola, pode ser sinal do chamado Transtorno Desafiador de Oposição (TDO).

Nova Escola

Dicas

Ebook reúne práticas pedagógicas inovadoras alinhadas à BNCC

Poesia visual, design thinking, modelagem 3D, memes, além de experiências que trabalham a trajetória e a identidade dos estudantes. Essas são algumas das ideias apresentadas no ebook E-NAVE 2, que reúne 45 práticas pedagógicas para inspirar educadores que desejam inovar. Lançado pelo Oi Futuro nesta semana, o livro digital sistematiza atividades mão na massa que foram testadas e desenvolvidas por educadores do NAVE (Núcleo Avançado em Educação) em duas escolas públicas, no Rio de Janeiro (Colégio Estadual José Leite Lopes) e no Recife (Escola Técnica Estadual Cícero Dias).

Porvir

Inclusão

Pais e deputados cobram escolas particulares por rejeitar alunos

Motivada pela matéria “Escolas recusam crianças com deficiência”, veiculada no dia 15 de setembro deste ano pelo jornal O TEMPO, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), realizou, na última terça-feira, uma audiência pública com famílias que não conseguiram matricular seus filhos com algum tipo de deficiência em escolas particulares de Belo Horizonte.

O Tempo

Estatística, pesquisas e estudos

O que é pior para o professor: salário baixo ou desrespeito dos alunos?

Pesquisa aponta principais causas de insatisfação entre os docentes
O que mais incomoda os professores no Brasil: os baixos salários ou o desrespeito dos alunos? Quase empata, mas a desvalorização, a perda de autoridade, a violência e a falta de respeito em sala de aula são considerados problemas mais graves do que o da remuneração.

Folha de São Paulo

Salário de profissional com pós-graduação pode ser até duas vezes maior

Capaz de facilitar o acesso ao cada vez mais acirrado mercado de trabalho, a pós-graduação no currículo também traz ganho financeiro. O salário do profissional pode até dobrar com a formação, mostra pesquisa divulgada pela Education at a Glance 2018, da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Hoje em Dia

Opinião

Enfrentando a crise de aprendizagem

Em vários ramos de atividade, costuma-se fazer “benchmarking”, ou a busca de quem teve, a partir de indicadores, um desempenho superior, para, em seguida, identificar as práticas que levaram a esse resultado positivo e, eventualmente, copiá-las.
Uma das maneiras de fazer benchmarking em educação na presente crise de aprendizagem que vivemos é olhar para o ranking do Pisa, uma avaliação organizada pela OCDE com base nas competências que jovens precisam ter para uma vida adulta plena, e verificar o que os mais bem-sucedidos fazem e que nós não estamos fazendo.

Folha de São Paulo

Negócios

Após comprar 6 escolas em 3 dias no Paraná, Positivo negocia no Nordeste

Na esteira do renovado movimento de consolidação do mercado de educação, o grupo Positivo pode em breve expandir suas fronteiras para além do Sul, onde está concentrado desde sua fundação nos anos 1970. A empresa negocia comprar escolas em Mato Grosso do Sul e em ao menos um estado do Nordeste, além de ter interesse em ativos no Sudeste, segundo quem conhece os planos. Neste mês, o apetite do Positivo levou à aquisição de seis instituições em três dias seguidos.

Folha de São Paulo

Eventos

MEC apresenta programa das Escolas Cívico-militares a reservistas

O Ministério da Educação (MEC), em conjunto com o Ministério da Defesa, apresentou nesta quinta-feira, 24 de outubro, a militares da reserva que residem no Distrito Federal o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. Mais de 100 militares que não estão na ativa participaram do encontro.

MEC