segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Notícias de Educação - 28/out/2019

Clipping Focando Educação

Projetos

O professor que usa robótica para incluir crianças com autismo em escola na periferia de SP

"O projeto do professor Edson mostra que eles têm capacidade. Se ensinar, ela aprende", diz a mãe, emocionada. "Mas o que motiva ela é essa sala aqui. Nossa, ela aprendeu muita coisa. A coordenação dela melhorou demais, a interação, aprendeu a se comunicar mais", diz a mãe.

BBC

Gestão

"Creche e pré-escola não eram prioridade antes", diz ministro da Educação

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou, nesta sexta-feira (25/10), que a prioridade do governo Jair Bolsonaro não são as universidades, mas a alfabetização das crianças, área na qual não houve investimento suficiente nos governos anteriores, segundo ele.

Correio Braziliense

Ampliação do ensino em tempo integral em SP esbarra em recusa de escolas

Mais de 70 rejeitaram modelo; estudo aponta aumento de desigualdade, estado diz que priorizará áreas vulneráveis
Embora parte dos estudantes e dos educadores defenda a medida, a resistência de parte da rede expõe questionamentos à forma como o programa vem sendo implementado.

Folha de São Paulo

Prêmio internacional traz tendências de arquitetura para espaços educacionais

Já pensou estudar ou dar aulas em um espaço projetado nos mínimos detalhes para proporcionar conforto e bem-estar aos seus usuários? São assim os edifícios de espaços educacionais ganhadores do Prêmio Architizer A+Awards de arquitetura deste ano.
Bastante originais entre si, como um jardim de infância com estética minimalista e divertida ou uma escola organizada como uma vila repleta de ruas verdes, eles trazem alguns aspectos em comum. Em geral, usam muita luz e ventilação natural, têm amplos espaços abertos, que podem ser usados de diferentes maneiras, e contam com acabamentos suaves e neutros.

Porvir

Maranhão terá 60 escolas em tempo integral até 2020

Atualmente existem 49 escolas de tempo integral no Maranhão, e, no até o ano que vem, devem ter 60, no total. O aumento foi anunciado pelo Governo do Estado. São dois tipos de escolas em tempo integral no estado: os Centros Educa Mais e os Institutos de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMAs).

O Imparcial

Inclusão

Um outro lado da inclusão em sala: aluno desmotivado e professor desamparado

Embora os números revelem uma expectativa consideravelmente positiva da população sobre a educação inclusiva, ocultam aspectos que, na verdade, parecem permanentemente relegados. E querer falar sobre essas questões, muitas vezes, pode aparentar preconceito ou uma tentativa de suprimir a voz dos que levantam a bandeira da inclusão.

Gazeta do Povo

UFRJ avaliará autodeclaração de candidatos pretos e pardos

A partir de 2020, os candidatos que se declararem pretos ou pardos para concorrer a vagas nos cursos de graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) serão submetidos à análise de uma comissão especial que avaliará as autodeclarações. O objetivo é evitar fraudes no sistema de cotas. Atualmente, há mais de 200 denúncias de irregularidades em investigação na instituição de ensino.

Terra

Omissão da UFRJ em fiscalização de cota racial levou a fraudes, diz reitora Denise Pires de Carvalho, reitora da UFRJ

Uol

Leis e políticas

Prefeitos criticam proposta do governo de mudar verba para saúde e educação

A FNP, (Frente Nacional de Prefeitos), divulgou um comunicado nesta sexta-feira manifestando-se a respeito das propostas do governo federal para o Pacto Federativo. A entidade quer participar das discussões sobre as mudanças que devem acontecer no repasse de verbas para estados e municípios.

Uol

Conselho diz que fim do Fundeb vai inviabilizar a educação básica

O vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), Frederico Amancio, disse, em audiência na Câmara nesta semana, que, se o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) realmente acabar, a educação básica no Brasil ficará inviável.

Câmara

Política partidária

Deputado pede "providências" contra professora por prova que cita Bolsonaro

Um deputado estadual do PSL de Minas Gerais pediu à Secretaria de Educação de Contagem (região metropolitana de Belo Horizonte) e à direção de uma escola municipal "providências" contra uma professora, alegando que uma prova de história aplicada por ela foi usada como forma de "doutrinação".

Uol

Avaliação

Presidente do Inep diz que está tudo pronto para o Enem 2019

A uma semana da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, que será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro, a EBC (Empresa Brasil de Comunicação) conversou com o presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Alexandre Lopes, sobre os preparativos do exame.

R7

Como será o Enem?

O Estado de São Paulo

AGU vai atuar para evitar questionamentos judiciais a provas do Enem

EBC

Questões 'polêmicas' não foram apagadas do acervo, mas devem ficar fora da prova do Enem, diz Inep

G1

Pisa para escolas: quando começa e como funciona

As escolas brasileiras terão mais um indicador para medir a qualidade da educação nas redes de ensino pública e privada. Em novembro, será aplicado oficialmente no Brasil o exame “Pisa para Escolas” (Pisa-S). A proposta é apresentar o desempenho individual de cada colégio, em comparação com instituições de outros países que também estão no programa, para auxiliar gestores na tomada de decisões. A participação é voluntária e os dados estarão disponíveis apenas aos responsáveis de cada escola.

Gazeta do Povo

Técnico e Profissionalizante / Executiva

Escolas públicas aproximam ensino técnico do regular

A reforma no currículo do ensino médio e a aprovação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem estimulado a formação técnica e profissional de estudantes que ainda estão cursando o ensino médio. Escolas públicas têm apostado no modelo integral, no qual os estudantes fazem o ensino regular em um turno e o técnico em outro período. Os Núcleos Avançados em Educação, os chamados Nave, têm apostado em outro método, mais integrado. São cerca de 10 horas por dia que os estudantes passam na escola.

Correio Braziliense

“Pronatec de Bolsonaro” só pagará cursos que baterem meta de novos empregos

O Ministério da Economia realizará pregão eletrônico em 8 de novembro para contratar empresas de qualificação profissional. A iniciativa é uma etapa piloto de um novo programa do governo de Jair Bolsonaro para promover o emprego, elaborado com base no diagnóstico de que o Pronatec, vitrine do governo Dilma Rousseff, não gerou resultados.
Ao mesmo tempo, recentemente, o Ministério da Educação (MEC) lançou o programa "Novos Caminhos", voltado ao fortalecimento da educação profissional e tecnológica no país.

Gazeta do Povo

Negócios

Nesta Universidade, o aluno só paga se conseguir emprego

Fundada por Jeremy Rossmann e Ashu Desai, a Make School não cobra mensalidade dos alunos e desenvolve o currículo acadêmico em parceria com empresas-alvo dos estudantes
Cerca de 200 alunos devem se formar gratuitamente em Programação este ano na universidade norte-americana Make School, que começou como uma startup em São Francisco, EUA, há cinco anos. Eles só pagarão pelo curso se conseguirem um emprego com rendimento superior a US$ 60 mil por ano. No ano que vem, são esperados entre 350 e 400 alunos, nas mesmas condições.

pegn

Eventos

Com 33 horas de debates, MEC encerra conferência sobre alfabetização

Mais de 50 especialistas do Brasil e do mundo passaram os últimos quatro dias reunidos em Brasília (DF) para falar sobre experiências que deram certo na alfabetização. Eles participaram da 1ª Conferência Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências (Conabe). O evento contou com mais de 33 horas de debates em 28 palestras, sessões especiais e simpósios.

MEC

7 filmes sobre educação que mostram a importância do ensino

A educação sempre foi um tema bastante discutido na mídia. Seu poder transformador é um dos fatores que rendem tantos enredos. Por meio de histórias de superação é possível comprovar o que boas escolas e professores dedicados podem fazer na vida de um ser humano. Mas as mazelas do sistema educacional também são assuntos de filmes e séries; as dificuldades encontradas por alunos e professores. Porém, é possível tirar boas lições dessas histórias. Então, confira a seguir alguns filmes sobre educação que podem te trazer esperança e inspiração para não desistir de aprender jamais!

MSN